sexta-feira, 15 de junho de 2012

Invertido


































Coisa linda...

Aconteceu na largada das 24 horas de Le Mans. 1966.

10 comentários:

Mauricio Morais disse...

Como é que pode? E é um Bizzarrini, não?

Marco Memoria disse...

Situação bizarra, foto bizarra, e pra finalizar o carro é um Bizzarini P538.
O carro existe até hoje em exelente estado de conservação.

http://justacarguy.blogspot.com.br/2012/04/1966-bizzarini-p538-le-mans-roadster.html

Carlos Gil disse...

Por estas e por outras é que um Senhor belga de seu nome Jacky Ickx, na edição de 1969 (a sua primeira corrida em Le Mans) atravessou a pista calmamente, entrou no seu Ford GT40, colocou o seu cinto de segurança, e arrancou em ultimo lugar; nessa primeira volta John Woolfe morreu e Willy Mairesse ficou gravemente ferido em acidentes. Nenhum dos dois teve tempo de colocar o seu cinto de segurança.
Jacky Ickx e Jackie Oliver venceram a prova.
No ano seguinte a partida foi dada com os pilotos já sentados nos seus carros e com os cintos devidamente colocados.
A melhor das lições é o exemplo, e Jacky Ickx foi um excelente professor.
CG

Ituano Voador disse...

Belas fotos... e uma bela encrenca também! No mais, só um pequeno adendo ao que o amigo Carlos Gil escreveu muito bem: Mairesse não correu em 1969, pois sua carreira havia encerrado após o acidente em Le Mans no ano anterior; e Ickx já havia participado das 24 Horas de 1967, com um Mirage M1 em dupla com Brian Muir.
Abs.

Carlos Gil disse...

Você está correto Ituano.
Estava convencido que o Mairesse havia se suicidado no mesmo ano do acidente, afinal ele se acidentou em 68.
O Ickx foi mesmo falta de cuidado na pesquisa, pois quando eu a fiz (no http://www.jacky-ickx-fan.net/web/home.php) fui andando para trás nos anos cheguei a 69 com as 24HDM, e em 68 já não havia 24HDM e parei por aí.
Mas de facto o site confirma a sua indicação.
Para quem se interessa pela carreira do piloto belga o site que eu indico é um bom ponto de informação.
CG

Por Dentro dos Boxes disse...

Corradi,

sempre tem alguém ao contrário...

valeu...

carlo paolucci disse...

Master Corradi,

Se possível, vou ampliar os comentários do sr. Carlos Gil. "Jacko" Icks, ídolo de meu país, desde o início dos anos 60 já tentava mostrar aos pilotos a importância da segurança (cintos, áreas de escape, sinalização, etc). O Automóvel Club Belga o patrocinava em plena Grand Place (centro de Bruxelas): aulas de segurança passiva dadas p ele às vésperas de Spa. Mas eram tempos de "dane-se, quero é correr". Jacko, nosso Ayrton Senna, sempre foi ridicularizado p isso. Pena, mas continua escrevendo toneladas de editoriais sobre isso. E está vivo.
Saudações belgo-monarquistas
carlo paolucci

Anônimo disse...

Essa bizarrice já pintou por aqui...

http://f1corradi.blogspot.com.br/2012/01/ta-doido_12.html

Mas a primeira foto, inédita por aqui, mostra de forma mais assustadora a "façanha"...

um abraço,
Renato Breder

Ituano Voador disse...

Caro amigo belgo-monarquista, acho muito curioso esse comportamento 'esquizofrênico' do Ickx. É verdade que ele incentivava o uso de equipamentos de segurança, como o cinto, que era uma novidade naquiela época; mas também é verdade que ele não integrou a GPDA, nem tampouco tomou partido nas causas relativas à segurança das pistas, especialmente em Montjuic/75, onde ele foi o único piloto que votou a favor da manutenção da corrida, mesmo depois de constatarem que os guard-rails estavam soltos e que as medidas de segurança requeridas pela GPDA não haviam sido implementadas.
Abs.

Ituano Voador disse...

Carlos, valeu pela indicação do site; é muito bom mesmo.
Abs.