quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Regen





























Linda foto. Na legenda dizia apenas: Nurburgring. 1960. Fórmula 2.

Uma ajuda: alguém sabe mais sobre isso?

11 comentários:

Anônimo disse...

Corradi....

Tenho essa foto e as mesmas dúvidas.
Já dei uma procurada - não muito intensa, é verdade - e não consegui muita coisa.

Já li - não me lembro onde! - que seria Jim Clark 'concentrado', em Nürburgring, a bordo de uma Lotus de Formula 2 (acho que dizia ser F2), à espera da largada da prova...

Vou procurar por informações, de novo, e relato o que achar por aqui...

um abraço,
Renato Breder

Anônimo disse...

Corradi,
acho que essa é a respota (parece que eu já tinha descoberto isso antes e me esqueci de anotar as informações!)

'XXII Grosser Preis von Deutschland', 1960, em Nürburgring
Campeonato de Pilotos e Construtores de Formula 2
5a Etapa (etapa final)

PILOTO: Dan Gurney (USA)
EQUIPE: Mrs Louise Bryden-Brown (por isso uma Lotus sem o 'British Racing Green')
CARRO: Lotus 18 Climax FPF

confira aqui (não há fotos):
http://www.formula2.net/F260_14.htm

Pelas informações desse site, a corrida ocorreu sob chuva pesada. Confere com a foto. A pintura do capacete, com aquela listra branca central, realmente não parece com aquelas que Jim Clark usava.
O carro é uma Lotus 18 (um tijolinho), projeto de 1959, dava pra reconhecer isso de cara. E, agora que sei quem é o piloto, dá pra reconhecer o Gurney na foto.

Acho que é isso, então! As informações textuais batem com as informações da imagem...

outro abraço,
Renato Breder

Rui Amaral Jr disse...

Em 1960 apenas uma corrida do calendario da F2 em Nurburgring.
#21 Dan Gurney, Lotus 18 - Climax FPF e #29 George Lawton, Cooper T45 - Climax FPF.
Deve ser, Gurney chegou em 8º na vitoria de Jo Bonnier com von Tripps, Hill e Brabham a seguir.
É isso!

roberto zullino disse...

Não é F2, o carro é uma Lotus 18 que era usada na versão de 1 litro para a F3 e 1,5 litro para a F1.
A F2 apareceu depois que a F1 aumentou para 3 litros em 66.
Pelo Cooper que está na foto acho que é f1 mesmo.

Rui Amaral Jr disse...

Zulino, é F2, dei uma rápida espiada em meus arquivos,de 57 à 61 a F2 usava motores de 1.500cc, a partir de 60 até 63 os de F.Junior de 1.000cc.

roberto zullino disse...

Verdade Rui, não prestei atenção na data 1960, nessa época a F1 usava motores de 2,5 litros. Em 61 a F1 usou 1,5 litro e a F2 acabou retornando depois de 66.
Mrs Louise que figura como dona da equipe se não me engano era a mãe do Dan Gurney, os pais do Gurney eram ligados à Ópera, acho que cantores ou músicos.

Humberto Corradi disse...

O pessoal que vem aqui deveria comentar automobilismo na TV! Amigos Rui e Breder: espetacular!

Valeu

Rui Amaral Jr disse...

Zullino, estou ficando velho e esquecendo das coisas!
Vc e eu esquecemos que Ciccio Ascari foi campeão do mundo de FI em 52/53 usando a bela Ferrari 500, que era de F2. Na época uma mutreta de Enzo fez com que os dois mundiais fossem disputados com carros de F2.

Um abração

roberto zullino disse...

Rui, a F2 na realidade sempre existiu desde os anos 30, na época tinha outro nome, Voituretes, um nome francês para carros menores, a Maserati dominou muito tempo esses campeonatos com carros de 1,5 litro.
Nos anos 50 resolveram chamar de F2 os carros de até 2,5 litros, a f1 em 50/51 eram 1,5 litro com compressor e 4,5 litros aspirados na chamada regra da equivalência entra comprimidos e aspirados.
Com a saída da Alfa em 52 o Ferrari deu o golpe e o campeonato foi disputado pelas F2 dele de 2,5 litros que eram bem desenvolvidas e pegou as outras Voiturettes desprevenidas.
Depois nem sei como ficou em 54, 55, acho que as Mercedes, Ferraris e Maseratis eram 2,5 litros.
Em 56 a Ferrari ganhou com um 2,5 litros V8 da Lancia e em 57 o Fangio com uma Maserati 250 F de 2,5 litros indo os 2,5 litros até 60.
Tenho a impressão que em alguns anos não teve F2 para valer, eram as F1 com 2,5 litros e a FJunior de F3 com 1 litro.
Se pegarmos o caso desse carro, a Lotus 18, não há muitos registros dele correndo em F2, acho que a Lotus nunca teve nenhum oficial, deviam ser montados por independentes.
A Lotus sempre falou que seu chassis 18 servia para a F1 e para a F3, a F1 pelo prestígio e a F3 pelo número muito maior de carros vendidos, era da F3 que vinha o dinheiro.
De F2 nem sequer mencionavam, deviam dar uma ajudada básica apenas.

Anônimo disse...

Rui, Roberto, Corradi, 'viciados',

um pouquinho de história...

Depois da 2a Guerra, o pessoal da Alfa Romeo tirou as Alfetas do esconderijo. Eram carros de antes da Guerra (foram escondidos durante a 2a Guerra) e que acabaram vencendo os 2 primeiros Campeonatos da FIA (1950 e 1951).

A concorrência acabou "chorando": ninguém era páreo para a Alfa Romeo. Situação semelhante ao que ocorreu nos anos 30 com as "Flechas" (Mercedes-Benz) e os "Peixes" (Auto Union) de prata alemães.

A "solução" encontrada também foi semelhante. Nos anos 30, todos os construtores migraram para uma categoria menor, a Voiturette. Aliás, esta categoria é a mãe da Formula A, que veio a ser chamada, posteriormente, FORMULA 1.

Nos anos 50, a FIA quis alterar o [simples] regulamento da F1, modificando a cilindrada do motor. Passaria de 4,5 litros, motores aspirados e 1,5 litros, motores com 'supercharger' para 2,5 litros, motores aspirados e 0,75 litros, motores com 'supercharger'.

A Alfa Romeo, claro, protestou e anunciou que se retiraria da competição após a temporada de 1951 (aconteceu!). Os demais construtores alegaram que não havia tempo suficiente para a implementação do novo regulamento, assim, optou-se pela "transformação" da F1 em F2.

Já nessa época a Ferrari tinha tal força política? A 'mutreta' - como disse o Rui Amaral Jr - certamente foi encabeçada por Enzo Ferrari. A Ferrari 500-F2 era um dos melhores Formula 2 da época e Alberto Ascari comprovou isso com os 2 títulos!

um abraço,
Renato Breder

Rui Amaral Jr disse...

É Renato, todos certos, em 52/53 a FI correu com 2 litros. Depois em 54/59 2.500cc.


Abraços