sexta-feira, 3 de junho de 2011

V12























Jacques Laffite e sua Ligier. A foto, salvo engano, é na África do Sul, circuito de Kyalami, 1976.
Um dos carros mais marcantes da Fórmula 1, devido ao seu desenho diferenciado. Esse
mata-pombo em cima da cabeça do piloto dava pra ver de longe...

5 comentários:

Speeder76 disse...

Chamavam-lhe "o bule" ou "a chaleira" por causa desse desenho. O carro foi o primeiro projeto do Gerard Ducarouge na Formula 1, creio eu.

Tohmé disse...

As Ligiers foram os mais criativos e belos carros da F1.

politicamente_incorreto disse...

Também foi chamado de "corcunda de notre dame" graças a sua corcunda.... Só correu em Interlagos, África do Sul e Long Beach.
Em Jarama entrou em vigor o primeiro grande pacote aerodinamico e de segurança da categoria e a altura foi limitada, eliminando as entradas de ar tipo "chaminé" que entraram em 1971 timidamente dominaram o design dos carros de F-1 até o seu banimento Na Espanha em 1976,mais uma mudança de era.

P.S. Outro grande diferencial em Jarama foi a obrigatoriedade do uso do segundo santantonio em cima do painel que fazia uma linha imaginária sobre o capacete do piloto com o santantonio traseiro, lição tirada da estúpida e horrenda morte de Roger Williansom no Gp de Zandvoort - Holanda - 1973.

P.S.II, Esse era o motor Matra v12, talvez o som mais marcante entre todos os motores que já passaram pela categoria, diferenciado e lindo.

Anônimo disse...

era bem feínho. Acho q era inspirado no Tyrrel ou o contrário. O q é feito do Laffite?
Abç
Júlio

Ike Nodari disse...

Um dos mais belos carros já passaram pela F1. A equipe Ligier sempre teve belos carros e, sempre esteve entre as mais simpáticas dos aficcionados. Motorzão. Abraços