Hoje com direito a dose dupla pra começar bem o dia. Nem vou falar muito. Long Beach, 1976.
7 comentários:
Anônimo
disse...
-Harald Ertl de Hesketh 308C, piloto mediano mas que ajudou a resgatar Niki lauda das chamas em Nurburgring,nesse mesmo ano. -Jacques Laffitte de Ligier JS5, carro que tinha o singelo apelido de "Quasímodo",devido a grande tomada de ar.
Última corrda das "chaminés" na categoria, fim de mai uma era na categoria. A partir de Jarama houve limitações de medidas nos carros além da adoção do segundo santantonio que fica sobre o painel e cria uma linha imaginária entre os dois e passa por cima da cabeça do piloto. Fruto do pavoroso acidente que ceifou a vida de Roger Williansom no GP da Holanda em Zandvoort, pistazinha do mal que teimava em matar pilotos queimados. O mais sinistro é que 27 anos depois do acidente - exatamente no mesmo dia e mês - em uma corrida regional outro piloto morreu queimado....
Essa corrida também marcou o primeiro ponto da equipe Copersucar Fittipaldi e a malfadada aventura do Emerson na equipe familiar que enterrou uma das mais prolíficas e vencedoras carreiras da categoria, fico imaginando aonde teria chegado o Emerson se não entrasse nessa maldita carroça. Fruo e obra do "grande" Wilsinho Fittipaldi, que com um orçamento excelente só fez carroças. Graças a sua arrogância e empáfia expulsava todos os grandes proffisionais que passarampela equipe. Não existe talento no mundo que seja maior do que a arrogância do Wilsinho, empáfia inversamenteproporcional ao talento (?) que possuía como piloto, uma de suas vítimas foi um tal de "Adrian Newey" nunca soube reconhecer um talento além do próprio é claro.... Mas o talento próprio só existiu na sua cabeça e os resultados respondem por sí,foi só Emerson se afastar do traste que voltou a ter uma carreira vencedora, contra fatos não há argumentos..
Sobre a foto, o Harald Hertl morreu em um acidente aéreo em 1982 e era conhecido por sua enorme barba bávara e a curiosidade é que os carros do Guy Ligier tinham a nomenclatura "JS" em homenagem ao seu amigo Jo Schelesser eo fato do primeiro F-1 ser o JS 5 é porque esse era o quinto carro de corridas feito pelo Guy que começou com um protótipo em 1971 se não me engano.... tudo da cachola,sem google. se tiver algum dado errado dêem um desconto...
7 comentários:
-Harald Ertl de Hesketh 308C, piloto mediano mas que ajudou a resgatar Niki lauda das chamas em Nurburgring,nesse mesmo ano.
-Jacques Laffitte de Ligier JS5, carro que tinha o singelo apelido de "Quasímodo",devido a grande tomada de ar.
Última corrda das "chaminés" na categoria, fim de mai uma era na categoria. A partir de Jarama houve limitações de medidas nos carros além da adoção do segundo santantonio que fica sobre o painel e cria uma linha imaginária entre os dois e passa por cima da cabeça do piloto. Fruto do pavoroso acidente que ceifou a vida de Roger Williansom no GP da Holanda em Zandvoort, pistazinha do mal que teimava em matar pilotos queimados. O mais sinistro é que 27 anos depois do acidente - exatamente no mesmo dia e mês - em uma corrida regional outro piloto morreu queimado....
Essa corrida também marcou o primeiro ponto da equipe Copersucar Fittipaldi e a malfadada aventura do Emerson na equipe familiar que enterrou uma das mais prolíficas e vencedoras carreiras da categoria, fico imaginando aonde teria chegado o Emerson se não entrasse nessa maldita carroça. Fruo e obra do "grande" Wilsinho Fittipaldi, que com um orçamento excelente só fez carroças. Graças a sua arrogância e empáfia expulsava todos os grandes proffisionais que passarampela equipe. Não existe talento no mundo que seja maior do que a arrogância do Wilsinho, empáfia inversamenteproporcional ao talento (?) que possuía como piloto, uma de suas vítimas foi um tal de "Adrian Newey" nunca soube reconhecer um talento além do próprio é claro.... Mas o talento próprio só existiu na sua cabeça e os resultados respondem por sí,foi só Emerson se afastar do traste que voltou a ter uma carreira vencedora, contra fatos não há argumentos..
Sobre a foto, o Harald Hertl morreu em um acidente aéreo em 1982 e era conhecido por sua enorme barba bávara e a curiosidade é que os carros do Guy Ligier tinham a nomenclatura "JS" em homenagem ao seu amigo Jo Schelesser eo fato do primeiro F-1 ser o JS 5 é porque esse era o quinto carro de corridas feito pelo Guy que começou com um protótipo em 1971 se não me engano.... tudo da cachola,sem google. se tiver algum dado errado dêem um desconto...
Rubem Rodriguez Gonzalez
A barreira de pneus ao fundo é que é algo...
Adorei esta visão crítica do Wilsinho. Nunca tinha visto por esta ótica.
Eu achava esses carros lindíssimos!
Eu fico pensando o arrasto aerodinâmico que esses carros tinham.
Eu já pedi para o Rubem contar essas do WFJr mas ele ainda esconde o leite. . .e deixa a gente na maior das curiosidades!
Zé Maria
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