Sempre se diz que Emerson poderia vencer mais alguns campeonatos se continuasse na Mclaren e foi muito criticado por isso.Isto é o que uma pessoa normal faria, mas Emerson não era um homem e um piloto normal.
As vezes esquecemos que a grandeza de um homem não se mede somente pelas coisas que conquistou mas por aquilo de que abriu mão para a realização de um sonho. De um sonho com o irmão.
A equipe nunca recebeu os mesmos cosworth destinado a outras equipes genuinamente européias, isso é fato. A destacar apenas o fato de que o F-5 foi retirado da sua merecida aposentadoria para cobrir o fiasco do F-6 concorde, provavelmente um dos F-1 mais belos fabricados mas que na prática se transformou em uma bomba. era mais flexivel que uma maria-mole, jamais conseguiram acertar o milionário projeto que na realidade foi o responsável pela bancarrota da equipe. A equipe foi do céu ao inferno em apenas duas temporadas, encerrou a temporada de 78 como equipe média/grande e deu a sensação a torcida que "agora vai". aí veio o F-6 e transformou a temporada que deveria ser a redenção de vez da equipe em sua pedra tumular. Uma pena, mas tudo seria diferente se o Wilson Fittipaldi tivesse mais experiencia e menos arrogância, o que faltava na primeira sobrava na segunda.... Só para manter a coerência: nunca gostei da equipe pois enterrou a carreira de um cara que poderia tranquilamente ter ganho mais dois titulos se seguisse apenas o mercado, pois se ficasse na Mclaren seria campeão em 76 - se o Hunt foi, imagina o rato - e em 80 seria campeão no lugar do Alan Jones nos foguetes da Williams pois ele era a primeira opção de tio Frank. sem contar as temporadas de 77,79 e 81 aonde seguindo essa tendencia seria um dos candidatos ao titulo desses anos também. em 77 Lauda foi campéão na regularidade e sem adversários, em 79 foi am esma coisa para Sheckther e 81 o Reutmann perdeu o titulo para o Piquet com um carro bem melhor. Não é devaneio algum pensar que o Emerson nos carros de ponta que poderia usar nessas temporadas poderia ter feito uma "arruaça" na categoria, provou quem era quando foi correr com quase 40 anos na Indy e mostrou quem sempre foi, muitos contemporâneos o acusavam de "banana" e "frouxo" - o mesmo tipo de torcedor que hoje critica o Massa, o rubinho e o Bruno, esse tipo de torcedor sempre existiu - e tiveram que calar quando o cara foi, viu e venceu na categoria que botava medo em muita gente.
Me desculpe comparar o Emerson com Rubinho, Massa e Bruno aí já é demais. O Rato sempre guiou muito, mas foi engolido por um projeto megalomaniaco da época do Brasil Grande dos milicos. E foram trouxas porque bancaram a brincadeira em boa parte do próprio bolso e faliram. Quando foi tentar a sorte nos EUA Emerson estava quebrado. Hoje esses manés que não correm e nunca ganharam nada estão milionários.
Já disseram de tudo um pouco. . .apenas que acho que esse da foto não é o vitorioso F5A, mas o F6A sucessor do "banana" F6 Concorde conforme bem dito pelo RRG.
E se de fato o for, não era grande coisa também. . .
O grande problema da Fittipaldi foi a falta de apoio das empresas brasileiras, que poderiam ter ajudado a manter a equipe na categoria. A imprensa também tem sua parcela de culpa e os próprios torcedores na época, que nunca levaram a a equipe a sério. Falavam que equipe brasileira só serviria pra fazer vergonha e outras bobagens. Brasileiro é um povo mesquinho, que vê no sucesso do outro uma ofensa pessoal, e faz de tudo pra destruir o sonho dos outros...
Eu acho que isso aí é naquele calombo de mônaco, mas posso estar enganado.
O bizarro é que o salto foi tão grande que, vejam, parece que até o capacete do Emerson foi pra cima...
Agora, pessoal de mais idade, voces acham mesmo que, quando o Emerson parou no final de 1980, a melhor opção que ele tinha era realmente colocar o Chico Serra de piloto principal (e único) na equipe?
Achei sempre muito estranho, colocar um novato inexperiente para pilotar o único carro da equipe...
O Rosberg pai (Keke) estava na equipe Fittipaldi desde a temporada 1980, tendo conseguido alguns bons resultados, como o 3º lugar no GP da Argentina, aliás, corrida em que o finlandês estreou na equipe. Portanto, a escolha pelo Chico era, de certo modo, válida, pois ele havia conquistado o título da F-3 Inglesa em 1979.
Detalhe curioso é o de Keke ter saído da Fittipaldi no fim de 1981, sem ter feito nenhum ponto naquela temporada, para correr na Williams no ano seguinte e se sagrar campeão do mundo. Literalmente, "from zero to hero".
Verdade, eu tinha me esquecido das duas coisas, que o Chico tinha sido campeão de F3, tinha tido uma boa temporada de F2 em 1980, e que o primeiro piloto em 1981 era o Keke Rosberg!
Só em 1981 que a equipe voltou a ter apenas um piloto.
Zé Maria, eu já escrevi quase um "tratado" sobre a lama de vira-latas que foi o eufemismo criado pelo grande jornalista - e tricolor - Nelson Rodrigues para classificar o brasileiro médio, procure no google que você deve achar algo que escrevi sobre isso e publiquei na época no gptotal, na época acho que foi defendendo o Massa - pré molada, depois da molada não dá para defende-lo de nada - pois para boa parte dos torcedores(?0 uma das graças é ridicularizar e menosprezar os brasileiros que alcançam algum sucesso lá fora. Isso remonta a época do Chico Landi.....
13 comentários:
Bom dia!
Sempre bom começando pelo Rato! Nesta corrida o Cosworth mais uma vez o deixou na mão!
Sempre se diz que Emerson poderia vencer mais alguns campeonatos se continuasse na Mclaren e foi muito criticado por isso.Isto é o que uma pessoa normal faria, mas Emerson não era um homem e um piloto normal.
As vezes esquecemos que a grandeza de um homem não se mede somente pelas coisas que conquistou mas por aquilo de que abriu mão para a realização de um sonho. De um sonho com o irmão.
Grande Rato
Belo carro, mas já tinha sido puxado até ao limite por essa altura. E ainda por cima, com o fracasso do F6, a temporada de 1979 foi um desastre...
A equipe nunca recebeu os mesmos cosworth destinado a outras equipes genuinamente européias, isso é fato. A destacar apenas o fato de que o F-5 foi retirado da sua merecida aposentadoria para cobrir o fiasco do F-6 concorde, provavelmente um dos F-1 mais belos fabricados mas que na prática se transformou em uma bomba. era mais flexivel que uma maria-mole, jamais conseguiram acertar o milionário projeto que na realidade foi o responsável pela bancarrota da equipe.
A equipe foi do céu ao inferno em apenas duas temporadas, encerrou a temporada de 78 como equipe média/grande e deu a sensação a torcida que "agora vai". aí veio o F-6 e transformou a temporada que deveria ser a redenção de vez da equipe em sua pedra tumular. Uma pena, mas tudo seria diferente se o Wilson Fittipaldi tivesse mais experiencia e menos arrogância, o que faltava na primeira sobrava na segunda....
Só para manter a coerência: nunca gostei da equipe pois enterrou a carreira de um cara que poderia tranquilamente ter ganho mais dois titulos se seguisse apenas o mercado, pois se ficasse na Mclaren seria campeão em 76 - se o Hunt foi, imagina o rato - e em 80 seria campeão no lugar do Alan Jones nos foguetes da Williams pois ele era a primeira opção de tio Frank. sem contar as temporadas de 77,79 e 81 aonde seguindo essa tendencia seria um dos candidatos ao titulo desses anos também. em 77 Lauda foi campéão na regularidade e sem adversários, em 79 foi am esma coisa para Sheckther e 81 o Reutmann perdeu o titulo para o Piquet com um carro bem melhor.
Não é devaneio algum pensar que o Emerson nos carros de ponta que poderia usar nessas temporadas poderia ter feito uma "arruaça" na categoria, provou quem era quando foi correr com quase 40 anos na Indy e mostrou quem sempre foi, muitos contemporâneos o acusavam de "banana" e "frouxo" - o mesmo tipo de torcedor que hoje critica o Massa, o rubinho e o Bruno, esse tipo de torcedor sempre existiu - e tiveram que calar quando o cara foi, viu e venceu na categoria que botava medo em muita gente.
Rubem Rodriguez Gonzalez
Me desculpe comparar o Emerson com Rubinho, Massa e Bruno aí já é demais. O Rato sempre guiou muito, mas foi engolido por um projeto megalomaniaco da época do Brasil Grande dos milicos. E foram trouxas porque bancaram a brincadeira em boa parte do próprio bolso e faliram. Quando foi tentar a sorte nos EUA Emerson estava quebrado. Hoje esses manés que não correm e nunca ganharam nada estão milionários.
Já disseram de tudo um pouco. . .apenas que acho que esse da foto não é o vitorioso F5A, mas o F6A sucessor do "banana" F6 Concorde conforme bem dito pelo RRG.
E se de fato o for, não era grande coisa também. . .
Zé Maria
O grande problema da Fittipaldi foi a falta de apoio das empresas brasileiras, que poderiam ter ajudado a manter a equipe na categoria. A imprensa também tem sua parcela de culpa e os próprios torcedores na época, que nunca levaram a a equipe a sério. Falavam que equipe brasileira só serviria pra fazer vergonha e outras bobagens. Brasileiro é um povo mesquinho, que vê no sucesso do outro uma ofensa pessoal, e faz de tudo pra destruir o sonho dos outros...
Eu acho que isso aí é naquele calombo de mônaco, mas posso estar enganado.
O bizarro é que o salto foi tão grande que, vejam, parece que até o capacete do Emerson foi pra cima...
Agora, pessoal de mais idade, voces acham mesmo que, quando o Emerson parou no final de 1980, a melhor opção que ele tinha era realmente colocar o Chico Serra de piloto principal (e único) na equipe?
Achei sempre muito estranho, colocar um novato inexperiente para pilotar o único carro da equipe...
E ai, quais as suas opiniões?
Bragatto
Não sei quais seriam as outras opções. Mas penso que hoje é mais fácil analisar e questionar decisões (digo, depois que o jogo terminou).
Valeu
Caro Carlos,
O Rosberg pai (Keke) estava na equipe Fittipaldi desde a temporada 1980, tendo conseguido alguns bons resultados, como o 3º lugar no GP da Argentina, aliás, corrida em que o finlandês estreou na equipe.
Portanto, a escolha pelo Chico era, de certo modo, válida, pois ele havia conquistado o título da F-3 Inglesa em 1979.
Detalhe curioso é o de Keke ter saído da Fittipaldi no fim de 1981, sem ter feito nenhum ponto naquela temporada, para correr na Williams no ano seguinte e se sagrar campeão do mundo. Literalmente, "from zero to hero".
Rafael foi no alvo!!! Muito bom o que foi escrito, retrata bem a (triste) realidade. . .
Zé Maria
PS: acho que é a tal da síndrome do cachorro vira lata!!
Verdade, eu tinha me esquecido das duas coisas, que o Chico tinha sido campeão de F3, tinha tido uma boa temporada de F2 em 1980, e que o primeiro piloto em 1981 era o Keke Rosberg!
Só em 1981 que a equipe voltou a ter apenas um piloto.
Zé Maria, eu já escrevi quase um "tratado" sobre a lama de vira-latas que foi o eufemismo criado pelo grande jornalista - e tricolor - Nelson Rodrigues para classificar o brasileiro médio, procure no google que você deve achar algo que escrevi sobre isso e publiquei na época no gptotal, na época acho que foi defendendo o Massa - pré molada, depois da molada não dá para defende-lo de nada - pois para boa parte dos torcedores(?0 uma das graças é ridicularizar e menosprezar os brasileiros que alcançam algum sucesso lá fora. Isso remonta a época do Chico Landi.....
Rubem Rodriguez Gonzalez
Postar um comentário