De 1961 a 1965, a Ferrari trabalhou - de certa forma - com apenas 3 modelos.
1) Ferrari 156/F1 ('sharknose', 156/63, 'Aero') 2) Ferrari 158/F1 3) Ferrari 512/F1 (também conhecido como 1512)
O modelo 156/F1 veio desde 1961. A primeira versão foi a Ferrari 'sharknose' (campeã com Phil Hill). Em 1962, o modelo sofreu algumas evoluções. Em 1963, a maior alteração, no modelo, foi a introdução do chassis 'Aero' (156/F1 Aero), mais rígido que seus antecessores (http://www.ultimatecarpage.com/car/3545/Ferrari-156-F1--Aero-.html). Em 1964, foi introduzida o modelo 158/F1 e no final da temporada, o 512/F1 (tendo disputado os 2 últimos GPs, EUA e México). Em 1965, foram usados os modelos 158/F1 e 512/F1. O mais novo deles começaria, então, a temporada em sua 3a participação efetiva na F1... não necessarimnete um calouro...
A temporada de 1965 teve 10 GPs. John Surtees (o primeiro piloto) - na foto em pé atrás do carro, com o capacete na mão - andou nos primeiros 4 GPs com o 158/F1 e nos restantes 6 com o 512/F1. Lorenzo Bandini (o segundo piloto) - na foto, dentro do carro - andou nos primeiros 4 GPs com o 512/F1, nos 3 GPs seguintes com o 158/F1 e nos restantes 3 GPs, de novo, com o 512/F1. Nos 3 últimos GPs da temporada ainda correram pela Ferrari: Nino Vaccarella (1 GP) com o 158/F1, Ludovico Scarfiotti (1 GP) e Pedro Rodriguez (2 GPs), ambos com o 512/F1.
O então campeão da F1, John Surtees, iniciou a temporada de 1965 de forma bem conservadora: com o mesmo equipamento (158/F1) utilizado na conquista do título do ano anterior. Por isso, vemos na foto Lorenzo Bandini, o segundo piloto, a bordo do carro mais novo da Ferrari (512/F1), durante sua apresentação. Curioso é que, dos 17 pontos marcados por Surtees em 1965, apenas 4 foram com o carro novo. Já Bandini, marcou apenas 1 ponto com o carro 'velho' e 12 pontos com o carro novo..
Em 1966, a Formula 1 passou à fase dos motores de 3 litros e estes modelos foram descontinuados...
OK. Agora a pulga: A única referência que vi de um Grand Prix em Bergamo, foi de 1935 com vitória de Tazio Nuvolari a bordo de uma Alfa Romeo... Por que apresentação (de um carro não exatamente novo) em Bergamo e não em Maranello? Enzo Ferrari tinha uma casa em Bergamo... será que é por isso?
A propósito, legal isso aqui: http://theselvedgeyard.wordpress.com/2011/02/19/big-john-surtees-the-lone-racer-motorcycle-f1-world-champion/
4 comentários:
Quisera todos os carros da F-1 fossem lindos assim até hoje... esse ano tem cada tranqueira de doer os olhos!!
Mas não é o Jack Brabhan no volante?
Lorenzo Bandini al volante y detrás John Surtees.
Com a pulga atrás da orelha...
De 1961 a 1965, a Ferrari trabalhou - de certa forma - com apenas 3 modelos.
1) Ferrari 156/F1 ('sharknose', 156/63, 'Aero')
2) Ferrari 158/F1
3) Ferrari 512/F1 (também conhecido como 1512)
O modelo 156/F1 veio desde 1961. A primeira versão foi a Ferrari 'sharknose' (campeã com Phil Hill).
Em 1962, o modelo sofreu algumas evoluções.
Em 1963, a maior alteração, no modelo, foi a introdução do chassis 'Aero' (156/F1 Aero), mais rígido que seus antecessores (http://www.ultimatecarpage.com/car/3545/Ferrari-156-F1--Aero-.html).
Em 1964, foi introduzida o modelo 158/F1 e no final da temporada, o 512/F1 (tendo disputado os 2 últimos GPs, EUA e México).
Em 1965, foram usados os modelos 158/F1 e 512/F1. O mais novo deles começaria, então, a temporada em sua 3a participação efetiva na F1... não necessarimnete um calouro...
A temporada de 1965 teve 10 GPs.
John Surtees (o primeiro piloto) - na foto em pé atrás do carro, com o capacete na mão - andou nos primeiros 4 GPs com o 158/F1 e nos restantes 6 com o 512/F1.
Lorenzo Bandini (o segundo piloto) - na foto, dentro do carro - andou nos primeiros 4 GPs com o 512/F1, nos 3 GPs seguintes com o 158/F1 e nos restantes 3 GPs, de novo, com o 512/F1.
Nos 3 últimos GPs da temporada ainda correram pela Ferrari: Nino Vaccarella (1 GP) com o 158/F1, Ludovico Scarfiotti (1 GP) e Pedro Rodriguez (2 GPs), ambos com o 512/F1.
O então campeão da F1, John Surtees, iniciou a temporada de 1965 de forma bem conservadora: com o mesmo equipamento (158/F1) utilizado na conquista do título do ano anterior.
Por isso, vemos na foto Lorenzo Bandini, o segundo piloto, a bordo do carro mais novo da Ferrari (512/F1), durante sua apresentação.
Curioso é que, dos 17 pontos marcados por Surtees em 1965, apenas 4 foram com o carro novo.
Já Bandini, marcou apenas 1 ponto com o carro 'velho' e 12 pontos com o carro novo..
Em 1966, a Formula 1 passou à fase dos motores de 3 litros e estes modelos foram descontinuados...
OK. Agora a pulga:
A única referência que vi de um Grand Prix em Bergamo, foi de 1935 com vitória de Tazio Nuvolari a bordo de uma Alfa Romeo...
Por que apresentação (de um carro não exatamente novo) em Bergamo e não em Maranello?
Enzo Ferrari tinha uma casa em Bergamo... será que é por isso?
A propósito, legal isso aqui:
http://theselvedgeyard.wordpress.com/2011/02/19/big-john-surtees-the-lone-racer-motorcycle-f1-world-champion/
um abraço,
Renato Breder
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