terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Cavaleiros


























Público espalhado pela pista.

Pneus.

A cerca igual a um varal.

Mato alto.

As fotos de Zandvoort e Riverside são de 1960.

A última, do Dundrod Circuit, na Irlanda do Norte, é de 1953.

É de coisas assim que eu gosto.

10 comentários:

fernando disse...

Zandvoort, muito legal com o público, que ainda hoje em dia pode se postar nas dunas em quase todo o entorno da pista.
na foto, o grid logo após a largada de um GP (1960?) no trecho após a Tarzan e logo antes do hairpin Hugenholtz atrás dos pits.

a se notar as BRMs com o exótico sistema de transmissão que utilizava um disco de freio - !?.

Rubem Rodriguez Gonzalez Filho disse...

a segurança era algo incrível,mais valia a pena por que as corridas eram muito boas,o tempo que não volta mais

Anônimo disse...

Identificação dos Cavaleiros...

* FOTO 1 *****

Pelos capacetes, dá para identificar alguns pilotos:

- Graham Hill (capacete preto com as pás de remo), numa BRM P48, à extrema esquerda;
- Chris Bistow, no carro #8, uma Cooper T51, capacete preto com uma faixa quadriculada preto e branca;
- Dan Gurney, de capacete azul escuro com uma faixa branca central, na outra BRM P48;
- Phil Hill, o capacete branco à frente de Graham Hill, numa Ferrari 256F1.

O capacete cinza com uma faixa escura, à frente de Dan Gurney, poderia ser de alguns pilotos: Wolfgang Von Trips, Jack Brabham, Roy Salvadori, Alan Stacey ou Bruce McLaren, por exemplo.

- Wolfgang Von Trips, numa Ferrari 256F1, está mais para trás do pelotão da foto...
- Jack Brabham, a bordo de sua Cooper T53, está lá na frente liderando o pelotão!
- Roy Salvadori, numa Aston Martin DBR4, não largou para esse GP; brigava pela 'grana' da largada...
- Alan Stacey, em sua Lotus 18, está lá na frente em 4o lugar!

- O piloto à frente de Gurney é, então, Bruce McLaren, numa Cooper T53.
- O piloto à frente de McLaren, com o capacete claro e uma 'cruz' escura aparecendo nele, é Jo Bonnier, a bordo da outra BRM P48 (compare seu carro com a BRM de Gurney ou Graham Hill).

Dá pra ver ainda, e em ordem, as Lotus 18 (os 'tijolinhos sobre rodas') de Stacey, Innes Ireland (capacete quase inverso ao de Bristow) e Stirling Moss (capacete branco).
Jack Brabham está à frente mas não aparece na foto...

Bom, é claro que além dos capacetes, eu 'consultei' uma outra foto que tenho desse pelotão, tirada de frente... hehehe


* FOTO 2 *****

Com os números aparentes é mais fácil!

- O #25 é Pete Lovely em sua Cooper T45 com motor Ferrari 625LM.
- Olivier Gendebien aparece atrás de Lovely numa Cooper T51 com motor Climax FPF 2,5 litros.
- O #26 é Wolfgang von Trips em uma Cooper T51 com motor Maserati 250S!

Daí para trás, não consegui identificar bem se há 1 ou 2 carros.
- Se for 1 carro, deve ser Ron Flockhart em outra Cooper T51 Climax.
- Se forem 2 carros (me parece ser esse o caso), o carro imediatemente atrás de Von Trips está fora da foto e o que aparece pode ser Bob Drake numa velha Maserati 250F.

Quanta Cooper nessa corrida!
E nada de Ferrari, exceto o motor da Cooper de Lovely...
O 'Stats F1' me ajudou um pouco nessa...


* FOTO 3 *****

Talvez seja o Ulster Trophy de 1953, em Dundrod, Irlanda do Norte (uma prova de Formula 2).
Se for isso, então a foto é de Duncan Hamilton numa HWM 53 Alta.



um abraço,
Renato Breder

Humberto Corradi disse...

O Breder só não disse os nomes dos dois caras assistindo a prova atrás da cerca...

zamborlini disse...

mas dá uns minutos q ele descobre. rsrs.
é a enciclopédia do blog.

Anônimo disse...

Cerca?? Qual cerca???

outro abraço,
Renato Breder

TW disse...

Humberto,

belíssimas imagens! Parabéns pelo trabalho de regatá-las.

abs

politicamente_incorreto disse...

As pesquisas do Breder estão muito fracas..... imagina que ele não está colocando o CPF, o RG,o numero da carteira de motorista e nem a filiação e o endereço completo de todos os participantes. E ainda falta como disse o Corradi, falta os dados dos espectadores e posso acrescentar que você esqueceu de dar o nome e endereço dos caras que fizeram o asfalto da pista.... tá muito fraco!!!!!!

PS. É claro que esse comentário é uma singela homenagem ao maior e mais completo pesquisador do pedaço. além de pesquisador entende do que está pesquisando.

Rubem Rodriguez Gonzalez

Anônimo disse...

Tá bom, Ruben...
mea culpa! falha minha! vou caprichar mais na próxima vez.. e prometo tentar ser mais completo, sem esquecer nenhum detalhe!

me desculpe...

outro abraço,
Renato Breder


PS: KKKKKKKKKKKKKKKKK

carlo paolucci disse...

Master Humberto,

No meu país, me lembro quando pequeno em Spa, ficava a centímetros da cerca de arame q separava a pista do público. Morria gente, mas era puro ouro.
Saudações belgo-monarquistas
carlo paolucci