As tentativas de melhorar a performance dos carros, levavam os projetistas a terem idéias
criativas e ousadas na busca de soluções. Pode até parecer uma sandice hoje, mas foi uma
época maravilhosa da Fórmula 1.
8 comentários:
Anônimo
disse...
Li em algum lugar que o regulamento determinava o tamanho máximo da asa traseira, mas não determinava QUANTAS asas traseiras podiam ser usadas. Não sei se é isso mesmo, mas se não pode usar uma mais larga, coloca duas, devem ter pensado os engenheiros.
Lembro-me que nos anos anteriores a Ferrari também tinha feito umas esquisitices nos aerofólios (312T5 e 126CK). E nesse caso aí do C2, será que o projetista levou em consideração a quantidade de curvas à esquerda/à direita da pista para se chegar à conclusão do que vemos na foto (parte direita à frente, parte esquerda atrás)? Ou será que foi mesmo na base do 'vamos ver no que vai dar'?
E isso sem falar na radical Lotus 88T de 1981... foi uma grande pena ter sido vetada.
No GP do Brasil, anterior a esse da foto (EUA Oeste), Nelson Piquet e Keke Rosberg foram desclassificados por usarem um sistema de freios irregulares ("resfriados a água").
Parece que foi uma espécie de 'braço-de-ferro', por parte da Ferrari usar essa asa, propositalmente fora do regulamento, no GP de Long Beach e medir sua força política dentro da F1. Gilles Villeneuve acabou desclassificado por causa da irregularidade dessa asa.
Tanto o caso dos freios quanto da asa, teriam sido 'brechas' exploradas do regulamento. Dessa forma a artimanha da Ferrari, no GP de Long Beach, seria uma forma de ratificar a desclassificação de Piquet e Rosberg. Ou seja, Gilles Villeneuve foi um "boi-de-piranha" da Ferrari.
A insatisfação dos times da FOCA (12 equipes) continuou (depois de protestarem oficialmente pelas desclassificações e perderem a causa) e no GP de San Marino, boicotaram o evento. Apenas os times da FISA (5 equipes), mais Tyrrell e Toleman (por razões 'comerciais'), alinharam para o GP.
8 comentários:
Li em algum lugar que o regulamento determinava o tamanho máximo da asa traseira, mas não determinava QUANTAS asas traseiras podiam ser usadas.
Não sei se é isso mesmo, mas se não pode usar uma mais larga, coloca duas, devem ter pensado os engenheiros.
Os carros, nessa época, eram bem diferentes entre si. Tempos bons esses!
abs
Long Beach 1982. Gilles Villeneuve foi desclassificado por essa " artimanha "... Everson Abreu
Lembro-me que nos anos anteriores a Ferrari também tinha feito umas esquisitices nos aerofólios (312T5 e 126CK). E nesse caso aí do C2, será que o projetista levou em consideração a quantidade de curvas à esquerda/à direita da pista para se chegar à conclusão do que vemos na foto (parte direita à frente, parte esquerda atrás)? Ou será que foi mesmo na base do 'vamos ver no que vai dar'?
E isso sem falar na radical Lotus 88T de 1981... foi uma grande pena ter sido vetada.
engenheiros da F1 sempre buscando as brechas do regulamento...
Na minha opinião, esse é carro mais bonito que a Ferrari fez na Fórmula 1, principalmente quando ele estava sem a asa dianteira. Bons tempos esses...
No GP do Brasil, anterior a esse da foto (EUA Oeste), Nelson Piquet e Keke Rosberg foram desclassificados por usarem um sistema de freios irregulares ("resfriados a água").
Parece que foi uma espécie de 'braço-de-ferro', por parte da Ferrari usar essa asa, propositalmente fora do regulamento, no GP de Long Beach e medir sua força política dentro da F1. Gilles Villeneuve acabou desclassificado por causa da irregularidade dessa asa.
Tanto o caso dos freios quanto da asa, teriam sido 'brechas' exploradas do regulamento. Dessa forma a artimanha da Ferrari, no GP de Long Beach, seria uma forma de ratificar a desclassificação de Piquet e Rosberg. Ou seja, Gilles Villeneuve foi um "boi-de-piranha" da Ferrari.
A insatisfação dos times da FOCA (12 equipes) continuou (depois de protestarem oficialmente pelas desclassificações e perderem a causa) e no GP de San Marino, boicotaram o evento. Apenas os times da FISA (5 equipes), mais Tyrrell e Toleman (por razões 'comerciais'), alinharam para o GP.
FOCA:
Brabham, Williams, McLaren, Lotus, Ensign, March, Fittipaldi, Ligier, Arrows, Theodore,
Tyrrell, Toleman
FISA:
Ferrari, Renault, Alfa Romeo, Osella, ATS
Essa guerra FISA x FOCA tinha por objetivo simples o comando da F1... quem venceu? O "dono" da FOCA... um tal de Bernie Ecclestone...
um abraço,
Renato Breder
rafaelschelb tem razão!!
Foi de fato a Ferrari mais bonita!!
Pena que matou Gilles e aposentou o Pironi, mas aí são "outros 500". . .
Zé Maria
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