sábado, 3 de setembro de 2011

Clearways


















Duas vezes Brands Hatch. Porém, muitos anos separam as duas imagens.

8 comentários:

TW disse...

A diferença entre os carros também é gritante. Bela comparação!

Não tenho certeza na superior, embora creia que seja o GP da Inglaterra de 1970, mas a inferior é o GP da Europa de 1985, corrida vencida por Mansell e que deu o título a Piquet, seu 1º mundial dos quatro que conquistou.

abs

Anônimo disse...

a primeira foto acho que é do GP britânico de 1966, a julgar por alguns carros: Brabham à direita (foi o vencedor), Dan Gurney logo atrás dele em sua Eagle, uma Cooper-Maserati no meio da foto - John Surtees eu acho, mas não sei se isso foi depois de Nurburgring, onde Surtees estreou por aquela equipe depois de brigar e largar a Ferrari. mas a princípio pensei fosse de 64 por causa dos pneus e de G.Hill na BRM.

a segunda foto é de quando Senna se atirou espetacularmente em sobresterço para tomar a liderança na primeira curva, logo após o ponto da foto. no video oficial infelizmente a cena é vista por trás e um pouco de longe, mas deve ter sido fantástico pro público presente.

fernando

Rui Amaral Jr disse...

Caso esse Fernando seja meu amigo Hiperfanauto não vale!
Se não parabéns...

Anônimo disse...

Brands Hatch, pista fantástica, felizmente ainda a salvo de mutilações. Temos dois cenários; primeira foto 1966, Jack Brabham salta na frente para vencer. a segunda, 1985, Nigel Mansell inspirado, vencerá seu primeiro GP. Em 1966, GP da Grã-Bretanha; em 1985 GP da Europa. Coincidentemente, ambos vencidos por um carro de numeral 5. Outra coincidência é o #12, presente em ambas ocasiões, John Surtees de Cooper Maserati (1966) e Ayrton Senna com Lotus Renault (1985). Ah, o tempo, que ninguém respondeu, dezenove anos.
Caranguejo

Anônimo disse...

A segunda foto é do GP da Europa de 1985, em Brands Hatch!!

Vamos à maluquice (hehehe):

Em primeiro plano, Ayrton Senna (Lotus 97T Renault) e Nigel Mansell (Williams FW10 Honda).
Entre eles (e atrás) dá pra ver Alain Prost (McLaren MP4/2B TAG-Porsche).
À direita e atrás do Senna, Philippe Streiff (Ligier JS25 Renault); era apenas sua terceira corrida pela Ligier e conseguiu um ótimo sexto lugar no grid.
O carro preto e amarelo - à esquerda na fofo - é de Derek Warwick (Renault RE60B), na antepenúltima participação da primeira fase da Equipe Renault na F1 (1977-1985).
Muito provavelmente, atrás do Warwick há um carro da Brabham; possivelmente Riccardo Patrse (dá pra ver um pedacinho da asa traseira onde estava escrito 'Olivetti').
Atrás do Patrese e à frente do carro beje, só pode ser Patrick Tambay (Renault RE60B): capacete azulado, detalhes em vermelho-cheguei na asa traseira...
O carro ao lado de Tambay e logo atrás de Streiff, é de Elio de Angelis (Lotus 97T Renault).
O carro beje, atrás de Tambay, é de Gerhard Berger (Arrows A8 BMW), há um pequeno detalhe vermelho no centro de sua asa traseira, o que o identifica.
O carro vermelho com detalhes em azul, ao lado de Berger, é de Alan Jones (Beatrice-Lola THL1 Hart).
O carro, quase indefinível,ao lado de Jones é Eddie Cheever (Alfa Romeo 184T) - aqui vale um parêntesis: o modelo de 1985, o 185T foi desprezado e nos últimos GPs de 1985, a Alfa Romeo voltou a usar o 184T.
Atrás do Cheever, me parece ser Ivan Capelli (Tyrrell 014 Renault). E atrás do Jones, Teo Fabi (Toleman TG185 Hart).
Os três emparelhados lá no fundão da foto são John Watson (McLaren MP4/2B TAG-Porsche), Christian Danner (Zakspeed 841) e Pierluigi Martini (Minardi M185 Motori Moderni).
Watson substituía um contundido(?) Niki Lauda ao passo que Danner vinha substituindo Jonathan Palmer desde seu acidente antes do GP da Bélgica.


Por ora é só... Vou ver se consigo identificar o pessoal da outra foto e comento de novo...


um abraço,
Renato Breder

PS: não deu pra identificar o 'piloto' do safety carro lá no fundão... foi mal (heheheh)...

Anônimo disse...

Oops!!

onde se lê Riccardo Patrese, leia-se MARC SURER!

Renato Breder.

Anônimo disse...

Algumas correções para a foto de 1985 (fui precipitado...):

Ao lado do Jones: Teo Fabi (Toleman TG185 Hart).
Atrás do Jones: Philippe Alliot (RAM 03 Hart).
Em vez de Elio de Angelis (Lotus 97T Renault), o certo é Martin Brundle (Tyrrell 014 Renault).

Dito isso...

A primeira foto do post é do GP da Grã-Bretanha de 1966, em Brands Hatch!!

Na ponta, vemos Jack Brabham (Brabham BT19 Repco, #5) que foi o pole position.
Logo atrás dele, Dan Gurney (Eagle T1F Climax, #16), pelo capacete preto e por ter largado em terceiro, dá pra reconhecê-lo.
Atrás de Gurney vem quem largou em segundo e perdeu a posição pra ele; dá pra ver o bico dourado do carro e o capacete cinzento com uma listra central. É Denny Hulme (Brabham BT20 Repco, #6).
O carro preto com duas listras longitudinais brancas, no centro da foto é John Surtees (Cooper T81 Maserati, #12).
O carro à esquerda na foto, preto e com o bico alaranjado, é Graham Hill (BRM P261, #3).
Há 2 carros vermelhos atrás de Hill, mas não são Ferraris. A Ferrari não participou desse GP por causa de uma greve de metalúrgicos na Itália.
Um deles é Jo Bonnier (Brabham BT7 Climax, #18), que usou um capacete cinzento nesse GP. Parece ser o carro vermelho imediatamente atrás de Hill...
O capacete vermelho, que aparece logo atrás do carro de Graham Hill, me parece ser de Jo Siffert (Cooper T81 Maserati, #20); além do carro parecer preto (ou azul escuro) como era sua Cooper do 'Rob Walker Racing Team'.
Os dois últimos carros na foto são: Peter Arundell (Lotus 33 BRM, #2), identificado pelo capacete vermelhão, e Trevor Taylor (Shannon SH1 Climax-Godiva, #23). O carro esverdeado, com detalhe amarelado no bico e o capacete amarelo do piloto, sugerem ser Trevor Taylor.
O carro à frente e à esquerda de Arundell não sei quem é...

Não é de todo maluquice, essas 'deduções' minhas... tenho a listagem dos pilotos, o grid e a disposição dos carros nele... alguns pilotos são mais fáceis de identificar que outros... aí é só ir completando as lacunas...


outro abraço,
Renato Breder

Anônimo disse...

caro Rui "primo" - também sou um Amaral - não sei bem o que é o tal de Hiperfanauto, então vou te agradecer o parabéns, e considerar a amizade!

me fanatizei por corridas de carros nos anos 70, tempo da minha adolescência, e além de acompanhar a F1 pela imprensa da época eu gostava muito (e continuo gostando) de ler histórias de épocas anteriores, especialmente dos anos 60.
convenhamos é bem mais fácil identificar carros e capacetes daquela década do que os de hoje em dia - e na minha opinião já foi pior ainda nos idos de 1995 a 2005.
as pistas eu reconheço de tantas fotos que já vi, e por ter ido a algumas delas em viagens que fiz.

boa parte do que aprendi dos anos 60 está num livro chamado 'A F1 Moderna', publicado no Brasil em 1973, na esteira do sucesso de Emerson campeão em 72.
como genuína "produção" brasileira, a edição saiu sem crédito algum de autor, acredite se quiser.
por um tempo pensei que fosse de um grande jornalista francês, Jabby Crombac, veteranésimo da F1, amigo de Clark e Chapman. mas de algum modo descobri ser outro francês, José Rosinski, que acho ainda vive, e que também tenho quase certeza ia dividir a pilotagem dum Alpine em Le Mans com o genial brasileiro Christian Heins, que acabou morrendo numa acidente no início da corrida (não lembro agora se foi em 62 ou 63).

morei um tempinho em Londres nos anos 90, quase consegui um emprego na agência de fotos automobilísticas LAT, como arquivista. fui bem no teste de identificação de imagens (cinco fotos,dos anos 50 ao 70), mas não tinha experiência nesse tipo de trabalho, e, mais importante, estava lá como estudante, era complicado pra mudar a situação e não fui atrás.
às vezes, mas só `as vezes, dou uma conferida em sites com resultados, grids e inscritos em GPs antigos, pra conferir meus palpites, mas ultimamente nem isso mais faço pois tira a graça - quero manter meu direito de poder 'chutar' e errar, claro.
é isso, e basta, que o blog não é meu (obrigado novamente pelo blog, caro Corradi).

grande abraço

Fernando do Amaral