Belas fotos de belos carros... e de belas pistas também...
* Foto 1 * Laguna Seca, 1966. Bruce McLaren (#4) a bordo de uma 'McLaren Elva Mark II' com motor Chevrolet-Oldsmobile 5,5 litros V8. Atrás dele vem Jim Hall (#66) a bordo de um 'Chaparral 2E' com motor Chevrolet 5,9 litros V8.
* Foto 2 * Laguna Seca, 1966. Bob Challman (#12) pilotando seu 'Cherokee MkI' equipado com um Ford 4,7 litros V8. O nome do carro aparece bem no bico, à frente do número: 'Cherokee Mark One'. O carro foi originado/derivado de um Lotus 30 que Challman modificou e deu origem a esse bélo "indígena"... http://i281.photobucket.com/albums/kk236/slottercan-am/can-am%20cars/Chapter7.jpg
* Foto 3 * Bridgehampton, 1968 Denny Hulme a bordo de uma 'McLaren M8A' equipada com um motor 'Chevrolet V8' de 7 litos preparado pela 'McLaren Engine Division'. Ao fundo, dá pra ver o 'Chaparral 2G' de Jim Hall também motorizado com um 'Chevrolet V8' de 7 litros.
Que diversidade de design e motorização... Beleza na diversidade... Hoje em dia, feiúra coletiva em 'degraus'...
Pois é Breder. A F1 apela para os "degraus", enquanto a popularidade da categoria rola pela escada... Trocadilho infame, porém necessário ! Um abraço, Can Am.
Well, estou mais à vontade agora que todos pelo visto compartilham a antipatia que já possuo há muito tempo pela ditadura dos "cagalhões com asa" que são os bólidos de hoje em dia na categoria máxima(?) do automobilismo. Um dia o ser humano vai se dar conta do que já sabe há muito tempo. que a beleza e perfeição - ou o que se pode se aproximar dela - só são conseguidas através da simplicidade. A constituição americana é um primor por possuir apenas 13 artigos -será que estou certo? não seriam 11 ou 14? sei lá... pesquisa não é o meu forte, fiquemos com os 13 mesmo - que beiram a perfeição não pelo que dizem, mas exatamente pelo que deixam de dizer. Ao mesmo tempo a nossa constituição quer regulamentar até o ciclo menstrual dos tamanduás. ( tamanduá tem ciclo menstrual?) a deles cabe em uma folha de papel A4, a nossa deve estar pesando uns 50 kg, fora emendas e itens que nunca foram regulamentados. some-se a isso 37 instâncias recursais - será que são 37 mesmo? - nos tribunais da vida.... Só citei esse exemplo chato porque hoje eu vejo o regulamento da categoria exatamente como a constituição brasileira: enorme, novo, todo remendado, cheio de ítens inuteis, outros tantos que jamais valem, todos os anos muda alguma coisa e no final cabe recurso para tudo.... Desculpe, mas duas coisas mais parecidas eu nunca ví.e é exatamente por ser um roteiro atualizado do samba do crioulo doido que o regulamento atual da F-1 é que dá margens para essas escrotidões que se arrastam pelas pistas. A hora que quiserem um regulamento decente liguem para nós aqui no blog do Corradi que em apenas um mês no Tahiti com tudo pago e umas massagistas suecas nós bolamos um bem melhor, é pagar - e pouco para os padrões da F-1- para ver....
Em tempo porque já ia me esqueçendo: Esses carros da Cam Am mexem com o meu inconciente em relação a carros de corrida, afinal são sem dúvida alguma os carros contemporâneos do Speedy Racer, uns aí são a cara do carro do corrdor X, outros parecem os carros da equipe acrobática. Por muitos anos na minha infância esse era o modelo de carros de corrida que vinham automaticamente à mente. só sabia gatarujar carros de corrida nesse estilo até os meus 10 anos de idade, só aí que realmente descobri os F-1. Lembram também a saudosa Divisão 4 brasileira que morreu por falta de inteligência em 1976, não tenho dúvidas que uma categoria dessas hoje em dia com apenas uma mídia razoável e um regulamento simples faria o maio sucesso.
Já o disseram tudo!! E o Rubem foi a cereja do bolo!! Realmente, com esse monte de degrau, vai ser um tal de rolar escada abaixo, como o Can Am bem "trocadilhou"! é uma pena, qlgum dia, quem sabe, o simples volta a ser a melhor alternativa. . .
Zé Maria
PS: como curiosidade, até o "mago" Newey "comprou pronto" o degrau, só a McLaren é que apresentou alguma coisa diferente (e muito bela), pelo menos até agora. . .
Olá pessoal do Atlântico Sul, parabéns Corradi, considero o seu blog uma das pérolas do desporto motorizado na net em língua portuguesa. Sou um visitante quase diário deste espaço que aprendi a estimar, e hoje estreio-me nos comentários. Acompanho os desportos motorizados desde que comecei a puder assistir aos GP's na RTP (TV portuguesa), no já algo distante ano de 1970 (tinha 9 anitos), e fiquei desde logo fã de Ronnie Peterson e da sua condução no limite do controlo. Neste últimos anos tenho vagueado pelos blogs do desporto motorizado, Cadernos do Automobilismo, F1 Nostalgia, PandiniGP, Continental Circus, Pilotoons, Le Mans Portugal, e desde há dois ou três meses o seu) mas não sou grande participante nos comentários e outros escritos, talvez por já ter tido más experiências em alguns fóruns. Quanto ao tema deste artigo, eu sou um apreciador destes magníficos carros da CanAm, e há alguns anos publiquei um artigo no fórum Autosport (Português) sobre um dos seus mais ilustres personagens: Jim Hall. Quem quiser pode acedê-lo no endereço: http://autosport.aeiou.pt/gen.pl?p=stories&op=view&fokey=as.stories/75016&skin= Espero que gostem.
11 comentários:
Belas fotos de belos carros... e de belas pistas também...
* Foto 1 *
Laguna Seca, 1966.
Bruce McLaren (#4) a bordo de uma 'McLaren Elva Mark II' com motor Chevrolet-Oldsmobile 5,5 litros V8.
Atrás dele vem Jim Hall (#66) a bordo de um 'Chaparral 2E' com motor Chevrolet 5,9 litros V8.
* Foto 2 *
Laguna Seca, 1966.
Bob Challman (#12) pilotando seu 'Cherokee MkI' equipado com um Ford 4,7 litros V8. O nome do carro aparece bem no bico, à frente do número: 'Cherokee Mark One'.
O carro foi originado/derivado de um Lotus 30 que Challman modificou e deu origem a esse bélo "indígena"...
http://i281.photobucket.com/albums/kk236/slottercan-am/can-am%20cars/Chapter7.jpg
* Foto 3 *
Bridgehampton, 1968
Denny Hulme a bordo de uma 'McLaren M8A' equipada com um motor 'Chevrolet V8' de 7 litos preparado pela 'McLaren Engine Division'.
Ao fundo, dá pra ver o 'Chaparral 2G' de Jim Hall também motorizado com um 'Chevrolet V8' de 7 litros.
Que diversidade de design e motorização...
Beleza na diversidade...
Hoje em dia, feiúra coletiva em 'degraus'...
um abraço,
Renato Breder
Era especial mesmo.
Não só o blog gosta muito da categoria, mas este que vos escreve também, kkk...
Obrigado e um abraço.
Can Am
Pois é Breder. A F1 apela para os "degraus", enquanto a popularidade da categoria rola pela escada...
Trocadilho infame, porém necessário !
Um abraço,
Can Am.
Well, estou mais à vontade agora que todos pelo visto compartilham a antipatia que já possuo há muito tempo pela ditadura dos "cagalhões com asa" que são os bólidos de hoje em dia na categoria máxima(?) do automobilismo.
Um dia o ser humano vai se dar conta do que já sabe há muito tempo. que a beleza e perfeição - ou o que se pode se aproximar dela - só são conseguidas através da simplicidade.
A constituição americana é um primor por possuir apenas 13 artigos -será que estou certo? não seriam 11 ou 14? sei lá... pesquisa não é o meu forte, fiquemos com os 13 mesmo - que beiram a perfeição não pelo que dizem, mas exatamente pelo que deixam de dizer.
Ao mesmo tempo a nossa constituição quer regulamentar até o ciclo menstrual dos tamanduás. ( tamanduá tem ciclo menstrual?) a deles cabe em uma folha de papel A4, a nossa deve estar pesando uns 50 kg, fora emendas e itens que nunca foram regulamentados. some-se a isso 37 instâncias recursais - será que são 37 mesmo? - nos tribunais da vida....
Só citei esse exemplo chato porque hoje eu vejo o regulamento da categoria exatamente como a constituição brasileira: enorme, novo, todo remendado, cheio de ítens inuteis, outros tantos que jamais valem, todos os anos muda alguma coisa e no final cabe recurso para tudo....
Desculpe, mas duas coisas mais parecidas eu nunca ví.e é exatamente por ser um roteiro atualizado do samba do crioulo doido que o regulamento atual da F-1 é que dá margens para essas escrotidões que se arrastam pelas pistas.
A hora que quiserem um regulamento decente liguem para nós aqui no blog do Corradi que em apenas um mês no Tahiti com tudo pago e umas massagistas suecas nós bolamos um bem melhor, é pagar - e pouco para os padrões da F-1- para ver....
Rubem Rodriguez Gonzalez
Em tempo porque já ia me esqueçendo: Esses carros da Cam Am mexem com o meu inconciente em relação a carros de corrida, afinal são sem dúvida alguma os carros contemporâneos do Speedy Racer, uns aí são a cara do carro do corrdor X, outros parecem os carros da equipe acrobática.
Por muitos anos na minha infância esse era o modelo de carros de corrida que vinham automaticamente à mente. só sabia gatarujar carros de corrida nesse estilo até os meus 10 anos de idade, só aí que realmente descobri os F-1.
Lembram também a saudosa Divisão 4 brasileira que morreu por falta de inteligência em 1976, não tenho dúvidas que uma categoria dessas hoje em dia com apenas uma mídia razoável e um regulamento simples faria o maio sucesso.
Rubem Rodriguez Gonzalez
Já o disseram tudo!!
E o Rubem foi a cereja do bolo!!
Realmente, com esse monte de degrau, vai ser um tal de rolar escada abaixo, como o Can Am bem "trocadilhou"!
é uma pena, qlgum dia, quem sabe, o simples volta a ser a melhor alternativa. . .
Zé Maria
PS: como curiosidade, até o "mago" Newey "comprou pronto" o degrau, só a McLaren é que apresentou alguma coisa diferente (e muito bela), pelo menos até agora. . .
Hermoso McLaren M8A; lo tengo en 1/43 de Minichamps.
Muy bella foto Humberto.
Abrazos!
Olá pessoal do Atlântico Sul,
parabéns Corradi, considero o seu blog uma das pérolas do desporto motorizado na net em língua portuguesa. Sou um visitante quase diário deste espaço que aprendi a estimar, e hoje estreio-me nos comentários.
Acompanho os desportos motorizados desde que comecei a puder assistir aos GP's na RTP (TV portuguesa), no já algo distante ano de 1970 (tinha 9 anitos), e fiquei desde logo fã de Ronnie Peterson e da sua condução no limite do controlo.
Neste últimos anos tenho vagueado pelos blogs do desporto motorizado, Cadernos do Automobilismo, F1 Nostalgia, PandiniGP, Continental Circus, Pilotoons, Le Mans Portugal, e desde há dois ou três meses o seu) mas não sou grande participante nos comentários e outros escritos, talvez por já ter tido más experiências em alguns fóruns.
Quanto ao tema deste artigo, eu sou um apreciador destes magníficos carros da CanAm, e há alguns anos publiquei um artigo no fórum Autosport (Português) sobre um dos seus mais ilustres personagens: Jim Hall.
Quem quiser pode acedê-lo no endereço:
http://autosport.aeiou.pt/gen.pl?p=stories&op=view&fokey=as.stories/75016&skin=
Espero que gostem.
Carlos Gil
Carlos Gil
Amigo seja bem vindo. Espero que contribua com seus comentários outras vezes. É sempre bom ler outras opiniões.
Valeu
Legal o texto Carlos. Ainda mais para quem admira o Chaparral como eu.
Outra coisa:
Clique na tag "Can-Am" e poderá ver outras postagens também sobre o assunto.
Valeu
Postar um comentário