Linda foto. Na legenda dizia apenas: Nurburgring. 1960. Fórmula 2.
Uma ajuda: alguém sabe mais sobre isso?
11 comentários:
Anônimo
disse...
Corradi....
Tenho essa foto e as mesmas dúvidas. Já dei uma procurada - não muito intensa, é verdade - e não consegui muita coisa.
Já li - não me lembro onde! - que seria Jim Clark 'concentrado', em Nürburgring, a bordo de uma Lotus de Formula 2 (acho que dizia ser F2), à espera da largada da prova...
Vou procurar por informações, de novo, e relato o que achar por aqui...
Corradi, acho que essa é a respota (parece que eu já tinha descoberto isso antes e me esqueci de anotar as informações!)
'XXII Grosser Preis von Deutschland', 1960, em Nürburgring Campeonato de Pilotos e Construtores de Formula 2 5a Etapa (etapa final)
PILOTO: Dan Gurney (USA) EQUIPE: Mrs Louise Bryden-Brown (por isso uma Lotus sem o 'British Racing Green') CARRO: Lotus 18 Climax FPF
confira aqui (não há fotos): http://www.formula2.net/F260_14.htm
Pelas informações desse site, a corrida ocorreu sob chuva pesada. Confere com a foto. A pintura do capacete, com aquela listra branca central, realmente não parece com aquelas que Jim Clark usava. O carro é uma Lotus 18 (um tijolinho), projeto de 1959, dava pra reconhecer isso de cara. E, agora que sei quem é o piloto, dá pra reconhecer o Gurney na foto.
Acho que é isso, então! As informações textuais batem com as informações da imagem...
Em 1960 apenas uma corrida do calendario da F2 em Nurburgring. #21 Dan Gurney, Lotus 18 - Climax FPF e #29 George Lawton, Cooper T45 - Climax FPF. Deve ser, Gurney chegou em 8º na vitoria de Jo Bonnier com von Tripps, Hill e Brabham a seguir. É isso!
Não é F2, o carro é uma Lotus 18 que era usada na versão de 1 litro para a F3 e 1,5 litro para a F1. A F2 apareceu depois que a F1 aumentou para 3 litros em 66. Pelo Cooper que está na foto acho que é f1 mesmo.
Verdade Rui, não prestei atenção na data 1960, nessa época a F1 usava motores de 2,5 litros. Em 61 a F1 usou 1,5 litro e a F2 acabou retornando depois de 66. Mrs Louise que figura como dona da equipe se não me engano era a mãe do Dan Gurney, os pais do Gurney eram ligados à Ópera, acho que cantores ou músicos.
Zullino, estou ficando velho e esquecendo das coisas! Vc e eu esquecemos que Ciccio Ascari foi campeão do mundo de FI em 52/53 usando a bela Ferrari 500, que era de F2. Na época uma mutreta de Enzo fez com que os dois mundiais fossem disputados com carros de F2.
Rui, a F2 na realidade sempre existiu desde os anos 30, na época tinha outro nome, Voituretes, um nome francês para carros menores, a Maserati dominou muito tempo esses campeonatos com carros de 1,5 litro. Nos anos 50 resolveram chamar de F2 os carros de até 2,5 litros, a f1 em 50/51 eram 1,5 litro com compressor e 4,5 litros aspirados na chamada regra da equivalência entra comprimidos e aspirados. Com a saída da Alfa em 52 o Ferrari deu o golpe e o campeonato foi disputado pelas F2 dele de 2,5 litros que eram bem desenvolvidas e pegou as outras Voiturettes desprevenidas. Depois nem sei como ficou em 54, 55, acho que as Mercedes, Ferraris e Maseratis eram 2,5 litros. Em 56 a Ferrari ganhou com um 2,5 litros V8 da Lancia e em 57 o Fangio com uma Maserati 250 F de 2,5 litros indo os 2,5 litros até 60. Tenho a impressão que em alguns anos não teve F2 para valer, eram as F1 com 2,5 litros e a FJunior de F3 com 1 litro. Se pegarmos o caso desse carro, a Lotus 18, não há muitos registros dele correndo em F2, acho que a Lotus nunca teve nenhum oficial, deviam ser montados por independentes. A Lotus sempre falou que seu chassis 18 servia para a F1 e para a F3, a F1 pelo prestígio e a F3 pelo número muito maior de carros vendidos, era da F3 que vinha o dinheiro. De F2 nem sequer mencionavam, deviam dar uma ajudada básica apenas.
Depois da 2a Guerra, o pessoal da Alfa Romeo tirou as Alfetas do esconderijo. Eram carros de antes da Guerra (foram escondidos durante a 2a Guerra) e que acabaram vencendo os 2 primeiros Campeonatos da FIA (1950 e 1951).
A concorrência acabou "chorando": ninguém era páreo para a Alfa Romeo. Situação semelhante ao que ocorreu nos anos 30 com as "Flechas" (Mercedes-Benz) e os "Peixes" (Auto Union) de prata alemães.
A "solução" encontrada também foi semelhante. Nos anos 30, todos os construtores migraram para uma categoria menor, a Voiturette. Aliás, esta categoria é a mãe da Formula A, que veio a ser chamada, posteriormente, FORMULA 1.
Nos anos 50, a FIA quis alterar o [simples] regulamento da F1, modificando a cilindrada do motor. Passaria de 4,5 litros, motores aspirados e 1,5 litros, motores com 'supercharger' para 2,5 litros, motores aspirados e 0,75 litros, motores com 'supercharger'.
A Alfa Romeo, claro, protestou e anunciou que se retiraria da competição após a temporada de 1951 (aconteceu!). Os demais construtores alegaram que não havia tempo suficiente para a implementação do novo regulamento, assim, optou-se pela "transformação" da F1 em F2.
Já nessa época a Ferrari tinha tal força política? A 'mutreta' - como disse o Rui Amaral Jr - certamente foi encabeçada por Enzo Ferrari. A Ferrari 500-F2 era um dos melhores Formula 2 da época e Alberto Ascari comprovou isso com os 2 títulos!
11 comentários:
Corradi....
Tenho essa foto e as mesmas dúvidas.
Já dei uma procurada - não muito intensa, é verdade - e não consegui muita coisa.
Já li - não me lembro onde! - que seria Jim Clark 'concentrado', em Nürburgring, a bordo de uma Lotus de Formula 2 (acho que dizia ser F2), à espera da largada da prova...
Vou procurar por informações, de novo, e relato o que achar por aqui...
um abraço,
Renato Breder
Corradi,
acho que essa é a respota (parece que eu já tinha descoberto isso antes e me esqueci de anotar as informações!)
'XXII Grosser Preis von Deutschland', 1960, em Nürburgring
Campeonato de Pilotos e Construtores de Formula 2
5a Etapa (etapa final)
PILOTO: Dan Gurney (USA)
EQUIPE: Mrs Louise Bryden-Brown (por isso uma Lotus sem o 'British Racing Green')
CARRO: Lotus 18 Climax FPF
confira aqui (não há fotos):
http://www.formula2.net/F260_14.htm
Pelas informações desse site, a corrida ocorreu sob chuva pesada. Confere com a foto. A pintura do capacete, com aquela listra branca central, realmente não parece com aquelas que Jim Clark usava.
O carro é uma Lotus 18 (um tijolinho), projeto de 1959, dava pra reconhecer isso de cara. E, agora que sei quem é o piloto, dá pra reconhecer o Gurney na foto.
Acho que é isso, então! As informações textuais batem com as informações da imagem...
outro abraço,
Renato Breder
Em 1960 apenas uma corrida do calendario da F2 em Nurburgring.
#21 Dan Gurney, Lotus 18 - Climax FPF e #29 George Lawton, Cooper T45 - Climax FPF.
Deve ser, Gurney chegou em 8º na vitoria de Jo Bonnier com von Tripps, Hill e Brabham a seguir.
É isso!
Não é F2, o carro é uma Lotus 18 que era usada na versão de 1 litro para a F3 e 1,5 litro para a F1.
A F2 apareceu depois que a F1 aumentou para 3 litros em 66.
Pelo Cooper que está na foto acho que é f1 mesmo.
Zulino, é F2, dei uma rápida espiada em meus arquivos,de 57 à 61 a F2 usava motores de 1.500cc, a partir de 60 até 63 os de F.Junior de 1.000cc.
Verdade Rui, não prestei atenção na data 1960, nessa época a F1 usava motores de 2,5 litros. Em 61 a F1 usou 1,5 litro e a F2 acabou retornando depois de 66.
Mrs Louise que figura como dona da equipe se não me engano era a mãe do Dan Gurney, os pais do Gurney eram ligados à Ópera, acho que cantores ou músicos.
O pessoal que vem aqui deveria comentar automobilismo na TV! Amigos Rui e Breder: espetacular!
Valeu
Zullino, estou ficando velho e esquecendo das coisas!
Vc e eu esquecemos que Ciccio Ascari foi campeão do mundo de FI em 52/53 usando a bela Ferrari 500, que era de F2. Na época uma mutreta de Enzo fez com que os dois mundiais fossem disputados com carros de F2.
Um abração
Rui, a F2 na realidade sempre existiu desde os anos 30, na época tinha outro nome, Voituretes, um nome francês para carros menores, a Maserati dominou muito tempo esses campeonatos com carros de 1,5 litro.
Nos anos 50 resolveram chamar de F2 os carros de até 2,5 litros, a f1 em 50/51 eram 1,5 litro com compressor e 4,5 litros aspirados na chamada regra da equivalência entra comprimidos e aspirados.
Com a saída da Alfa em 52 o Ferrari deu o golpe e o campeonato foi disputado pelas F2 dele de 2,5 litros que eram bem desenvolvidas e pegou as outras Voiturettes desprevenidas.
Depois nem sei como ficou em 54, 55, acho que as Mercedes, Ferraris e Maseratis eram 2,5 litros.
Em 56 a Ferrari ganhou com um 2,5 litros V8 da Lancia e em 57 o Fangio com uma Maserati 250 F de 2,5 litros indo os 2,5 litros até 60.
Tenho a impressão que em alguns anos não teve F2 para valer, eram as F1 com 2,5 litros e a FJunior de F3 com 1 litro.
Se pegarmos o caso desse carro, a Lotus 18, não há muitos registros dele correndo em F2, acho que a Lotus nunca teve nenhum oficial, deviam ser montados por independentes.
A Lotus sempre falou que seu chassis 18 servia para a F1 e para a F3, a F1 pelo prestígio e a F3 pelo número muito maior de carros vendidos, era da F3 que vinha o dinheiro.
De F2 nem sequer mencionavam, deviam dar uma ajudada básica apenas.
Rui, Roberto, Corradi, 'viciados',
um pouquinho de história...
Depois da 2a Guerra, o pessoal da Alfa Romeo tirou as Alfetas do esconderijo. Eram carros de antes da Guerra (foram escondidos durante a 2a Guerra) e que acabaram vencendo os 2 primeiros Campeonatos da FIA (1950 e 1951).
A concorrência acabou "chorando": ninguém era páreo para a Alfa Romeo. Situação semelhante ao que ocorreu nos anos 30 com as "Flechas" (Mercedes-Benz) e os "Peixes" (Auto Union) de prata alemães.
A "solução" encontrada também foi semelhante. Nos anos 30, todos os construtores migraram para uma categoria menor, a Voiturette. Aliás, esta categoria é a mãe da Formula A, que veio a ser chamada, posteriormente, FORMULA 1.
Nos anos 50, a FIA quis alterar o [simples] regulamento da F1, modificando a cilindrada do motor. Passaria de 4,5 litros, motores aspirados e 1,5 litros, motores com 'supercharger' para 2,5 litros, motores aspirados e 0,75 litros, motores com 'supercharger'.
A Alfa Romeo, claro, protestou e anunciou que se retiraria da competição após a temporada de 1951 (aconteceu!). Os demais construtores alegaram que não havia tempo suficiente para a implementação do novo regulamento, assim, optou-se pela "transformação" da F1 em F2.
Já nessa época a Ferrari tinha tal força política? A 'mutreta' - como disse o Rui Amaral Jr - certamente foi encabeçada por Enzo Ferrari. A Ferrari 500-F2 era um dos melhores Formula 2 da época e Alberto Ascari comprovou isso com os 2 títulos!
um abraço,
Renato Breder
É Renato, todos certos, em 52/53 a FI correu com 2 litros. Depois em 54/59 2.500cc.
Abraços
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