sábado, 24 de setembro de 2011

Clutch























Jackie Stewart, na Itália. 1972. Detalhado.

2 comentários:

Anônimo disse...

Isso sim é volante de carro de corrida! Sem essa papagaida de hoje...

Carlos Henrique

Anônimo disse...

Bela intervenção Carlos Henrique, isso é o que deveria ser um cockipt de F-1 até hoje, mecanica pura. pedal de embreagem, trambulador e zero de eletronica embarcada. Pneus para a corrida toda e gasolina idem, sem pit stops e sem telemetria assistida.
Hoje os carros não quebram porque não existe erro no uso do conjunto, pois os engenheiros e tecnicos vão "lendo" a telemetria e repassando para o chimpanzé amestrado ficar apertando e girando aqueles trocentos botões naquele console de PS/2 adaptado para volante, tem gente que acha o piloto de F-1 um cara do outro mundo por causa daqueles comandos no volante, nad amais errado!!!! o cara só mexe naquelas merdas depois de receber ordens dos boxes!!!! é um mero idiota paertador de botões, um operador de telemarketing a 300 por hora!!! nada é intuitivo, nada é planejado na sua cabeça como era na época do Émerson e até do Piquet e do Senna, se bem que na época desses dois já existia o nefasto pit stop, na época do rato o cara tinha que traçar a estratégia toda na cabeça. Poupar pneus, dosar o consumo, escolher no "felling" as relações de marchas e principalmente girar um volante, cambiar num trmabulador e pisar numa embragem milhares de vezes em uma corrida. Era coisa pra macho mesmo, digo e repito! na categoria só melhorou a segurança que era o calcanhar de aquiles naqueles anos, o resto virou uma bosta pasteurizada e regida por computadores e operada por macacos.

Rubem ROdriguez Gonzalez