quinta-feira, 19 de abril de 2012

Eurotech





















Monstrinho.

FIA GT. Silverstone. 1997.

8 comentários:

Danilo Candido disse...

É um Marcos LM600 Chevrolet pilotado pela dupla John Schumann e Christian Vann, 24ª colocada na prova.

Um abraço,
Danilo Candido.

Anônimo disse...

De lado, e olhando de repente, me pareceu um Dodge Viper anabolizado (hehehehe)...

O piloto brasileiro Thomas Erdos pilotou por muito tempo um Marcos...

É um piloto pouco conhecido por aqui. Se não estou enganado, sua carreira sempre foi em carros de gran turismo e protótipos e sobretudo no cenário britânico... mas, conheço pouco dele.


um abraço,
Renato Breder

Rodrigo Keke disse...

Renato Breder

O Thomas Erdos deve ser o piloto brasileiro mais bem-sucedido nas 24h de Le Mans, com suas duas (acho) vitórias na LMP2.

Abraço!!

P.S: E esse patrocínio da Koti... parece nome de cimento haha

fernando disse...

opa, eu estive lá, fui espectador nessa corrida.

tomei um trem de londres a northampton, daí de bumba da rodoviária local numa rota que passava pelo vilarejo de mesmo nome que a pista. desci num ponto a uns 400 metros, talvez menos, do portão principal do circuito.
entrei com um ingresso geral, que permitia circular por todo o externo da pista e também no interno, onde havia uma grande cantina, uma loja de livros de automobilismo (instalada dentro de um container) e o paddock de categorias preliminares da prova principal, essa do FIA GT que premiava o vencedor com um troféu tradicional que infelizmente agora não lembro o nome, é uma prova tradicional que costumava sempre ser disputada em silverstone no mês de maio, por carros de GT ou esporte-prototipos.
vi o inicio da prova principal da primeira curva após a largada, andei adiante até a becketts, retornei para a reta de largada para cruzar epla ponte que levava ao interior do circuito, estava na cara que ia cair um toró.

havia carros espetaculares: McLarens-BMW, Porsches GT não sei qual modelo - daquele que venceu Le Mans naquele ano - Lotus (Elise?) um deles com Maurizio Sala, o retrô Morgan Aero, alguns Marcos como o da foto acima, Porsches derivados do 911 e acho que alguns specials de criação inglesa. devo ter o programa dessa corrida nalguma pasta.

ventava muito, o tempo todo, e a ventania trouxe grandes e cinzentas nuvens de chuva.
desabou tanta água naquele domingo lá - no mesmo dia se realizou um GP de Mõnaco com muita chuva, em que Barrichello foi segundo com uma Stewart, se não me engano - que a Autosport, dias depois, publicou na chamada de capa sobre a prova dos GTs: " e se você pensa que em Monaco choveu muito, veja isto". na matéria sobre a corrida tinha uma foto do que sobrou de um dos carros principais, acho que um dos Porsches, um piloto francês, que aquaplanou e se arrebentou no guardrail embaixo da ponte em Bridge, um trecho agora posto em desuso, infelizmente, com o novo layout da pista inglesa. não vi o acidente. e se bem me lembro, a prova foi encerrada logo após, embora o temporal tenha parado antes que a tarde terminasse.

tinha uma capa merreca e carregava minha camera e lentes numa mochila normal, não-impermeável, então quando percebi que o dilúvio ia começar fugi pra dentro da cantina, onde havia uma multidão de gente, lembro de ver Mario Haberfeld e também do Thomas Erdos, foi a primeira vez que o vi embora não lembre como soube que era ele, não conversei com ele então e não tinha idéia de quem fosse até ter ido morar em Londres, dois meses antes daquele fim de semana. estava em roupas comuns, talvez seu carro tivesse abandonado a prova.
Erdos é carioca e desenvolveu carreira no Reino Unido (disputou uma temporada de monopostos pré-F3,F-Opel talvez, não sei ao certo qual), nunca correu no Brasil. mas sempre utiliza a nacionalidade brasileira nas corridas em que participa.

retornei ao ponto de ônibus para ir à estação ferroviária de Northampton, encharcando os tênis e calças até a altura das canelas no gramado que circunda a saída do circuito, lembro que o sol, já baixo, saía de trás das nuvens no tempo dessa caminhada. estava um pouco cansado mas feliz da vida com o ótimo dia de british motor racing que tinha presenciado. não passava ônibus algum e após mais de meia hora de espera saí dali, adentrei a pequena cidade de Silverstone, descolei um táxi não lembro bem como e gastei umas boas libras a mais para chegar ao trem que me levaria de volta a Londres, onde cheguei já de noite.
bom demais.

Caíque Pereira. disse...

Thomas Erdos foi campeão inglês de Formula Renault, depois migrou para os carros, depois protótipos.

Anônimo disse...

Fernando!!!!

Que barato sua 'pequena epopéia'!!

Inveja branca....

um abraço,
Renato Breder

fernando disse...

valeu Breder!

e valeu Corradi, que inadvertidamente deu a chance de contar uma história num post aparentemente quase sem menhuma.

abraços
Fernando

Humberto Corradi disse...

fernado

O espaço é pra isso mesmo.

Valeu