sábado, 17 de dezembro de 2011

Paxton

























As fotos acima mostram o STP Turbo Car em 1967.

O pai da criação, um engenheiro chamado Wallys, empolgado, chegou a mostrar sua
idéia para Carroll Shelby.

Tomou um banho de água fria.

O Cobra olhou aquilo e considerou o negócio ridículo.

Mas ele não desistiu e continuou acreditando que o troço poderia dar certo.

Por sorte o pessoal da STP se empolgou com a proposta e o projeto saiu do papel.

O bólido que aproveitava uma turbina de gás em um carro de corrida participou de
duas edições das 500 milhas de indianápolis.

Da prancheta de um cara até o templo da Indy. Um feito!

Gosto dessas coisas originais.

6 comentários:

Ron Groo disse...

É um carro esquisito. Mas ainda assim melhor do que as coisas que correm na Indy nestes tempos.

Unknown disse...

Para mim, um grande projeto de engenharia que se tornou um belo carro.

Anônimo disse...

--- parte 1 ---

É conhecido como 'Granatelli-Wallys STP-Paxton turbine car'...
e não é exatamente original... mas é bem legal....


Fiquei curioso com os 'Carros-Turbina'.
Fui dar uma pesquisadinha (hehehehe) e...


A história de 'carros turbina' em Indianapolis começa em 1955 quando um chassis Kurtis Kraft 3000 foi equipado com uma Turbina Boeing a gás (modelo 502-8C de 175 hp) com o apoio da USAF General Curtis Le May.
O carro ficou conhecido como 'SAC Fireboid'; foi usado para testes pela Firestone e em corridas de dragsters (um quarto de milha).
Correu também em uma demonstração nas preliminares da Indy 500, em 1955, como símbolo das tecnologias que estavam por vir num futuro próximo...

* http://www.lennybabe.net/indy/images/Image4.gif

Para 1962, John Zink, vencedor como proprietário em 1955 (com Bob Sweikert) e 1956 (com Pat Flaherty) na Indy 500, e seu mecânico chefe, Denny Moore, construíram um chassis para receber uma turbina (Pratt & Whitney ST6B-62).
Antes das 500 milhas, o próprio John Zink testou e bateu o carro em sua pista particular. Após os reparos, o carro foi levado a Indianapolis, onde um "piloto novato", chamado Dan Gurney, tentou qualificar o carro para a corrida. Não conseguiu.
Duane Carter, um piloto já veterano em Indianapolis, também tentou qualificar o carro e também não conseguiu. No link do paper da SAE abaixo tem alguma fotos do carro.

* http://3.bp.blogspot.com/_8LZ3IfS8Ssg/TDvYBATt-dI/AAAAAAAABHI/_2ePd1YRNWU/s1600/PW_Turbine.jpg
* http://img223.imageshack.us/img223/929/zinkturbine1962nr5.jpg
* http://www.lennybabe.net/indy/SAEpaper.htm

Aquele carro de 1962 impressionou Andy Granatelli. Em conjunto com Ken Wallys, ambos projetaram o 'STP-Paxton turbine car' para 1967.
Esse carro usava um sistema de transmissão 4x4, Ferguson (o mesmo usado no Ferguson P99, no GP da Grã-Bretanha de F1 de 1960, em Aintree por Fairman e Moss) e uma turbina de helicóptero Pratt & Whitney ST6B-62.
Nas 500 Milhas de Indianapolis de 1967, Parnelli Jones pilotou o carro e POR POUCO NÃO VENCEU A CORRIDA! Liderou desde a segunda curva da primeira volta até a volta 196!

* "Frente": http://farm1.static.flickr.com/37/124841196_424f9b3f83.jpg
* "Verso": http://farm1.static.flickr.com/34/124841240_78b2112043.jpg
* http://www.smcars.net/forums/attachments/f1-cart-indy-cars/61685d1182538016-stp-paxton-turbine-indy-car-1967-stp-color.gif
* http://www.autopuzzles.com/Indy1967.htm

--- fim parte 1 ---

um abraço,
Renato Breder

Anônimo disse...

--- parte 2 ---

Para 1968, Andy Grnatelli de novo com o patrocínio da STP e com a adição de Colin Chapman em seu "time", preparou algumas Lotus 56 turbine (Pratt & Whitney ST6B-70).
Desafortunadamente, a dupla Chapman-Granatelli perdeu dois dos pilotos cotados para pilotar o carro turbina em Indianapolis: Jim Clark, em Hockenheim, numa prova de F2 em abril, e Mike Spence já em Indianapolis, nos treinos para as 500 milhas no mês de maio.

* http://static.hlj.com/images/mfh/mfhk263_2.jpg
* http://i727.photobucket.com/albums/ww274/ratfink12/Open%20Wheel/GHillLotusTurbine68.jpg?t=1292561383
* http://fotos.subefotos.com/b9bbae0002816e57ee52c6605585a31co.jpg
* http://www.thegrid.co.uk/Index%202011/misc/STP-Lotus-turbines.jpg
* http://www.smcars.net/forums/attachments/blueprints-donation/120875d1303527634-lotus-56-turbine-1968-lotus-indy-1968-.jpg

Lado a lado: 1967 'STP-Paxton turbine car' (#40) e 1968 'Lotus 56 turbine':
* http://4.bp.blogspot.com/_8LZ3IfS8Ssg/TDvZshAkFSI/AAAAAAAABHY/pAx2xFM04_w/s1600/Turbine_cars.jpg


Depois disso, a USAC baniu os carros turbina. Eles ainda foram vistos na F1:

1971, Monza, GP da Itália:
* http://4.bp.blogspot.com/_8LZ3IfS8Ssg/TDvX5e610ZI/AAAAAAAABHA/5fZbkHqpOis/s1600/Lotus_56_Fitipaldi.jpg
1971, Brands Hatch, Race of Champions:
* http://www.jalopnik.com.br/wp-content/uploads/2010/12/fotos_01/leo_fotos/2010_julho/lotus%2056b%20fittipaldi.jpg
* http://8w.forix.com/altpower/ef-roc71.jpg
1971, Zandvoort, GP da Holanda:
* http://grandprixinsider.files.wordpress.com/2008/05/1971-walker-lotus_56b.jpg
* http://3.bp.blogspot.com/_8LZ3IfS8Ssg/TDvXrpxnMpI/AAAAAAAABGo/8uNy9_OLQD0/s1600/Lotus_56_Walker.jpg


outro abraço,
Renato Breder

PS: esse foi gigante, Corradi, mas não resisti...

Anônimo disse...

Então esse carro é parente daquele pilotado pelo Emerson?
Abç
Júlio

André Candreva disse...

Corradi,

um belo protótipo...

Renato Breder, sensacional sua pesquisa... valeu mesmo

http://pordentrodosboxes.blogspot.com/

abs...