sábado, 6 de agosto de 2011

Habsburg

































Bom dia.

Começando o sábado em Österreichring, 1974. Tinha pouca gente no autódromo austríaco?

10 comentários:

Anônimo disse...

Haus von Habsburg... família nobre e influente; Século XIII até o começo do Século XX, no começo da Primeira Guerra. Mas acho que a guerra aí o vencedor foi o argentino.
Mario

Anônimo disse...

Isso era corrida das antigas, grid lotado público bombando e principalmente moto homes e barracas..... esse é o diferencial do público de aficcionados das antigas e dos assépticos espectadores de hoje, naquela época toda a corrida era uma Woodstock, o cara ira como espírito voltado para o evento, hoje acho que só os "tifosi" de Monza é que ainda seguram um resto do público de outrora...
A corrida em sí foi o normal de corridas dw machos aonde não tem essas boiolagem de troquinhas de pneus e reabastecimento. Hoje tem que usar o de banda amarela, depois o de banda rosa e por ultimo o debanda roxa..... senão está desclassificadoooo, viu santa?

Mais uma prova que me recordo de acompanhar na época que os fatos aconteceram apesar de só ter 11 anos de idade, foi mais uma das "provas" do José Carlos Pace e seus 15 urubus, quando já partia no encalço do Reutemann - que ganhou a prova- lá pela volta 40 um anel de 5 centavos do sistema de alimentação do motor rompeu e provocou o seu abandono, a "sorte" foi tanta que em reconhecimento a equipe mandou banhar a ouro o minusculo anel e colaram no centro do volante do Môco.... Êta garoto sortudo esse Pace...

Rubem Rodriguez Gonzalez

Anônimo disse...

o GP mais legal de ver na TV nos anos 70. pista fantástica, paisagem bucólica, clima de festa por causa de um público que , dava pra perceber, era muito feliz de estar lá pra ver o evento.
mas nessa corrida fiquei muito aborrecido pelo Reutemann ter vencido e Pace ter quebrado, os dois na mesma equipe.
fernando

Anônimo disse...

Brabham BT 44, a primeira criação com pinta de carro vencedor de Mr. Gordon Murray, Pace havia começado o ano pela Surtees, mas a paciência dele se esgotou no meio da temporada e ele conseguiu um lugarzinho na Brabham para poder mostrar serviço depois de penar um monte com as carroças de Sir John . . .

Zé Maria

Speeder76 disse...

Só para o gozo, identificando todos os carros da foto:

Reutemann e Lauda, no primeiro plano; Pace, Fittipaldi, Regazzoni, Scheckther e Hunt no segundo; Depailler e Watson no Brabham numero 24 privado; o March de Brambilla, o McLaren de David Hobbs e o BRM de Beltoise, que tapa o carro que está atrás dele.

Anônimo disse...

Speeder, atrás deve ser o Trojan de Tim Schenken pelo tamanho da boca da chaminé que era arredondada.E nessa corrida largou em 19º. causaria inveja as nanicas de hoje....

Rubem Rodriguez Gonzalez

Anônimo disse...

Aproveitando o fato, a foto e a "identificada" do Speeder, que se registre que no ano seguinte o "Gorila de Monza" conseguiria aí mesmo sua única vitória na F 1, com direito a carambola na volta de desaceleração e tudo mais!!
Vittorio era mesmo um showman!!Apesar de limitado tecnicamente. Mas isto era apenas um detalhe menor, era sempre muito bonito de se ver o "laranja-mecânica" da Beta Utensili em ação!

Zé Maria

Anônimo disse...

Zé Maria, e as surpresas não pararam aí, em 1976 o vencedor foi John Watson e seu Penske e em 1977 Alan Jones - venceu de novo em 1979 - e seu Shadow, tri de pilotos com a primeira vitória e um bi inusitado de equipes americanas. Só voltaram ao "normal" em 1978 com a vitória de Ronnie Peterson e que seria a sua penultima corrida na categoria antes do acidente fatal, seria também o ultimo triunfo do sueco voador nas pistas. Apesar de ser a mais veloz do circo a pista sempre se mostrou segura e do bem - classifico os circuitos entre os do bem e os do mal - só me recordo da morte do Mark Donahoue nos treinos em 1975 mas foi uma tremenda de uma cagada médica, pois o cara sofreu um traumatismo craniano não diagnosticado que provocou a sua morte alguns dias após o acidente.

Rubem Rodriguez Gonzalez

Anônimo disse...

Verdade, Rubem!! Apenas um adendo, o seu "amigão" WFJr também se acidentou nos treinos em 1975, tanto que não participou da prova e também da seguinte, Monza, onde quem andou foi o Arturo Merzario. Por falar em Monza, ela não era mais rápida que a austríaca, mesmo com as chicanes?

Zé Maria

Anônimo disse...

Zé Maria, mesmo depois da implantação da chicane Hella-Licht na primeira curva ela ainda continuou mais veloz que Monza, lí em algum lugar que o Piquet pelos idos dos anos 80 teria feito a média de impressionantes 256 km/h.

Outro erro é aaociar Österreichring a Zeltweg, na realidade o circuito está situado na cidade de Spilberg e a confusão advém de Zelteweg ser um pouco maior e pelo fato que o primeiro GPda Austria se deu em um circuito derivado de um aeródromo em Zeltweg 1964 que para variar teve como vitorioso Lorenzo Bandini em outra primeira vitória na categoria, emblematico ficou também o fato de que foi aí que morreu o Donahoue em 1975 na equipe Penske e dois anos depois o John Watson conseguiu nesta pista a única vitória na categoria para a equipe do Tio Roger Penske. Todos sabiam que era a maior homenagem que ele poderia dar ao Donahoue pois é de conhecimento de todos do meio que o relacionamento de ambos era bem maior do que piloto / dono de equipe, eram amigos quase irmãos.


Rubem Rodriguez Gonzalez