sábado, 21 de abril de 2012

Ovíparo



















Um ornitorrinco bico aberto?

7 comentários:

Anônimo disse...

Rolf Stommelen, Kyalami 1978...

politicamente_incorreto disse...

Inclusive esse Arrows quase ganhou essa corrida com o Ricardo Patrese que partiu no encalço do Ronnie Peterson mas abriu o bico 9 só não sei se foi do ornitorrinco.
Duas peculiaridades: uma sobre o carro e outra sobre o piloto ou melhor sobre a nacionalidade do piloto: A primeira que esse foi um projeto "afanado" da Shadow pelos dissidentes se não me engano comandados pelo Jackie Olivier - please, breder...- que deu um merderê federal com direito a indenização e o escambau.
A segunda é sobre os pilotos italianos que podem ser chamados de pilotos - leite glória, aqueles que desmancham sem bater.... uma porrada de piloto italiano começa arrasando na categoria e depois dessa pressão inicial não dão em merda nenhuma!!! Do Bandini pra cá sempre foi a mesma história. Começam arrasadores e terminam na sarjeta... será que é excesso de pasta?

Bandini, Merzario, Patrese, Fisichella, Capelli, Trulli, giacomelli e outros que não me lembro de estalo. só livro a cara do porra louca do Brambilla que já chegou com quase 40 anos de idade na categoria máxima, o resto virou água.

Rubem Rodriguez Gonzalez

RobertoJP disse...

Assim como o Rubem disse, eu também lembrei do fato de essa Arrows ser uma cópia fiel da Shadow - só que naquela altura, eu só tinha os meus nove ou dez anos de idade e achava que, mesmo sendo de cores diferentes, era tudo uma equipe só... e foi só muito depois, relendo uma revista comprada daquela época (acho que era a Placar, quando ainda fazia uma cobertura mais ou menos decente não só sobre F-1, mas sobre automobilismo em geral) é que fui saber desse rolo todo. Os chefões da Arrows disseram, entre outras coisas, de que 'não tinha nada de cópia, era apenas pura coincidência' e depois meio que recuaram falando que 'a Shadow é que está nos copiando por se utilizarem do nosso projeto original'... mas no final, não sei dizer no que deu. Só sei que depois disso tudo, ambas tentaram atrair a atenção do público com coisas bem diferentes nos seus carros - a pintura leonina no carro de Jan Lammers, e a série 'torpedo dourado' no caso da Arrows...

Abs., RobertoJP

Carlos Gil disse...

DN9 foi o último projecto de Tony Southgate antes dele deixar a Shadow no final de 1977, e foi a causa do primeiro caso de espionagem e de direitos de propriedade, a ser levado a tribunal na história da F1. O que prova que afinal os acontecimentos de 2007 não são originais.

Tony Southgate mais quatro dos seus colegas, saíram da Shadow em litígio com Don Nichols (o proprietário da equipa), e formaram a Arrows.

A Arrows precisava de um chassis, e não tem muito tempo para o conceber, pelo que chegou a equacionar a compra de chassis em versão cliente, mas Southgate tinha consigo o projecto do DN9 e adaptou-o para criar o FA1.

A Arrows apresentou o FA1 no GP do Brasil de 1978, com Riccardo Patrese como piloto e ainda sem patrocionador. No GP da África do Sul já apareceu mais um carro para Rolf Stomellen, e a equipa passa a ter a cervejeira Warsteiner como patrocionador principal. Os seus carros são dos mais bonitos do grid, com a sua côr dourada e letering em preto.

Don Nichols ao ver o Arrows FA1, não teve duvidas de o considerar uma cópia do seu DN9 (que foi apresentado mais tarde), e levou o caso para os tribunais, os quais lhe deram razão.

A perda da sua causa em tribunal obrigou a Arrows a alterar o FA1, sob pena de não poder disputar os restantes GP's.

Assim no GP da Austria, foi apresentado o Arrows A1, uma versão não muito diferente do FA1, e que disputou os ultimos cinco GP's de 1978.

A Arrows não sofreu qualquer outra penalização neste processo.

No final do campeonato a Arrows conseguiu 11 pontos (8 com o FA1, incluíndo um 2º lugar de Patrese no GP da Suécia), e a Shadow somou 6 (4 com o DN9).


Ler mais: http://autosport.sapo.pt/shadow-dn9-versus-arrows-fa1=f46068#ixzz1si6RkdeL

Anônimo disse...

Só para complementar o belíssimo comentário do Carlos Gil (homônimo do repórter de F1 da Rede Globo?),
o nome do novo time - formado assim de supetão - é um 'acróstico' com as iniciais de seus fundadores:

Franco Ambrosio, Alain Rees, Jackie Oliver, Dave Wass e Tony Southgate.

Para "arrendondar" o nome, ganhando assim um sentido em inglês, adicionaram outro 'R' no arranjo e, assim, surgiu: A R R O W S


um abraço,
Renato Breder

Juanh disse...

El Arrows FA1 se presentó en el GP de Brasil de 1978, manajado por Riccardo Patrese, en color blanco con la publicidad de Varig; luego apareció Warsteiner y el segundo auto para Rolf Stommelen. Un par de carreras después pasó a llamarse Arrows A1, y lueggo que Shadow ganara en tribunales el juicio por el robo de los planos del DN9, se debió modificar el auto, pasando a llamarse A1B; las diferencias eran en los planos laterales (pasaron a ser rectos, no más escalonados)y en el radiador de la trompa, dividido en dos secciones.
Shadow y Arrows, fueron dos equipos ingleses que me gustaban mucho (fui fan de ambos); lamentablemente, la ida de Southgate, Rees, Oliver, Wass y el sponsor Ambrosio fueron el principio del fin de Shadow.
Abrazos!

zamborlini disse...

complementando os comentários anteriores, vale ressaltar q tony southgate vinha da lotus e havia trabalhado na concepção dos lotus 78, dando início à era 'asa'. os modelos citados da shadow e arrows já levavam em conta o 'efeito solo'.