Melhor piloto dos anos 80, nunca precisou pegar equipamento emprestado ou dependeu de regulamento a favor pra ser campeão! Em confronto direto por títulos, Prost deu AULA em cima de Mansell e Piquet com equipamento inferior em 86. Em seguida repetiu o feito em cima de Senna com o mesmo equipamento em 89(detalhe, Senna foi campeão em 88 graças ao regulamento a favor, porque na pista e nos resultados Prost foi o melhor piloto na temporada).
Prost com certeza, venceu os melhores campeonatos dos anos 80! Outro detalhe, seu companheiros de equipes! Enquanto Senna e Piquet ESCOLHIAM por contrato companheiros(Piquet só teve Mansell como forte oponente no time em 86/87. Senna só teve Prost em 88/89). O francês só pegou "osso" nas equipes: Arnoux(não deu mole ao compatriota na Renault), Lauda, Rosberg, Senna e Mansell.
Anônima louca, sempre falando e lembrando o que lhe convém, principalmente para tentar desmerecer aquele que tá um degrau acima do francês: esqueceu de 93, desmemoriado???? Vamos!!!
Sendo fâ de Prost e tendo a oportunidade de seguir a sua carreira desde o seu inicio, considero que práticamente desde o meio da época de 1981 se tornou um dos eternos candidatos ás vitórias em GP até 1990. Durante 10 anos consecutivos havia sempre a possibilidade de o vencedor da corrida ser Prost. Em 1980 consegue o seu 1º ponto logo no seu GP de estreia. Foi nessa altura muito elogiado pelo feito, sendo mais num Mclaren que era em 1980 um carro mediocre. Vindo de uma geração de franceses, onde a qualidade era enorme (Pironi, Tambay, Arnoux, Jabouille, Laffite, Jarier), só mais tarde se viu que estava ali um piloto diferente. Em 1981, acaba o campeonato a somente 7 pontos de Piquet. Se levarmos em linha de conta que ao fim das primeiras 7 corridas só tinha 4 pontos, nota-se que poderia ter sido campeão se o Renault RE30 tivesse estreado mais cedo. Mas de "ses" não reza a história. Outro pormenor interessante é que em 8 anos consecutivos Prost acaba 7 desses anos nos 2 primeiros lugares do mundial. De 1983 a 1990, consegue 3 titulos e 4 vice-campeonatos. Sem dúvida que nunca foi o "bem-amado" da F1, principalmente no meu país. Lembro-me bem que quando lutou contra Piquet (por sinal seu amigo) no mundial de 1983, contra Lauda em 1984 e contra Alboreto em 1985, a imprensa portuguesa sempre elevou os seus adversários muito mais alto. Desde o Autosport ao Automundo (publicações portuguesas) os comentários eram sempre diferentes quando se falava dos outros, aqui com a ajuda eterna do sr. Domingos Piedade... As vitórias de Prost eram uma causa natural devido ao carro que pilotava...(???), as vitórias dos outros já enalteciam mais o piloto em causa… Considero 1986 um ano excepcional. Se virmos onde Rosberg andou na grande maioria das provas, podemos dizer que o Mclaren não era grande espingarda, mas Prost esteve sempre lá na frente para poder se aproveitar das migalhas que os Williams deixassem. A sua aversão pelos erros, deu-lhe muitos frutos. Mas um GP tem 300 Kms e não 40 ou 50. Já é por demais sabido que a sua condução quase perfeita não mexia com os adeptos de F1, fâns das derrapagens e trajéctorias nos correctores. No entanto sem essas derrapagens ele era sistematicamente mais rápido do que quem as fazia. Quanto a mim, desportivamente, deu-me muitas alegrias, como mais nenhum piloto o fez. Fiquei deveras satisfeito com o ano de 1990. Contra todos os prógnosticos, lutou pelo titulo até ao fim, coisa que na Ferrari não acontecia desde 1983, e mesmo nesse ano, só matemáticamente Arnoux o poderia ser. Não sou apologista da ideia que se Senna não tem feito o que fez, Prost seria campeão. Faltava ainda o GP Austrália, onde tudo poderia acontecer. Do lado contrário, acho que 1993 foi um ano do tira-teimas. Já não tendo a rapidez de outros tempos, penso que Prost só queria provar que ainda era um verdadeiro campeão, depois do madrasto ano de 1991. Notou-se perfeitamente que na segunda metade do campeonato, o françês andava só a cumprir calendário. Não tinha mais nada a provar, e a consagração do titulo haveria de acontecer mais cedo ou mais tarde. Aconteceu aqui no nosso Estoril. Já tinha 38 anos!!! Gostei muito do seu último pódio, Austrália93. O abraço com Senna representou muito para os fâs dessa altura. Por coincidência foi também o ultimo pódio do brasileiro...
Nos GPs do Rio de Janeiro com um sol de mais de 30º, o cara segurava o pé enquanto os adversários se matavam fisicamente e seus equipamentos, e aí, na hora certa ele atacava e assumia a ponta.
Em 86 se o Mclaren não tivesse quebrado, ele teria vencido também.
8 comentários:
Melhor piloto dos anos 80, nunca precisou pegar equipamento emprestado ou dependeu de regulamento a favor pra ser campeão! Em confronto direto por títulos, Prost deu AULA em cima de Mansell e Piquet com equipamento inferior em 86. Em seguida repetiu o feito em cima de Senna com o mesmo equipamento em 89(detalhe, Senna foi campeão em 88 graças ao regulamento a favor, porque na pista e nos resultados Prost foi o melhor piloto na temporada).
Prost com certeza, venceu os melhores campeonatos dos anos 80! Outro detalhe, seu companheiros de equipes! Enquanto Senna e Piquet ESCOLHIAM por contrato companheiros(Piquet só teve Mansell como forte oponente no time em 86/87. Senna só teve Prost em 88/89). O francês só pegou "osso" nas equipes: Arnoux(não deu mole ao compatriota na Renault), Lauda, Rosberg, Senna e Mansell.
Costumava odiar este cara... Hoje o admiro muito.
Sr.Constante.
vc definiu bem o 'anão, corradi.
a velocidade dele era estonteante.
com pista livre só vi o senna pegar o frances.
Anônima louca, sempre falando e lembrando o que lhe convém, principalmente para tentar desmerecer aquele que tá um degrau acima do francês: esqueceu de 93, desmemoriado???? Vamos!!!
Sendo fâ de Prost e tendo a oportunidade de seguir a sua carreira desde o seu inicio, considero que práticamente desde o meio da época de 1981 se tornou um dos eternos candidatos ás vitórias em GP até 1990. Durante 10 anos consecutivos havia sempre a possibilidade de o vencedor da corrida ser Prost. Em 1980 consegue o seu 1º ponto logo no seu GP de estreia. Foi nessa altura muito elogiado pelo feito, sendo mais num Mclaren que era em 1980 um carro mediocre. Vindo de uma geração de franceses, onde a qualidade era enorme (Pironi, Tambay, Arnoux, Jabouille, Laffite, Jarier), só mais tarde se viu que estava ali um piloto diferente. Em 1981, acaba o campeonato a somente 7 pontos de Piquet. Se levarmos em linha de conta que ao fim das primeiras 7 corridas só tinha 4 pontos, nota-se que poderia ter sido campeão se o Renault RE30 tivesse estreado mais cedo. Mas de "ses" não reza a história. Outro pormenor interessante é que em 8 anos consecutivos Prost acaba 7 desses anos nos 2 primeiros lugares do mundial. De 1983 a 1990, consegue 3 titulos e 4 vice-campeonatos. Sem dúvida que nunca foi o "bem-amado" da F1, principalmente no meu país. Lembro-me bem que quando lutou contra Piquet (por sinal seu amigo) no mundial de 1983, contra Lauda em 1984 e contra Alboreto em 1985, a imprensa portuguesa sempre elevou os seus adversários muito mais alto. Desde o Autosport ao Automundo (publicações portuguesas) os comentários eram sempre diferentes quando se falava dos outros, aqui com a ajuda eterna do sr. Domingos Piedade... As vitórias de Prost eram uma causa natural devido ao carro que pilotava...(???), as vitórias dos outros já enalteciam mais o piloto em causa…
Considero 1986 um ano excepcional. Se virmos onde Rosberg andou na grande maioria das provas, podemos dizer que o Mclaren não era grande espingarda, mas Prost esteve sempre lá na frente para poder se aproveitar das migalhas que os Williams deixassem. A sua aversão pelos erros, deu-lhe muitos frutos. Mas um GP tem 300 Kms e não 40 ou 50.
Já é por demais sabido que a sua condução quase perfeita não mexia com os adeptos de F1, fâns das derrapagens e trajéctorias nos correctores. No entanto sem essas derrapagens ele era sistematicamente mais rápido do que quem as fazia. Quanto a mim, desportivamente, deu-me muitas alegrias, como mais nenhum piloto o fez.
Fiquei deveras satisfeito com o ano de 1990. Contra todos os prógnosticos, lutou pelo titulo até ao fim, coisa que na Ferrari não acontecia desde 1983, e mesmo nesse ano, só matemáticamente Arnoux o poderia ser.
Não sou apologista da ideia que se Senna não tem feito o que fez, Prost seria campeão. Faltava ainda o GP Austrália, onde tudo poderia acontecer.
Do lado contrário, acho que 1993 foi um ano do tira-teimas. Já não tendo a rapidez de outros tempos, penso que Prost só queria provar que ainda era um verdadeiro campeão, depois do madrasto ano de 1991. Notou-se perfeitamente que na segunda metade do campeonato, o françês andava só a cumprir calendário. Não tinha mais nada a provar, e a consagração do titulo haveria de acontecer mais cedo ou mais tarde. Aconteceu aqui no nosso Estoril. Já tinha 38 anos!!! Gostei muito do seu último pódio, Austrália93. O abraço com Senna representou muito para os fâs dessa altura. Por coincidência foi também o ultimo pódio do brasileiro...
Paulo Alexandre Marques
O Professor Alain Prost!
Esse era FERA!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Nos GPs do Rio de Janeiro com um sol de mais de 30º, o cara segurava o pé enquanto os adversários se matavam fisicamente e seus equipamentos, e aí, na hora certa ele atacava e assumia a ponta.
Em 86 se o Mclaren não tivesse quebrado, ele teria vencido também.
O REI DO RIO!!!!
Abraço!
Mauro Santana
Curitiba-PR
Ah, mais um detalhe.
Uma das corridas mais interessantes que eu vi o Professor fazer, foi o GP da Espanha de 1990.
http://www.youtube.com/watch?v=cPw2BLUIvVk
Isso mostra que quando ele queria atacar, o bicho pegava!
Abraço!
Mauro Santana
Curitiba-PR
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