sábado, 17 de dezembro de 2011
Paxton
As fotos acima mostram o STP Turbo Car em 1967.
O pai da criação, um engenheiro chamado Wallys, empolgado, chegou a mostrar sua
idéia para Carroll Shelby.
Tomou um banho de água fria.
O Cobra olhou aquilo e considerou o negócio ridículo.
Mas ele não desistiu e continuou acreditando que o troço poderia dar certo.
Por sorte o pessoal da STP se empolgou com a proposta e o projeto saiu do papel.
O bólido que aproveitava uma turbina de gás em um carro de corrida participou de
duas edições das 500 milhas de indianápolis.
Da prancheta de um cara até o templo da Indy. Um feito!
Gosto dessas coisas originais.
Postado por
Humberto Corradi
às
15:35
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6 comentários:
É um carro esquisito. Mas ainda assim melhor do que as coisas que correm na Indy nestes tempos.
Para mim, um grande projeto de engenharia que se tornou um belo carro.
--- parte 1 ---
É conhecido como 'Granatelli-Wallys STP-Paxton turbine car'...
e não é exatamente original... mas é bem legal....
Fiquei curioso com os 'Carros-Turbina'.
Fui dar uma pesquisadinha (hehehehe) e...
A história de 'carros turbina' em Indianapolis começa em 1955 quando um chassis Kurtis Kraft 3000 foi equipado com uma Turbina Boeing a gás (modelo 502-8C de 175 hp) com o apoio da USAF General Curtis Le May.
O carro ficou conhecido como 'SAC Fireboid'; foi usado para testes pela Firestone e em corridas de dragsters (um quarto de milha).
Correu também em uma demonstração nas preliminares da Indy 500, em 1955, como símbolo das tecnologias que estavam por vir num futuro próximo...
* http://www.lennybabe.net/indy/images/Image4.gif
Para 1962, John Zink, vencedor como proprietário em 1955 (com Bob Sweikert) e 1956 (com Pat Flaherty) na Indy 500, e seu mecânico chefe, Denny Moore, construíram um chassis para receber uma turbina (Pratt & Whitney ST6B-62).
Antes das 500 milhas, o próprio John Zink testou e bateu o carro em sua pista particular. Após os reparos, o carro foi levado a Indianapolis, onde um "piloto novato", chamado Dan Gurney, tentou qualificar o carro para a corrida. Não conseguiu.
Duane Carter, um piloto já veterano em Indianapolis, também tentou qualificar o carro e também não conseguiu. No link do paper da SAE abaixo tem alguma fotos do carro.
* http://3.bp.blogspot.com/_8LZ3IfS8Ssg/TDvYBATt-dI/AAAAAAAABHI/_2ePd1YRNWU/s1600/PW_Turbine.jpg
* http://img223.imageshack.us/img223/929/zinkturbine1962nr5.jpg
* http://www.lennybabe.net/indy/SAEpaper.htm
Aquele carro de 1962 impressionou Andy Granatelli. Em conjunto com Ken Wallys, ambos projetaram o 'STP-Paxton turbine car' para 1967.
Esse carro usava um sistema de transmissão 4x4, Ferguson (o mesmo usado no Ferguson P99, no GP da Grã-Bretanha de F1 de 1960, em Aintree por Fairman e Moss) e uma turbina de helicóptero Pratt & Whitney ST6B-62.
Nas 500 Milhas de Indianapolis de 1967, Parnelli Jones pilotou o carro e POR POUCO NÃO VENCEU A CORRIDA! Liderou desde a segunda curva da primeira volta até a volta 196!
* "Frente": http://farm1.static.flickr.com/37/124841196_424f9b3f83.jpg
* "Verso": http://farm1.static.flickr.com/34/124841240_78b2112043.jpg
* http://www.smcars.net/forums/attachments/f1-cart-indy-cars/61685d1182538016-stp-paxton-turbine-indy-car-1967-stp-color.gif
* http://www.autopuzzles.com/Indy1967.htm
--- fim parte 1 ---
um abraço,
Renato Breder
--- parte 2 ---
Para 1968, Andy Grnatelli de novo com o patrocínio da STP e com a adição de Colin Chapman em seu "time", preparou algumas Lotus 56 turbine (Pratt & Whitney ST6B-70).
Desafortunadamente, a dupla Chapman-Granatelli perdeu dois dos pilotos cotados para pilotar o carro turbina em Indianapolis: Jim Clark, em Hockenheim, numa prova de F2 em abril, e Mike Spence já em Indianapolis, nos treinos para as 500 milhas no mês de maio.
* http://static.hlj.com/images/mfh/mfhk263_2.jpg
* http://i727.photobucket.com/albums/ww274/ratfink12/Open%20Wheel/GHillLotusTurbine68.jpg?t=1292561383
* http://fotos.subefotos.com/b9bbae0002816e57ee52c6605585a31co.jpg
* http://www.thegrid.co.uk/Index%202011/misc/STP-Lotus-turbines.jpg
* http://www.smcars.net/forums/attachments/blueprints-donation/120875d1303527634-lotus-56-turbine-1968-lotus-indy-1968-.jpg
Lado a lado: 1967 'STP-Paxton turbine car' (#40) e 1968 'Lotus 56 turbine':
* http://4.bp.blogspot.com/_8LZ3IfS8Ssg/TDvZshAkFSI/AAAAAAAABHY/pAx2xFM04_w/s1600/Turbine_cars.jpg
Depois disso, a USAC baniu os carros turbina. Eles ainda foram vistos na F1:
1971, Monza, GP da Itália:
* http://4.bp.blogspot.com/_8LZ3IfS8Ssg/TDvX5e610ZI/AAAAAAAABHA/5fZbkHqpOis/s1600/Lotus_56_Fitipaldi.jpg
1971, Brands Hatch, Race of Champions:
* http://www.jalopnik.com.br/wp-content/uploads/2010/12/fotos_01/leo_fotos/2010_julho/lotus%2056b%20fittipaldi.jpg
* http://8w.forix.com/altpower/ef-roc71.jpg
1971, Zandvoort, GP da Holanda:
* http://grandprixinsider.files.wordpress.com/2008/05/1971-walker-lotus_56b.jpg
* http://3.bp.blogspot.com/_8LZ3IfS8Ssg/TDvXrpxnMpI/AAAAAAAABGo/8uNy9_OLQD0/s1600/Lotus_56_Walker.jpg
outro abraço,
Renato Breder
PS: esse foi gigante, Corradi, mas não resisti...
Então esse carro é parente daquele pilotado pelo Emerson?
Abç
Júlio
Corradi,
um belo protótipo...
Renato Breder, sensacional sua pesquisa... valeu mesmo
http://pordentrodosboxes.blogspot.com/
abs...
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