Bom, a essas alturas os visores dos capacetes já eram bem mais resistentes, talvez até à prova de balas. Tudo isso após o acidente que cegou o olho esquerdo de Helmut Marko, em 1972, no GP da França (se não me engano).
Agora, e o macacão? Trazia embutido um colete á prova de balas também? hehehehe...
Quem começou com essa história de capacetes e viseiras à prova de bala foi a alemã Schubert. Michael Schumacher foi o primeiro à adotar tal equipamento, em meados de 2000. Certamente o modelo usado por Hunt ainda deveria ser quase tão frágil quanto o de Marko. Inclusive, o tamanho da viseira não inspira muita confiança.
Houve algumas tentativas neste sentido nos anos 70. O Bob Evans (que pilotou pela Stanley-BRM) chegou a fabricar viseiras mais resistentes em 1974. Me lembro de ter visto uma foto, e era extremamente grossa, talvez tenha sido por isso que não deu muito certo. Quanto a capacetes, houve alguns até meio estranhos: houve um Bell com duas minúsculas aberturas, uma para cada vista - o Jacky Ickx utilizou um assim lá por 1976, se não me engano. Na Indy houve também uns Bell com uma viseira muito estreita.
Quanto ao Hunt ficar exposto, sinceramente não sei se as carenagens de fibra de vidro dos anos 70 resistiam a pedras. Pelo menos deviam amortecer o impacto, penso eu.
Na Indy houve pelo menos um caso de uma porca que vazou o cockpit, mas não pegou no piloto.
Hoje, com fibra de carbono, acredito que as carenagens sejam mais resistentes.
6 comentários:
Espetacular essa foto!
Das mais incríveis que já vi...
Bom, a essas alturas os visores dos capacetes já eram bem mais resistentes, talvez até à prova de balas. Tudo isso após o acidente que cegou o olho esquerdo de Helmut Marko, em 1972, no GP da França (se não me engano).
Agora, e o macacão? Trazia embutido um colete á prova de balas também? hehehehe...
Bicho doido...
um abraço,
Renato Breder
Breder,
Quem começou com essa história de capacetes e viseiras à prova de bala foi a alemã Schubert. Michael Schumacher foi o primeiro à adotar tal equipamento, em meados de 2000. Certamente o modelo usado por Hunt ainda deveria ser quase tão frágil quanto o de Marko. Inclusive, o tamanho da viseira não inspira muita confiança.
Um abraço,
Danilo Candido.
Danilo,
Houve algumas tentativas neste sentido nos anos 70. O Bob Evans (que pilotou pela Stanley-BRM) chegou a fabricar viseiras mais resistentes em 1974. Me lembro de ter visto uma foto, e era extremamente grossa, talvez tenha sido por isso que não deu muito certo. Quanto a capacetes, houve alguns até meio estranhos: houve um Bell com duas minúsculas aberturas, uma para cada vista - o Jacky Ickx utilizou um assim lá por 1976, se não me engano. Na Indy houve também uns Bell com uma viseira muito estreita.
Quanto ao Hunt ficar exposto, sinceramente não sei se as carenagens de fibra de vidro dos anos 70 resistiam a pedras. Pelo menos deviam amortecer o impacto, penso eu.
Na Indy houve pelo menos um caso de uma porca que vazou o cockpit, mas não pegou no piloto.
Hoje, com fibra de carbono, acredito que as carenagens sejam mais resistentes.
Caracas de Venezuela, como diria o Hugo Chaves. . .
Alguém tem a "história" dessa foto, nunca tinha visto antes, simplesmente maravilhosa!
Zé Maria
Show!
Simplicidade pura no carro, já no piloto..
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