Humberto, tenho até hoje um cinto Willians igual a este que usei durante algum tempo, está "emprestado" para meu amigo Ricardo a mais de 30 anos, vejo sempre na casa dele! Quanto ao volante, gostava de volantes maiores e quando vi o Jabuille usar um do mesmo tamanho do meu em sua Reanault fiquei feliz, o duro foi aguentar as gozações dos amigos. Lauda foi grande!
Observe que na época, a Ferrari usava a famosa “grelha” para ajudar diminuir as quebras de câmbio na hora do piloto mudar as marchas. Entre as décadas de 50 e 70, muitos pilotos usavam câmbio em "H"(nos anos 70 já existia o câmbio sequencial), mas com a grelha o piloto tinham que "cambiar mesmo", tudo no braço e habilidade do piloto. Depois apareceu o câmbio sequencial, trocar marcha virou coisa de criancinha. Me lembro que no início dos anos 80 a Ferrari de Villeneuve ainda tinha a tal grelha, mas depois foi substituída pelo câmbio sequencial...que era mais rápido e bem mais fácil de trocar marchas.
Bacana que, engatar marchas em um câmbio com essa grelha fazia um barulho característico, um "clack"... era um tesão ouvir esse barulho!
Por isso não ligo quando dizem que trocar marchas no volante é mole, a vida dos pilotos dos anos 80 também foi muito facilitada com o câmbio sequencial.
Não eram todos os carros que utilizavam câmbio sequencial. É só procurar no YT. McLaren doSenna, a Lotus... É só ver os onboards da época. Só não posto os links aqui porque estou no celular, usando o 3G da "morto", porque estou momentaneamente sem energia em casa.
5 comentários:
Humberto, tenho até hoje um cinto Willians igual a este que usei durante algum tempo, está "emprestado" para meu amigo Ricardo a mais de 30 anos, vejo sempre na casa dele!
Quanto ao volante, gostava de volantes maiores e quando vi o Jabuille usar um do mesmo tamanho do meu em sua Reanault fiquei feliz, o duro foi aguentar as gozações dos amigos.
Lauda foi grande!
Observe que na época, a Ferrari usava a famosa “grelha” para ajudar diminuir as quebras de câmbio na hora do piloto mudar as marchas. Entre as décadas de 50 e 70, muitos pilotos usavam câmbio em "H"(nos anos 70 já existia o câmbio sequencial), mas com a grelha o piloto tinham que "cambiar mesmo", tudo no braço e habilidade do piloto. Depois apareceu o câmbio sequencial, trocar marcha virou coisa de criancinha. Me lembro que no início dos anos 80 a Ferrari de Villeneuve ainda tinha a tal grelha, mas depois foi substituída pelo câmbio sequencial...que era mais rápido e bem mais fácil de trocar marchas.
Bacana que, engatar marchas em um câmbio com essa grelha fazia um barulho característico, um "clack"... era um tesão ouvir esse barulho!
Por isso não ligo quando dizem que trocar marchas no volante é mole, a vida dos pilotos dos anos 80 também foi muito facilitada com o câmbio sequencial.
Não eram todos os carros que utilizavam câmbio sequencial. É só procurar no YT. McLaren doSenna, a Lotus... É só ver os onboards da época. Só não posto os links aqui porque estou no celular, usando o 3G da "morto", porque estou momentaneamente sem energia em casa.
simplezinho e eficaz.
Gostei da "morto" do juniorcaixote. . .
Zé Maria
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