quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Torpedos

























Olhando essas imagens fico imaginado a velocidade que esses caras queriam atingir
quando construíam esses monstros.

7 comentários:

Anônimo disse...

Anos 30....uau!!!

** FOTO 1
piloto: David Aboot Jenkins
carro: Duesenberg "Mormon Meteror"

Em 23 de setembro de 1935, Bonneville Salt Flats, Utah, Jenkins estabeleceu 5 recordes de velocidade, entre eles o recorde de velocidade média em 24 horas: 135 mph

Abaixo alguns links interessantes sobre os recordes, sobre o carro e Jenkins...
http://news.google.com/newspapers?id=bZULAAAAIBAJ&sjid=lVUDAAAAIBAJ&pg=2160,6794320
http://blog.caranddriver.com/wp-content/uploads/2011/05/Boys-of-Bonneville-car.jpg
http://blog.caranddriver.com/of-mormon-meteors-and-bluebirds-boys-of-bonneville-documentary/
http://www.boysofbonneville.com/


** FOTO 2
piloto: Frank Lockhart
carro: Stutz Black Hawk Special

Lockhart morreu em 25 de abril de 1928 ao tentar quebrar o recorce de velocidade em terra em Daytona Beach; um pneu furou ao passar sobre uma concha e o acidente resultante foi fatal.
O carro tinha 2 motores Miller de 91 polegadas cúbicas e 8 cilindros em linha, sobrealimentados (super-charged). Durante testes em túnel de vento e por cálculos, foi determinado que o Black Hawk seria capaz de 283 mph a 7200 rpm. Enquanto o carro era construído, o mecânico Jean Marcenac levou os motores Miller do Black Hawk a 8200 rpm o que permitiria uma velocidade máxima de 330 mph. O recorde de velocidade em terra àquela época era de 203,79 mph.

Mais algumas fotos do carro:
http://www.flickr.com/photos/lightning72/3928793727/sizes/l/in/pool-79693942@N00/
http://www.flickr.com/photos/lightning72/3928793719/sizes/l/in/pool-79693942@N00/


** FOTO 3
piloto: Henry Seagrave
carro: Golden Arrow

Em março de 1929, em Daytona Beach, Henry Segrave estabeleceu o novo recorde de velocidade me terra com seu Golden Arrow: 231,45 mph. O carro tinha motor de avião, Napier Lion VIIA de 23,9 litros produzindo 925HP a 3000 rpm.

Alguns links sobre o recorde e a restauração do carro:
http://books.google.com/books?id=XSgDAAAAMBAJ&pg=PA46&dq=Popular+Science+1931+plane&hl=en&ei=XeARTe7ZJ4alnQf84KjpDQ&sa=X&oi=book_result&ct=result&resnum=4&ved=0CDAQ6AEwAzgU#v=onepage&q&f=true
http://www.racingcampbells.com/content/campbell.archives/golden.restoration.html

Fotos do carro num museu:
http://www.flickr.com/photos/darmapow/5304857838/sizes/l/in/pool-79693942@N00/
http://www.flickr.com/photos/darmapow/5304248145/sizes/l/in/pool-79693942@N00/
http://www.flickr.com/photos/trevor_page/3341486846/sizes/o/in/pool-79693942@N00/
http://www.flickr.com/photos/trevor_page/3340658927/sizes/o/in/pool-79693942@N00/


Agora... esse é um verdadeiro torpedo!!
http://pulse.pdd.co.uk/wp-content/uploads/Ernies-Fastest-Milkfloat-in-the-West1.jpg


um puta abraço,
Renato Breder

Humberto Corradi disse...

Renato

"desossando" as fotos

Valeu

Anônimo disse...

Uma correção:

o carro da FOTO 1, é o Duesenberg 'Mormon Meteror" III, de 1938. Não deve ter sido com esse carro que Jenkins estabeleceu seus 5 recordes...

Quanto ao filme "Boys of Bonneville", alguém já ouviu mais sobre ele (eu sei, é recente, de 2011!)?

http://www.boysofbonneville.com/

outro abraço,
Renato Breder

Marcelonso disse...

Corradi,

Tá cada vez melhor o negócio por aqui - Corradi é o Indiana Jones da Web e o Renato é o crânio da turma, os caras conhecem muito!

abs

Anônimo disse...

Renato, thanx pela pesquisa (e a conjunta paciência).
mas o carro da foto 1 deveria mesmo ser o q vc afirmou no início, eu fiquei cismado por quê alguém iria equipar um carro de recordes com faróis, tá explicado pela história do recorde de 24 horas.
e tudo a ver um "meteoro mórmon" no estado de utah.

fernando

Rafael Schelb disse...

O último tem a frente que lembra muito o que viria a ser a frente de um Fórmula 1 do início dos anos 90

Anônimo disse...

Só pra "fechar" meu argumento...

o Duesenberg do post (foto 1) é mesmo o de 1938. O carro de 1935, com o qual Jenkins estabeleceu os tais recordes, é bem parecido.

Enquanto o carro de 1938 foi desenvolvido para os recordes de velocidade em terra, o de 1935 tem um chassis basicamente adaptado/modificado de um modelo SJ (um Duesenberg de "linha") para a tentativa de recorde de Jenkins.

Alguns links interesantes:

* Um pouco mais de História...
http://www.racingcampbells.com/content/campbell.archives/duesenberg.special.html

* Carro de 1935, o dos recordes - chassis basicamente de um stock car, modelo SJ
http://photovalet.com/374569

* Carro base para os "Mormons Meteors", de 1934
http://www.ultimatecarpage.com/images/events/mbh2003/1934_duesenberg_model_sj_mormon-meteor_speedster-1.jpg


um abraço,
Renato Breder