sábado, 17 de setembro de 2011

Tobogã

































A turma Da Fórmula 1 em 1975 na África do Sul. A foto ficou de um jeito que acho que dá pra reconhecer todos. Ou quase.

4 comentários:

Anônimo disse...

scheckter, pace, reutemann, peterson, depailler, regazzoni, mass, lauda, hunt, merzario... os demais estou misturando na memória, mas tem o brambilla por ali. pierre themotheo

Anônimo disse...

Vamos lá...
Do primeiro ao último plano e da esquerda para direita:

Jody Scheckter (Tyrrell 007, #3)
José Carlos Pace (Brabham BT44B, #8)
Carlos Reutemann (Brabham BT44B, #7)
Ronnie Peterson (Lotus 72E, #5)
Patrick Depailler (Tyrrell 007, #4)
Clay Regazzoni (Ferrari 312T, #11)
Emerson Fittipaldi (McLaren M23, #1)
Niki Lauda (Ferrari 312T, #12)
James Hunt (Hesketh 308, #24)
Vittorio Brambilla (March 751, #9)
Mario Andretti (Parnelli VPJ4, #27)
Arturo Merzario (Iso Marlboro FW03, #20)
Jochen Mass (McLaren M23, #2)
John Watson (Surtees TS16, #28)
Ian Scheckter (Tyrrell 007, #32)
Jean-Pierre Jarier (Shadow DN5, #17)


Na entrada da curva Crowthorne (final da reta dos boxes), Jody Scheckter ultrapassa Pace e toma a liderança da prova.
Nessa mesma foto dá pra ver Reutemann ultrapassando Peterson e tomando a terceira posição do sueco.
E um pouco mais atrás, na sombra da 'passarela' Dunlop, Mass está pegando o vácuo do carro do Merzario para ultrapassá-lo.

Pouco instantes antes desa foto ser tirada, a ordem era essa:
* Pace-JSch-Pete-Reut-Depa-Rega-EFit-Laud-Hunt-Bram-Andr-Merz-Mass-Wats-ISch-Jari

Na volta seguinte, a ordem foi mudada (com as ultrapassagens) para:
* JSch-Pace-Reut-Pete-Depa-Rega-EFit-Laud-Hunt-Bram-Andr-Mass-Merz-Wats-ISch-Jari

Logo, a foto é do complemento da segunda volta ou início da terceira volta da prova... como queiram...

Confiram!
http://www.statsf1.com/en/1975/afrique-du-sud/tour-par-tour.aspx


um abraço,
Renato Breder

PS: apenas com as informações das voltas foi possível identificar o piloto daquela Shadow lá no fundão... Jarier.

Anônimo disse...

Ah!
Um detalhe interessante...
Exceto as Ferraris, de Lauda e Regazzoni, todos os demais carros usando o motor Ford Cosworth DFV 3,0 litros V8... uma Formula Ford (quase!)...

outro abraço,
Renato Breder

Anônimo disse...

Mais um detalhe interessante, se "A Entidade " assim o permitir:

A Lotus 72E do Peterson é o carro mais esguio e afilado da turma, isso fica nítido ao compararmos a área plana equivalente dele em relação aos demais. . .e isso para um carro que entrava em seu SEXTO ano de participação no Campeonato Mundial!!

Zé Maria