Corradi, coloque um post com pelo menos umas cinco fotos do Merzario na F-1 e faça uma enquete para ver se descobrimos como ele enxergava a pista, acho que honestamente ele guiava por GPS, se bem que não havia GPs na época.....mistério....
O carro da foto era da equipe 'Frank Williams Racing'. É um Iso-Marlboro IR. O chassi desse carro é o #IR-03, que teve sua estréia exatamente nesse GP da França. Em 1974, além da França, esse chassi esteve nos GPs da Grã-Bretanha, Alemanha, Áustria, Itália, Canadá e EUA, sempre nas mãos de Arturo Merzario. Os outros chassis, #IR-02 e #IR-04, deram "origem" ao modelos FW02 e FW03, respectivamente, da equipe de Frank Williams, em 1975. A partir do modelo FW04 (estréia na Espanha), os chassis da Williams foram de construção própria...
Em 1976, o novo time Wolf-Williams, descartou os chassis FW04, comprou alguns chassis Hesketh 308C (#308C/1 e #308C/2) e 'montou' seus carros rebatizando-os como Williams FW05 (#FW05/1 e #FW05/2, respectivamente). A partir do GP britânico a equipe estreiou o chassi próprio, o #FW05/3. Em 1977, a Wolf-Williams se transmutou na Wolf. Só em 1978, Frank Williams voltou com equipe (Williams GP Engineering) e chassi (FW06) próprios... o resto é história...
Aliás, quem tiver dinheiro suficiente... FW03 à venda! http://www.motorsportretro.com/2011/09/williams-fw03/
Lembro que em 78 todos na encolha riam do tio Frankie pois ele andava de boxe em boxe "cantando" pilotos para mais um de seus projetos visionários que é claro todos tinham certeza que não daria em nada, o primeiro a ser lembrado e a escolha preferida de Frakie foi Emerson conforme o Corradi já retratou em um post, foi escorraçado pelo coveiro Wilsinho. Sem o seu piloto preferido foi atrás dos outros e diante de recusas educadas e outras nem tanto acabou "sobrando" para o Alan Jones que apesar de talentoso parecia mais outro que a carreira não iria dar em nada e Clay Regazzoni estava praticamernte acabado para a categoria, deu no que deu o Rega ganhou a primeira corrida da escuderia no Gp da Inglaterra e Jones só não foi campeão porque a primeira parte do campeonato foi fraca e em 1980 veio a consagração total. Uma bela história de alguém que parecia fadado ao fracasso e deu a volta por cima. Tio Frankie é possivelmente o maior operário do circo, um sobrevivente.
"Caracas de Venezuela", como diria o Hugo Chaves!!!
Quem chega "atrasado" por aqui não fica nem com a sobra. . .
Já disseram tudo, apenas queria registrar que foi com esse carro que "Sir" Frank começou a mostrar algum serviço, o danado andava até que bem. . .quando não quebrava. . . e como bem lembrou o amigo d'além mar Speeder_76 lá no fundo vem a BRM P alguma coisa, acho que era a 204 (ajuda aí, "entidade". . .) com o Beltoise, ambos chegaram a fazer 2º na Africa do Sul. . .a danada era linda, ainda mais nessa pintura verde/prata!!
12 comentários:
Atrás dele vem o BRM de Jean-Pierre Beltoise, naquele que viria a ser o seu último ano competitivo.
Que carro lindo heim...
É sempre bom lembrar Merzario.
Corradi, coloque um post com pelo menos umas cinco fotos do Merzario na F-1 e faça uma enquete para ver se descobrimos como ele enxergava a pista, acho que honestamente ele guiava por GPS, se bem que não havia GPs na época.....mistério....
Rubem Rodriguez Gonzalez
Uno de los primeros Williams de F1; todo cambió con el FW06 y la llegada de los petrodólares.
Abrazos!
Além do que o Rubem destacou, Merzario tinha um dos capacetes mais esquisitos que eu me lembro...
* http://www.freewebs.com/helmetsnl/Merzario%20a.jpg
* http://imageshack.us/f/162/merzariothrx80lrwt8.jpg/
um abraço,
Renato Breder
Corradi,
Merzario tem carisma... e a foto é muito legal...
só uma dúvida: A equipe não seria a ISO-Marlboro e o carro ISO-Marlboro FW? Williams não seria a partir de 1975??
abs...
Rubem
outro dia perguntei isso aqui...
http://f1corradi.blogspot.com/2011/08/braille.html
Valeu
OPS!!! Em tempo...
O carro da foto era da equipe 'Frank Williams Racing'.
É um Iso-Marlboro IR. O chassi desse carro é o #IR-03, que teve sua estréia exatamente nesse GP da França.
Em 1974, além da França, esse chassi esteve nos GPs da Grã-Bretanha, Alemanha, Áustria, Itália, Canadá e EUA, sempre nas mãos de Arturo Merzario.
Os outros chassis, #IR-02 e #IR-04, deram "origem" ao modelos FW02 e FW03, respectivamente, da equipe de Frank Williams, em 1975.
A partir do modelo FW04 (estréia na Espanha), os chassis da Williams foram de construção própria...
Em 1976, o novo time Wolf-Williams, descartou os chassis FW04, comprou alguns chassis Hesketh 308C (#308C/1 e #308C/2) e 'montou' seus carros rebatizando-os como Williams FW05 (#FW05/1 e #FW05/2, respectivamente).
A partir do GP britânico a equipe estreiou o chassi próprio, o #FW05/3.
Em 1977, a Wolf-Williams se transmutou na Wolf.
Só em 1978, Frank Williams voltou com equipe (Williams GP Engineering) e chassi (FW06) próprios... o resto é história...
Aliás, quem tiver dinheiro suficiente... FW03 à venda!
http://www.motorsportretro.com/2011/09/williams-fw03/
outro abraço,
Renato Breder
Corradi,
A grande questão é uma só. Como é que ele enxergava a pista?
abs
Lembro que em 78 todos na encolha riam do tio Frankie pois ele andava de boxe em boxe "cantando" pilotos para mais um de seus projetos visionários que é claro todos tinham certeza que não daria em nada, o primeiro a ser lembrado e a escolha preferida de Frakie foi Emerson conforme o Corradi já retratou em um post, foi escorraçado pelo coveiro Wilsinho. Sem o seu piloto preferido foi atrás dos outros e diante de recusas educadas e outras nem tanto acabou "sobrando" para o Alan Jones que apesar de talentoso parecia mais outro que a carreira não iria dar em nada e Clay Regazzoni estava praticamernte acabado para a categoria, deu no que deu o Rega ganhou a primeira corrida da escuderia no Gp da Inglaterra e Jones só não foi campeão porque a primeira parte do campeonato foi fraca e em 1980 veio a consagração total.
Uma bela história de alguém que parecia fadado ao fracasso e deu a volta por cima. Tio Frankie é possivelmente o maior operário do circo, um sobrevivente.
Rubem Rodriguez Gonzalez
"Caracas de Venezuela", como diria o Hugo Chaves!!!
Quem chega "atrasado" por aqui não fica nem com a sobra. . .
Já disseram tudo, apenas queria registrar que foi com esse carro que "Sir" Frank começou a mostrar algum serviço, o danado andava até que bem. . .quando não quebrava. . . e como bem lembrou o amigo d'além mar Speeder_76 lá no fundo vem a BRM P alguma coisa, acho que era a 204 (ajuda aí, "entidade". . .) com o Beltoise, ambos chegaram a fazer 2º na Africa do Sul. . .a danada era linda, ainda mais nessa pintura verde/prata!!
Zé Maria
Zé Maria, e demais 'viciados,
o carro do Beltoise é um BRM P201...
Aliás, comparem as cores dessa BRM com um certo carro da temporada de 2011...
BRM P201:
http://b.f1-facts.com/ul/a/3198
Mercedes-Benz W02:
http://motorsport.nextgen-auto.com/gallery/pictures/2011/f1/test-valencia-03fev/204.jpg
E aqui, a BRM P201 em muitos detalhes!
http://trackthoughts.com/2010/04/29/the-brm-p201-in-detail/
mais um abraço,
Renato Breder
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