sábado, 23 de novembro de 2013
Fórmulas
Lembro como se fosse hoje.
Primeiro dia de aula na escola nova.
Início do Segundo Grau.
Matemática.
O professor perguntou sobre uma certa fórmula.
Eu era bom aluno e tinha facilidade em aprender.
Entendia o conceito do que ele estava falando, mas não sabia a fórmula.
Nunca tinha ouvido falar.
Um garoto lá na frente levantou a mão e respondeu corretamente.
A turma era boa, tanto que quase todos passaram no vestibular.
Porém eu sabia quem iria disputar o primeiro lugar geral.
O sábado em Interlagos prometia.
A pista molhada acaba diminuindo as diferenças entre os carros.
E sempre favorece os mais talentosos.
O fator humano ganha um peso extra.
Fernando Alonso, Lewis Hamilton, Nico Rosberg, Romain Grosjean...
Poderia haver uma boa briga pela pole.
Mas Sebastian Vettel levantou a mão lá na frente.
E respondeu com o pneu azul de chuva extrema.
O professor alterou a pergunta mudando uma variável.
Mas o piloto alemão acertou novamente, dessa vez com o pneu intermediário
verde.
A cor não importa mais, nem a pista ou se está chovendo ou não, de noite ou
de dia.
O carro mudou, as condições mudaram, no entanto Vettel segue o mesmo.
Fernando Alonso buscou seu lugar lá na frente, claro.
O espanhol é genial.
Como dependia do talento...
Nico Rosberg e Romain Grosjean continuam evoluindo. Impressionante.
E Lewis Hamilton... Eu avisei, não?
Vettel está na mesma sala deles.
Em outro nível.
Sempre.
Não importa o desafio.
Tipo aquele menino espinhento, quieto e esquisito de óculos, com a cabeça
quadrada, que não paga mensalidade pois ganhou a bolsa de 100%.
A diferença é que ele tem namorada.
Postado por
Humberto Corradi
às
17:26
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest
Marcadores:
F1,
Interlagos,
Vettel
Assinar:
Postar comentários (Atom)
9 comentários:
Vettel, na minha opinião, ultrapassou Schumacher. Guia mais.
Vettel já ultrapassou Schumacher e Senna! Veloz, preciso e cerebral aos 26 anos, ainda formou um time começando por baixo até os títulos, façanha que Senna nunca conseguiu. Senna pegou tudo mastigado na Mclaren(chassis e motor Honda já campeões desenvolvido por Prost e Piquet). No aspecto esportivo, Senna levou o título em 88 graças ao regulamento de descartes, mas na pista(que é o que interessa) não conseguiu bater Prost(observe a tabela), título com regulamento a favor o sabor fica artificial. E o que dizer da "aula" de regularidade que o brasileiro tomou de Prost em 89? Com um carro fantástico, Senna largou por 13 vezes na pole, mas era "osso" terminar uma corrida. Senna já tinha jogado vitórias no lixo por afobação em Mônaco e Itália 88. Ayrton era isso, show no sábado(sem concorrência) fazendo poles, mas tinha Domingo que fazia cada besteira. Após o GP de Portugal 89, Prost cutucou: "Ele é rápido mas erra, e quando errar estarei por perto herdando seus pontos. Senna é forte em classificação, mas em corrida nunca me impressionou, erra muito". Em 90 Senna foi bicampeão jogando o carro em cima do rival, em 91 foi tricampeão em cima de Mansell que era craque em jogar título fora. Detalhe, Vettel nunca precisou jogar sujo em decisão de campeonato, chegou ao tetra de forma limpa sem trapaças. Os títulos de Prost em 89, Senna em 90 e Schumacher 94 valem alguma coisa? Piquet em uma entrevista disse que não! O estilo veloz e arrojado de Senna pode até agradar a pachecada, mais isso não quer dizer que ele foi o melhor da turma. Velocidade e arrojo sem controle de corrida não quer dizer muito. Observe a aula de pilotagem de Prost em 86 e 89, inteligência faz muita diferença na F-1. Vettel é fantástico, fera em classificações e corridas, seja no seco ou em piso molhado. Já se passaram 18 corridas e o alemão não cometeu um única pixotada ao volante, Senna não conseguia fazer isso em 16 provas, e ele liderou muitas com folga, só que muitas terminava em uma bela cagada. Schumacher leva o crédito por levar a mediana Benetton ao bicampeonato, mas o que ele fez na Ferrari foi histórico, ajudou a levar a decadente Ferrari ao domínio(nem Prost e Mansell conseguira isso). No ápice ao volante o alemão também era praticamente imbatível, em 2002 terminou o ano fazendo pódio em todas as provas. Com um carro espetacular Senna não conseguiu isso em 88/89, Prost o fez em 88, todas corridas que terminou foi ao pódio, duas abandonou por problemas mecânicos. É verdade que muitas vezes Schumacher teve carro superior, mas o alemão nunca pegou carro pronto - emprestado como Senna, sempre desenvolveu tudo até os títulos, coisa raríssima na era moderna da Formula Um. Me mostre um piloto que trocou uma equipe que ganhava tudo pelo desafio de "erguer" uma equipe em baixa como a Ferrari? Só Schumacher conseguiu tal feito. Outro detalhe, pra ser hepta campeão, Schumacher teve que superar Williams e Mclaren de Newey, e o fez sem mimimi como certo espanhol vem fazendo. Vettel esta caminhando para se tornar o melhor piloto de todos os tempos na Formula Um. Domínio como do alemão, só Fangio e Schumacher, mas o argentino peca em um detalhe, dois títulos(51 e 56) foram ganhos na base da marmelada pegando carro emprestado. Desempenho como Vettel em 2013? Nos últimos 30 anos só vi acontecer com Prost em 1988 e Schumacher 2002, três performances de tirar o chapéu, o fato de ter o melhor carro não quer dizer que tudo seja mais fácil. Prost e Schumacher usavam a inteligência nas corridas, Vettel hoje faz o mesmo. Senna era 8 ou 80, estilo: Veloz, arrojado, mas muitas vezes afobado. Fazem muita carnaval em cima de Ayrton mas quando ele percebeu que não tinha carro pra ser campeão, a saída foi se transferir para o melhor time dos anos 80. E quando a Mclaren perdeu rendimento Senna fez em um baita MIMIMI ameaçando até sair da F-1, piada! Pela segunda vez ele mudava para o melhor time da época, dessa vez a Williams! Assim é meio caminho pra chegar aos recordes e títulos, assim é fácil.
Você gosta muito de desvalorizar Lewis Hamilton e elogiar Rosberg, lembre-se que Hamilton esta guiando um carro feito ao estilo Nico Rosberg que esta adaptado ao carro e a equipe enquanto Hamilton esta se adaptando ainda, e mesmo assim ganha nos pontos largadas e chegadas a frente, quero ver em 2014 Hamilton adaptado ao carro superando ainda mais Rosberg o que vai dizer de Hamilton
Belo texto, estilo "Veríssimo".
S.A.C
Lewis Hamilton é muito mais talentoso que Nico Rosberg.
Não dá pra comparar.
Mas o piloto inglês peca ao se deixar levar pelas distrações fora das pistas.
Ele mesmo já se conformou que não vai ser mais campeão.
Se nem ele mesmo acredita, eu vou acreditar?
Valeu
nao importa se tem namorada.. o cabra é mto bom...
Corradi,
Estás certo em Lewis é mais talentoso que o Nico, acho ele um dos 3 melhores.
No entanto, o que ele faz fora das pistas não me interessa.
Não interpreto da mesma forma que você que ele tenha se conformado em não ser mais campeão, apenas acho que ele não está mais preocupado em ter seu nome na história, mas sim de fazer o que gosta, correr e vencer corridas.
Acho que Vettel é muito bom sim, da mesma forma que Alonso. No entanto, Alonso teve um companheiro de equipe forte e aprendeu com isso. Todos os grande tiveram grande companheiros de equipe. Quais os companheiros do Vettel até hoje? Quem o tirou da zona de conforto? Com quem ele teve de dividir a atenção da equipe?
Falavam isso do Hamilton, que sempre esteve na sua zona de conforto. No entanto ele saiu, e continua batendo seus companheiros.
Gostaria de ver Vettel dividir uma equipe com Alonso ou Hamilton. A partir daí passarei a considerá-lo melhor que eles.
Alguém ai em cima falou que Senna errava muito. E é verdade, errou na entrada do túnel de Mônaco, estando 40 segundos a frente de Prost. Errava muito na chuva, dando volta na patota toda da época, inclusive em Prost (que morria de medo da chuva). Errou na Lotus, no início, buscando o limite do carro. Errou nas marchas em Interlagos 91, operando apenas com duas delas. Errou demais ao vencer corridas em 93 não tendo mais o melhor carro do grid. Enfim, o cara errou tanto, que virou um mito.
Perfeito!
Postar um comentário