domingo, 17 de março de 2013
Franco-Atirador
Estranha essa primeira etapa da Fórmula 1 na Austrália.
Desde os treinos.
A McLaren, que nos testes na Espanha parecia estar bem, parece ter feito
escolhas erradas.
Não duvido da recuperação do time durante a temporada.
Mas a coisa não está fácil.
A Mercedes, apesar de ter ido bem nos treinos, ainda coloca muita desconfiança
em nossa cabeça.
Nas temporadas anteriores foi assim também.
Ferrari e Red Bull mostraram que estão fortes.
Prometem brigar intensamente até o final do campeonato.
Na turma de trás Jules Bianchi está bem acima da média.
Provou que não é preciso ter um bom carro para mostrar serviço.
Em 2013 seu passe deve valorizar muito.
O que dizer da Force India?
Complicada de entender fora das pistas, dentro delas se mostra interessante
desde o final do passado.
Merece um estudo mais profundo para revelar os segredos de sua boa performance.
E a Lotus?
A grande vencedora.
Fantástica?
Não fiquei deslumbrado.
Largou atrás da Mercedes, Ferrari e Red Bull.
Numa primeira etapa em que ninguém conseguiu testar os pneus como gostaria
acho normal aparecer muitos espaços para imprevistos.
Apostas poderiam acabar sendo recompensadas.
E foram.
Vou desmerecer a vitória?
Não.
Kimi Raikkonen teve seus méritos.
Claro.
A Lotus colocou seu principal piloto como franco-atirador.
E Raikkonen executou com precisão o plano.
Enquanto seu companheiro realizou uma parada a mais.
Largando da sétima posição, Kimi não tinha nada a perder.
Deu certo.
Excelente.
Mas ninguém vai vencer o campeonato fazendo roleta russa em todas as provas.
Postado por
Humberto Corradi
às
11:27
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11 comentários:
É cedo ainda para afirmar o potencial de cada equipe. Arriscar hoje deu certo, mas pode mostrar que o E21 trata bem os pneus novos e isso pode ser fundamental para bons resultados.
A Lotus e Kimi Raikkonen têm a vantagem de quase ninguém os levar a sério enquanto candidatos ás vitórias e aos títulos.
A pressão dos resultados está mais do lado da Ferrari, da McLaren, da Mercedes, e também (ainda que em menor grau) da Red Bull.
Se a Lotus conseguir lutar pelo pódio dos construtores, vencer duas ou três corridas, e manter Raikkonen na equipa, vai certamente conseguir agarrar bons patrocínios para os anos seguintes.
A imagem despreocupada e não alinhada que transmite é muito apreciada por algumas das grandes empresas que têm cirandado o circo.
Numa época em que quase todas as equipas estão a lutar pela sobrevivência financeira, a Lotus pode estar muito perto de assegurar a sua para os próximos anos.
E ninguém se iluda, Kimi será essencial para o futuro do projecto, mas o actual departamento técnico também tem muito valor, pois sem nenhum dos actuais gurus no quadro, e com um orçamento certamente inferior ao das grandes equipas tem conseguido projectar, construir e desenvolver carros competitivos.
A maior incerteza da equipa estará do lado de Grosjean e da sua capacidade de dar (ou não) um maior contributo para os resultados.
Um feliz St. Patrick Day para a Lotus e especialmente para o Kimi que como sabemos não é muito dado a estes eventos que metem muito alcoól... ;D
CG
interessante o ponto de vista do CG; pelo que tenho lido a equipe, agora, está na corda bamba financeira, dizendo a grosso modo, mas se o carro for bom - como afirmou Raikkonnen logo após a bandeirada, então as chances de se consolidarem são grandes, como sugere CG.
não gosto de corridas como esse GP da Austrália, vencida por estratégia.
admiro o finlandês, na verdade é o ünico pra quem tenho o sentimento de torcer pra que vença o mundial, e isso porque a mim o cara parece uma montanha de talento, o que admiro mais do que os tais 'pilotos completos'.
com a grande qualidade das imagens hoje em dia é ótimo acompanhar a pilotagem de gente talentosa, e nessa corrida foi assim com Kimi, mas frustante ver que outras boas pilotagens, como as de Massa e Hamilton ficaram prejudicadas por estratégias.
talvez em verdade seja frustante essa condição de pneus que se deterioram rapidamente,
projetados a priori para alterar o curso das corridas e deixá-las 'movimentadas'.
mesmo sendo condição igual a todos (em tese…) a artificialidade da coisa está gritante e incomoda.
fica um receio disso vir a se tornar o padrão normal de decisão das corridas nesta temporada.
Kimi pilota muito, só não ganhou uns três campeonatos na Ferrari porque eles são burros ou "espertos" demais por lá, a estratégia deu certo porque ele soube fazê-la funcionar, e ainda fez a volta mais rápida, quebrando Alonso psicologicamente.
Erro de estratégia do Felipe Massa hahaha que achou dessa desculpa nova da Ferrari hein Corradi? Um abraço
Felipe Corrêa
LEgal... ganhou a corrida e não passou ninguém...
Hoje não tem que ser piloto mas sim motorista... F1 ta chata para caramba. Ver piloto arriscando e chegando no limite não existe mais, só essa palhaçada de poupar pneu.
Uma dúvida, O Senna teria vez nos dias de hoje?
Sobre o Massa... deu azar. No melhor do seu pneu ficou preso atras do Vettel, que estava preso atras do Sutil... Não conseguia passar porque Fettel abria a Asa ao mesmo tempo.
Se tivesse pista livre o Felipe iria voar... igual o Alonso fez quando teve.
A ferrada é uma D-E-S-G-R-A-Ç-A!!! Sem mais comentários...
A Lotus parece a favorita para as 4 primeiras etapas do campeonato, tem um carro que preserva os pneus e essa será a vantagem neste início. A partir de Barcelona Ferrari e Red Bull vão aplicar diversas atualizações nos seus carros e isso vai polarizar a disputa pelas vitórias entre Alonso e Vettel. McLaren já deve estar pensando em 2014, 2015. Mercedes deve aparecer bem com o Hamilton em algumas provas e pode até conseguir alguma vitória. Devemos ficar de olho na Force India, vai brigar pelo top 3 em algumas provas.
Já podemos tirar algumas conclusões do que vai acontecer no futuro:
1 - Pérez não é tudo isso, mas fica na McLaren em 2014 apesar dos boatos de Sutil no seu lugar.
2 - Sutil vai estar numa equipe de ponta em 2014 (Ferrari ou Lotus ou Red Bull).
3 - Massa, embora não brigue pelo título, terá uma boa temporada, última pela Ferrari e pode achar um lugar ao sol na Lotus ou Red Bull.
4 - Webber não renova com a Red Bull.
5 - Bianchi na Force India em 2014, junto com os motores Ferrari.
6 - Di Resta retorna ao DTM.
7 - Bottas termina o ano na frente do Maldonado mas perderá o seu lugar para um piloto pagante.
8 - Gutiérrez só segura o seu lugar por causa do patrocínio. Fará uma temporada apagada.
9 - Quem perder a disputa interna na Toro Rosso dará lugar para Félix da Costa.
10 - Grosjean será companheiro de Bruno Senna no WEC em 2014.
A raivinha do dono do Blog toda vez que o Kimi na raça se dá bem é de dar uma satisfação imensa!
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