sábado, 22 de outubro de 2011

De verdade

 

Dica do amigo Enio Peixoto. A Fórmula 1 em Kyalami, 1979. Ultrapassagens sensacionais.

6 comentários:

Juanh disse...

¡Espectacular! Esas eran carreras de verdad, y no las porquerías que muestra la F1 hoy.
Recuerdo ese sábado de marzo de 1979, viendo por la mañana la carrera junto a mi padre.
Abrazos!

zamborlini disse...

as renault turbo não tinham potencia em baixa rotação. assim, em todas as largadas, elas saíam como automóveis de 1500 cm3 contra os aspirados de 3000 cm3. eram presas fáceis. mas em altas rotações eram imbatíveis. acrescenta-se a alta altitude de kyalami e explica-se as renault na frente.

TW disse...

Espetacular!
E a narração de Murray Walker é histórica.

abs

Anônimo disse...

Em apenas três voltas, eles fizeram mais ultrapassagens do que os pilotos de hoje fazem em uma só temporada !

Anônimo disse...

Postei esse aqui, meses atrás:http://www.youtube.com/watch?v=aeH-Y7bWoXs Vale pelas imagens aéreas, acho que são de helicóptero, mas estão muito estáveis. Pelo jeito podem ter sido captadas de um balão ou dirigível. Notem o Jackie Stewart, fazendo entrevistas no pódio. Outros tempos... Everson Abreu.

fernando disse...

caro Juanh, solidário com você, também tenho muitas lembranças de ver essas corridas pela TV junto de meu saudoso pai - e são muito boas lembranças.

mas penso que nos mais recentes dois ou até três anos a F1 tem sido atraente novamente.

muito devido à imposição de regras, por certo.
vejam só essa de 1979: duas marcas de carro disputando (e como!) a liderança, uma de motor 12 cilindros (que cantavam!) e uma de turbo 1.5 litros.
o turbo, ainda uma novidade, conseguindo rivalizar os históricos dodici cilindri pois Kyalami fica num lugar alto (+ de 800 metros), de ar mais rarefeito - assim como Interlagos, onde a Renault viria a vencer em 1980.

de se notar também a narração de Murray Walker - por exemplo, na primeira volta, enquanto diz o que se passa na disputa pela liderança informa que é a primeira vez que uma Renault consegue liderar uma prova - e ele usa o adjetivo 'magnificent' para os carros amarelos, por certo como elogio à nova tecnologia reintroduzida pelos franceses.
narração muito, mas muito diferente do ufanismo opinionado e obsoleto do maioral locutor da nossa retransmissora oficial da F1 atual...

ainda legal alguns detalhes como: a prova sendo interrompida pelo pr´prio Balestre; Sheckter sendo carregado pra dentro do carro de modo a não molhar as solas das sapatilhas; o fotógrafo insistentemente pedindo para poder atravessar a pista, quando os carros, em fila indiana, regressavam aos boxes.

não sei se está disponível na web, mas o final do GP Africa do Sul de 1978 também é antológico, mostra um maravilhoso duelo entre Peterson e Depailler pela vitória, que ficou com o excepcional sueco.