quarta-feira, 18 de abril de 2012

Lança-Chamas


























Duas fotos de Nigel Mansell levantando fogo na pista.

Uma coisa que talvez você não saiba.

Isso era uma arma do Leão.

"Nos treinos livres eu procurava descobrir onde estavam as saliências do circuito.

Durante a corrida eu as usava para jogar faíscas na cara dos adversários que
vinham atrás.

Muitas vezes não era o melhor traçado a seguir, mas eu adorava fazer isso..."

16 comentários:

André Candreva disse...

Corradi,

esse era o "Leão" Nigel Mansell...

não tinha uma técnica fantástica mas era tenaz...

abs...

Marcos Antônio Filho disse...

Mansel Mito!

Essa é nova para mim, mas um motivo pra gostar mais ainda desse cara!

Marques disse...

Hahahaha que doente

Enio Peixoto disse...

Prá mim, isso não passa de marketing do Mansell.
A maioria dos carros da época raspavam o chão e soltavam faíscas. Principalmente em circuitos com asfalto muito ondulado.
Todos os pilotos usam o mesmo traçado na pista. Quem ficar procurando saliências, vai acabar perdendo tempo.
Na primeira foto, de 1987, todos os pilotos vão passar no mesmo lugar. A quantidade de faíscas vai depender da altura do carro.
Na classificação do GP da Inglaterra de 1991, o Mansell, estava com o melhor tempo, quando o Ayrton Senna fez sua volta com um carro muito baixo, que ficou raspando no chão e soltando faíscas durante todo o percurso. Para espanto geral, ele bateu o tempo do Mansell com uma volta sensacional, pois seu carro era inferior à Williams naquela corrida. Mas logo depois, o Mansell bateu este tempo e conquistou a pole. Mas a volta do Ayrton ficou na minha cabeça por todos estes anos. Vejo corridas desde 1972 e nunca torci para o Ayrton Senna. Primeiro, por causa do excesso de marketing e outras besteiras. E também, porque preferia ver o Piquet vencer. Mas sempre reconheci que era um ótimo piloto. Hoje, eu penso que, ninguém poderia vencê-lo com carros iguais.

Enio Peixoto

Anônimo disse...

Curiosidade:

não 'matei' qual é o circuito da segunda foto...

Esse galpão(?) ao lado da pista - que mais parece uma palafita - deve ser uma boa indicação do local... mas , não reconheci... na certa algum circuito do interior da Inglaterra, em treinos da Williams...

... e o carro é o de 1992, certt?

um abraço,
Renato Breder

Anônimo disse...

Alguém sabe qual é o circuito da primeira foto? Breder?

Carlos Henrique

Anônimo disse...

O primeiro circuito parace Spa.
O da segunda foto não faço idéia.

Abç,
Emerson Fernando

Rubem Gonzalez Filho disse...

Pena que esse Mansell era um maluco na pista e que conseguia jogar fora pontos,corridas e campeonatos.
Não era como os grandes da epoca como prost,senna e piquet.
O cara fazia barberagem pra caramba e não era como o senna que fazia bobagem e recuperava depois,ele era como um de cesaris com mais talento,construia o campeonato a seu favor e depois o perdia.
Piquet citou certa vez as tres principais diferencas entre ele(um dos genios) e mansell:
1ª mansell joga golfe piquet joga tenis.
2ª Mansell gosta de mulher feia e piquet de mulher bonita
E terceira e melhor de todas.
Piquet ganhou tres campeonatos do mundo,Mansell perdeu 3!

Anônimo disse...

Carlos Henrique,

o circuito da primeira foto é Spa-Francoschamps, mesmo. O ano é 1987.

Os carros estão no trecho entre as curvas 'Raidillon' e 'Kemmel' (Mansell está na 'Kemmel' e Senna entrando nela).

O que se vê lá atrás - prédio, pessoas, carros de serviço - está lá em baixo no nível do começo da 'Eau Rouge'...

um abraço,
Renato Breder

Ron Groo disse...

Tenho uma saudade deste tempo... Das fagulhas...

Rafael Schelb disse...

Isso faz muita falta hoje em dia.
Tem uma coisa que eu não entendo: porque todo mundo acha que o FW14 era melhor que o MP4/6? A vantagem era muito pequena, mas de fato, a McLaren tinha o melhor carro em 91.

Rodrigo Keke disse...

Pra mim o MP4/6 começou 91 melhor mas perdeu espaço e terminou o campeonato inferior ao FW-14. E o ponto mais importante: O FW-14 indicava uma curva ascendente da Willians, que culminou no ápice de 92/93, enquanto o MP4/6 sinalizava o declínio da outrora dominadora Mclaren, que ficou escrachado com o fiasco de 92. Senna ficou atrás de um Schumacher semi-estreante na pontuação!

Rodrigo Keke disse...

Ah, só pra chutar - de fora da área - o autódromo dessa segunda foto, Snetterton. A bola deve ter ido lá na torcida hahahaha.

fernando disse...

kiakiakia
rodrigo keke, morri de rir com sua auto ironia, muito bom.

acho q não é snetterton, estive lá algumas vezes, andei por toda parte q dava pra ir a pé e não lembro desse galpão, como também nunca vi cerca tipo alambrado lá. isso foi nos anos de 97 a 99.

donington tem alambrados e umas construções nalguns pontos ao redor, mas não reconheço o trecho (também circulei por todo aquele circuito).
talvez possa ser no antigo circuito menor de silverstone, o national, havia um trecho denominado farm, que tem (ou tinha, hoje em dia sei lá eu como está) umas construções antigas.

mas tem jeitão de ser pista britânica mesmo.

Rodrigo Keke disse...

Hahahahaha Fernando, sou péssimo para adivinhar circuitos a partir de fotos. Eu só fico assistindo os Titãs demonstrarem seu poderio aqui no blog hehehehe.

fernando disse...

na verdade essa tá difícil mesmo, só dá pra ver que é um lugar meio largado, umas plantas crescendo na frente do muro, aquela estrutura de tubo também largada na frente do muro, meio caído o lugar.
abs