Em 1982, ao que parece, só houve o lançamento da 'Formula 2 Codasur' (Confederación Deportiva Automovilística Sudamericana) e não um campeonato. Apenas 2 corridas promocionais aconteceram: em Tarumã (17 de outubro de 1982) e em Buenos Aires. Na wikipedia há a listagem completa de cada carro/piloto para as 4 temporadas [de existência] da 'F2 Codasur' (link: http://es.wikipedia.org/wiki/F%C3%B3rmula_2_Codasur).
Fica claro que o carro #3 na foto é de Juan Manuel Fangio II (pelos patrocinadores envolvidos). Mas, nos campeonato que disputou (1983 e 1984), ele usou apenas os números 9 e 18. Assim a foto é mesmo de 1982, em Tarumã ou Buenos Aires...
Mais ou menos, eu identifiquei os seguintes pilotos na foto:
#3 Juan Manuel Fangio Jr (Berta Dodge Mk2 VW 1500) da 'Marlboro-De Guidi' #1 Guillermo Maldonado (Berta Dodge Mk2 VW 1500) da '43/70 Yomel-Maldonado Competición' #4 Alberto Scarazzini (Berta Dodge Mk2 VW 1500) da '43-70-Scarazzini Competición' [talvez] #6 Juan Carlos Ridolfi (Berta Dodge Mk2 VW 1500) da 'Viceroy-Di Palma' [atrás do #4] #30 Fernando Croceri (Berta Dodge Mk2 VW 1500) da 'INI Competición' [carro vermelho com asa dianteira branca] #5 Rúben Luis di Palma (Berta Dodge Mk2 VW 1500) da '43-70 Di Palma' [carro dourado à frente do Croceri] #19 Sergio Santander (Berta Mk2 Renault 18) da 'Antelo' [carro amarelo]
mas, claro, pode haver muitos erros nessa minha identificação... a numeração dessa foto, certamente, não foi mantida no campeonato de 1983...
Pelo que lembro, esses carros com o símbolo da VW na frente eram os bichos papões do campeonato, motores do Dodge - VW extensamente modificados pelo Mestre Oreste Berta. Os motores do Passat usados pelos brasileiros não costumavam ter a menor chance... 43-70, se não me engano, era uma marca de cigarro (nem sei se existe ainda). Não lembro se o chassi também era do Berta.
Es la Formula 2 Codasur; los chasis son casi todos Berta MKII, fabricados por Oreste Berta en la fortaleza de Alta Gracia, en Córdoba, Argentina. Luego aparecieron algunos chasis Muffatao, que eran muy parecidos al Berta. Esta categoría se convirtió luego en la F3 Sudamericana. Abrazos!
Muito bom ter publicado algo daki. Teu blog tem imagens fantásticas, mas seria legal q mostrasse um pouco das corridas daki da america latina. Os carros dos argentinos são Berta, como já mencionado aki. O Muffatão foi cópia dos berta feitos pelo bota Pedro Muffato, provavelmente sob licença, e usados pelos pilotos brasileiros no sulamenricano de F 2, estes correndo com alcool, enaquanto os gringos usavam gasolina. Os brasileiros usavam na f2 brasil os polar e heve da extinta super v, e Pedro Muffato tratou de fazer algo mais moderno porke do jeito q estava ñ daria mais. Dpois, virou sul americano de F2 e algum tempo mais tarde sul americano de f3 com chassis ingles, italiana e, tb, berta, todos usando gasolina. Em relação a pista, acho q ñ é Tarumã. Abração
13 comentários:
Corradi,
não sei muito de Formula 2, mas me parece um piloto argentino no carro número 3 ('Quilmes')...
Por enquanto achei só isso. Ajuda?
http://blogdosanco.blogspot.com/search/label/F%C3%B3rmula%202
um abraço,
Renato Breder
Breder
acho que isso é na Argentina. Mas não tenho certeza.
Valeu
Breder
Legal. E cada imagem ótima. Gosto dessas coisas.
Pra olhar com calma.
Boa descoberta.
Valeu
E seguindo a tendência da época, tem pelo menos um piloto usando um Simpson Bandit!
Motor Volks é coisa da F2 Codasur. Aquela turma bem antigona (Leonel Friedrich, Guillermo Maldonado, Guillermo Kissling) deve estar tudo aí no meio.
Corradi (e demais 'viciados', claro!),
Em 1982, ao que parece, só houve o lançamento da 'Formula 2 Codasur' (Confederación Deportiva Automovilística Sudamericana) e não um campeonato. Apenas 2 corridas promocionais aconteceram: em Tarumã (17 de outubro de 1982) e em Buenos Aires.
Na wikipedia há a listagem completa de cada carro/piloto para as 4 temporadas [de existência] da 'F2 Codasur' (link: http://es.wikipedia.org/wiki/F%C3%B3rmula_2_Codasur).
Fica claro que o carro #3 na foto é de Juan Manuel Fangio II (pelos patrocinadores envolvidos). Mas, nos campeonato que disputou (1983 e 1984), ele usou apenas os números 9 e 18. Assim a foto é mesmo de 1982,
em Tarumã ou Buenos Aires...
Mais ou menos, eu identifiquei os seguintes pilotos na foto:
#3 Juan Manuel Fangio Jr (Berta Dodge Mk2 VW 1500) da 'Marlboro-De Guidi'
#1 Guillermo Maldonado (Berta Dodge Mk2 VW 1500) da '43/70 Yomel-Maldonado Competición'
#4 Alberto Scarazzini (Berta Dodge Mk2 VW 1500) da '43-70-Scarazzini Competición' [talvez]
#6 Juan Carlos Ridolfi (Berta Dodge Mk2 VW 1500) da 'Viceroy-Di Palma' [atrás do #4]
#30 Fernando Croceri (Berta Dodge Mk2 VW 1500) da 'INI Competición' [carro vermelho com asa dianteira branca]
#5 Rúben Luis di Palma (Berta Dodge Mk2 VW 1500) da '43-70 Di Palma' [carro dourado à frente do Croceri]
#19 Sergio Santander (Berta Mk2 Renault 18) da 'Antelo' [carro amarelo]
mas, claro, pode haver muitos erros nessa minha identificação... a numeração dessa foto, certamente, não foi mantida no campeonato de 1983...
outro abraço,
Renato Breder
Pelo que lembro, esses carros com o símbolo da VW na frente eram os bichos papões do campeonato, motores do Dodge - VW extensamente modificados pelo Mestre Oreste Berta. Os motores do Passat usados pelos brasileiros não costumavam ter a menor chance... 43-70, se não me engano, era uma marca de cigarro (nem sei se existe ainda). Não lembro se o chassi também era do Berta.
Rafael, Breder, Verde e Bianchini
Com os comentários de vocês as coisas só vão clareando.
O Bom é que eu estou aprendendo!
Valeu
Hola!
Esa foto es del año 1982, Scarazzini con el número 1, Fangio con el 3. Seguramente en Taruma.
Saludos.
Ao colega Bianchini e aos demais, tenho quase certeza de que todos os chassis eram "Mufattão", construidos pelo brasileiro Pedro "prefeito" Mufatto.
Penso até que era o único chassis disponível na categoria. . .ou pelo menos o único competitivo, daí a maioria. . .
Zé Maria
Es la Formula 2 Codasur; los chasis son casi todos Berta MKII, fabricados por Oreste Berta en la fortaleza de Alta Gracia, en Córdoba, Argentina. Luego aparecieron algunos chasis Muffatao, que eran muy parecidos al Berta. Esta categoría se convirtió luego en la F3 Sudamericana.
Abrazos!
WAC, Zé Maria e Juanh
Nem preciso hesitar em postar fotos assim.
A ajuda é sempre precisa e preciosa.
Valeu!
Muito bom ter publicado algo daki. Teu blog tem imagens fantásticas, mas seria legal q mostrasse um pouco das corridas daki da america latina. Os carros dos argentinos são Berta, como já mencionado aki. O Muffatão foi cópia dos berta feitos pelo bota Pedro Muffato, provavelmente sob licença, e usados pelos pilotos brasileiros no sulamenricano de F 2, estes correndo com alcool, enaquanto os gringos usavam gasolina. Os brasileiros usavam na f2 brasil os polar e heve da extinta super v, e Pedro Muffato tratou de fazer algo mais moderno porke do jeito q estava ñ daria mais. Dpois, virou sul americano de F2 e algum tempo mais tarde sul americano de f3 com chassis ingles, italiana e, tb, berta, todos usando gasolina.
Em relação a pista, acho q ñ é Tarumã.
Abração
Tazio Nuvolari
Postar um comentário