quinta-feira, 14 de junho de 2012

Micro





















O italiano Alessandro Zanardi defendendo a Williams.

1999.

E esse BR no retrovisor?

25 comentários:

Jaime Boueri disse...

Esse é, talvez, o meu grande ídolo! Não como piloto. Como pessoa, e exemplo de vida...

Como piloto, arrasou na CART e foi arrasado na F1.

Bela foto.

Por Dentro dos Boxes disse...

Corradi,

acho que nessa época a Petrobrás fornecida combustíveis e lubrificantes para a Williams...

abs...

Ron Groo disse...

Eles usavam o combustível da Petrobrás não?

Eu gosto um pouco menos dos Williams vermelhos, parecem ferrari.

Rodrigo Keke disse...

Não tenho certeza, mas acho que 1999 foi o primeiro ano da Willians usando combustível da Petrobrás.

Alessandro Zanardi, ai está um piloto que eu gostaria de tirar uma foto junto, um aperto de mão... tietar um pouco, vaí! haha

politicamente_incorreto disse...

cês num imagina como ficou bunito como papel de parede do meu computador...... ainda têm a vantagem do logo da Petrobrás, se bem que sempre gostei mais do antigo que foi criado pelo maior desenhador de todos os tempos que se chamava Aloisio Magalhães.

Apesar da filosofia rídicula, do gerenciamento equivocado e de um bando de yuppies e nerds de merda que só conseguem tocar uma empresa com o barril de petróleo na casa dos 100 dolares eu ainda tenho a empresa no meu coração.
Amadureci alí e aprendi como os petroleiros de verdade o que é fazer e manter uma empresa de petróleo contra tudo e contra todos.
Hoje quem manda na empresa são os pregões de bolsas, os humores dos especuladores e um bando de gerentinhos babacas que não entendem de porra nenhuma. Hoje 90% dos petroleiros da empresa não conhecem e nunca viram o petróleo sequer, quem faz isso são terceirizadas, Quando falam que a Petrobrás detêm tecnologia off shore, não credite nisso. Ela já deteve essa tecnologia, hoje ela é propriedade de empresas terceirizadas. Já foi o tempo que a excelência de tecnologia de prospecção e, perfuração e produção eram de uso restrito da empresa. os gerentecos se aposentam e entram no dia seguinte em empresas prestadores de serviço ganhando 3x mais do que na ativa, na maioria das vezes essas empresas CONTRATANTES eram as mesmas que tinham o seu contrato gerenciado pelo referido ex - funcionário.
Isso tem um nome no dicionário: PROMISCUIDADE.

Hoje o cara entra na empresa e em 03 meses vira supervisor ou gerente, sem conhecer porra nenhuma e sem saber sequer aonde pisa. Antes do advento liberal na empresa implementado pelos tucanos e perpetuado pelos petistas para alguém ser supervisor ou gerente devia demonstrar valor e ralar pelo menos uns 10 anos, antes disso todo mundo era considerado soldado raso..... lá dentro o espaço acabou para mim e para os meus contemporâneos, ficou bom para os incompetentes e os puxa-sacos. Eu fui alçar novos vôos com esse know how adquirido em 16 anos off shore e 23 anos no total....

Desculpe a todos pelo gancho e pelo desabafo, mas sabe como é...... aqui é ou não é o buteco do cumpadi Corradi?

Rubem Rodriguez Gonzalez

Bernardo disse...

bem interessante o comentario do Rubem... agora sei ondi vai meu dinheiro quando abasteço meu carro!!!

Rodrigo Keke disse...

Putz, e eu achando que a Petrobrás estava 'no caminho certo'. Nada como o relato de quem viveu anos lá dentro.

Rubem, aproveitando seu desabafo, o que tu achou da eleição daquela engenheira para a presidência da Petrobrás? E tu viu que recentemente a Colômbia Ecopetrol ultrapassou a Petrobrás em valor de mercado na América Latina? Ou seria 'a Petrobrás perdeu a liderança', uma vez que ela acumula queda de 31 U$$ bilhões em valor de mercado em 2012...

Abraço a todos!

André A. S. disse...

Interessante é reparar em algumas coisas.. Em 1999, a Williams exibia uma cerveja, três ou quatro empresas de informática e tecnologia, uma fabricante de tratores (se não me engano) e uma revista.
Em 2012, uma petrolífera, um país em desenvolvimento, higiene pessoal, relógios e até uma empresa de empreendimentos imobiliários angolana.

André A. S. disse...

Ah, esqueci do principal, que era um cigarro! Por sinal, neste grid mais do que a metade das equipes estampavam cigarros ou bebidas alcoólicas. O placar foi de 6 x 4 contra as equipes "limpas".
Me corrijam se eu estiver errado, mas Stewart, Minardi, Sauber e Arrows eram politicamente corretas, não é?

politicamente_incorreto disse...

Rodrigo, essa presidente da Petrobrás é uma figura ignóbil.
Arrogante , cruel, prepotente, covarde, vingativa e de mal com a vida. deve ser fruto do que ela encontra no espelho.
Sempre foi figura fácil por apadrihamentos políticos, haja vista que já está nos corredores políticos da empresa e no ministério das minas e energia a mais de 10 anos.
Não sou petista e tenho ódio dos tucanos, o PT e a petezada não são flor que se cheirem, mas parecem criancinhas do jardim de infância frente aos tunganos,daí eu votar sempre nos candidatos da esquerda. Com a ascenção do FHC ao governo a Petrobrás implementou o sistema de E&p's e gerencias e supervisões todas indicadas. o Joel Mendes Rennó colocou lá dentro uma turma do balacobaco. Aí entraram os petistas que se macomunaram com uma ala forte que existia na Petrobrás e roem o osso até hoje.ao invés de investigação e cadeia, PARCERIA...
De vantagem o fato inegável que a empresa não foi doada para algum empresário tipo o daniel dantas a troco do próprio dinheiro público que é nosso.
Eram as doações chamadas de privatizações pelos tucanos, mas a turma do PT que deveria varrer a quadrilha lá de dentro se macomunou com a mesma e todos assaltam felizes a viúva até hoje.
Rodrigo, com o petróleo na casa dos U$ 100 o bbl dá para fazer o que quiser, jogar dinheiro fora, fazer contratos bilionários que ainda dá lucro. O Rockfeller dizia que o melhor negócio do mundo é uma empresa de petróleo bem adminstrada e que o segundo melhor negócio do mundo é uma mal administrada. Seguindo essa teoria posso afirmar que a Petrobrás deve ser o terceiro melhor negócio do mundo pois é uma empresa de petróleo péssimamente adminsitrada.
Inchada por uma cascata interminável de empresas contratadas. todas as suas atividades são desenvolvidas por terceiros. existem consultores aos caminhões na empresa com salários estratosféricos, quase todos ex gerentes aposentados que continuam fazendo nessas empresas o mesmo que faziam na ativa: NADA!!!!
Os salários da empresa para início de carreira beiram o risível, é só ver os editais de concursos. O Comperj aqui em Itaboraí emenda uma greve com a outra, para parecer moderninha a empresa vive distribuindo cargos de gerencias para mulheres, estamos sob a égide da ditadura do sutiã.
Não que as mulheres não mereçam, já trabalhei com gerentes mulheres excelentes, mas eram gerentes porque eram boas funcionárias e não porque eram mulheres. hoje basta ser mulher.
Vou parar por aqui colega, se não vão me acusar de politizar o espaço e só aprofundei o papo para te dar uma noção do que é aquilo na realidade.

Rubem Rodriguez Gonzalez

Rodrigo Keke disse...

Caro Rubem, vou salvar este seu comentário no bloco de notas aqui e deixar na área de trabalho, pois eu estava discutindo com minha irmã sobre esse assunto (os rumos da Petrobrás) e acho pertinente mostrar a ela a opinição de alguém que trabalhou lá por muitos anos. Desde já agradeço a atenção! Então, tu citou o preço do barril, e vai de encontro ao que eu penso sobre a rentabilidade delas. Os lucros são absurdos! E creio que esses números escondem a real eficiência na administração das mesmas. Claro que existem as bem administradas, mas como tu exemplificou, tem muita 'bomba' pelo mundo afora, e parece que infelizmente a Petrobrás se encaixa nesse grupo. Uns tempos atrás me deparei com uma ilustração mostrando áreas de exploração na região sudeste, e fui reparando nas áreas de exploração. Ai fui reparando nos nomes que apareciam como responsáveis pela extração: Repsol, BP... as tais PARCERIAS que tu citou entram aí?

Corradi, nos perdoe pelo desvio no foco hein? rs

Abraço geral!

politicamente_incorreto disse...

Essas bandeirinhas seriam os menores males, pois foram os blocos que foram leiloados na época do FHC e mantidos no governo LULA, ( foi a minha primeira grande decepção com o governo que ajudei a eleger, mas não me arrependo . nós somos tão ruins no Brasil que a turma do PT é disparada a menos ruim do cenário nacional, apesar dos pesares)
Inclusive dona Dilma quando questionada na época afirmou que os leilões seriam mantidos porque o petróleo é apenas uma "commoditie". Esqueceu de dizer que era de fonte não renovável.....

A terceirização na Petrobrás é a nível de corredor mesmo, até meados dos anos 90 NINGUÉM DE EMPRESA TERCEIRIZADA ACESSAVA O SISTEMA DE DADOS DA EMPRESA. Hoje os corredores são apinhados de contratados, de segurança patrimonial a gerencia e segurança da informação ( uma vez em 2007 fiquei abismado ao me deparar com um cara que era o supervisor de segurança da informação que era de contratada!!!! o cara cumpre um contrato de dois anos com uma empresa terceirizada, tem acessos a níveis maiores que o meu, mexe com a segurança da informação e pode backapear o que quiser).
Todo o departamento de informatica é terceirizado, cada gerencia ou sub gerencia está inundada de "consultores" privados que ganham os tubos, os gerentes tem gratificação diferenciada e todo o desenvolvimento e execução de ferramental e soluções de ponta é terceirizado. o gasto com pessoal terceirizado é astronomico, a despesa com terceirizadas é pornográfico. já a folha da petrobrás é ridícula em relaçao ao faturamento.
A compra da CBPI ( companhia brasileira de petróleo Ipiranga) é uma página negra e se fosse na China daria pelo menos uns 200 fuzilamentos, a Petrobras e mais duas empresas compraram a CBPI, mas só a Petrobrás entrou com o dinheiro e ficou com a pior parte. o Filé mignon ficou com as parceiras que não entraram com p..rra nenhuma!!!!
Esse é o retrato da Petrobrás e o caminho não é a privatização. é a faxina, a criminalização de atividades tidas e havidas como corriqueiras e um pouco de vergonha na cara. O modelo está errado, o gerenciamento é equivocado.

Bons eramos nós que conseguiamos extrair, produzir e processar petroleo com o bbl a mais ou menos U$ 15 a U$ 20 ( atenção: valores já corrigidos)mas naquela época ninguém que não tivesse um crachá verde podia chegar perto de um computador da empresa, quem cuidava de petróleo era petroleiro que tinha no contrato de trabalho a seguinte inscrição: CONTRATO DE TRABALHO POR TEMPO INDETERMINADO. era isso que estava escrito no meu, quando ví que isso não valia mais nada eu pessoalmente terminei o meu, apesar de ainda estar vinculado a empresa por liminar judicial não quero a reintegração, quero apenas a reparação das sacanagens que fui vítima.

Rubem Rodriguez GOnzalez

Belair disse...

Rubem,
Por acaso viste a entrevista da presidente no Jo?Passou a imagem duma grande batalhadora e de "fez de tudo" na empresa,em 33anos...muito aplaudida por sinal.
???

Ricardo Reno disse...

Não sei até hoje por que a PETROBRÁS não tem um programa de formação de pilotos como fazem outras empresas.

Existe a seletiva PETROBRÁS de Kart que dá um prêmio, creio que R$100.000, que não paga uma temporada.

Creio e temo que daqui a não muito tempo não teremos representantes de qualidade nas pistas do mundo. Principalmente por que nossa base está cambaleante.

Chegamos naquele estágio em que não devemos acreditar em milagres, mas basear-nos neles.

Rodrigo Keke disse...

O que se lê na mídia mainstream geralmente são elogios a Petrobrás, ou no mínimo um tom ameno nas matérias. Não me surpreende que ninguém queira mexer no vespeiro!

Aproveitando o gancho que o Ricardo Reno puxou, se tem uma empresa que deveria apoiar o automobilismo no Brasil, é a Petrobrás. Com o lucro astronômico que tem, não seria problema algum dar suporte a categorias nacionais. Mas em vez disso, prefere patrocinar clubes de futebol na Argentina (o que é aquele contrato com o River Plate, pelamor?).

Anônimo disse...

Rubem,
esse aqui é o logo a que você se referiu?

* http://www.brandsoftheworld.com/sites/default/files/styles/logo-thumbnail/public/062011/logo_petrobras_1958-converted.png

Pelo menos, foi o primeiro que eu conheci da Petrobras...

E, ao procurar por ele, achei esse outro logo aqui (hehehehe):
* http://lh6.ggpht.com/_9CRjmMPTBas/Tc023Mho72I/AAAAAAAACSM/z41tYFbx6WQ/petrobras%20logo3_thumb%5B6%5D.jpg


Lamentável a situação descrita pelo Rubem... e isso só no setor petrolífero... o que dizer do setor da eletricidade, telefonia, etc, etc, etc...?

F.H.C. - Fez Horrores Camatrada!


um abraço,
Renato Breder

politicamente_incorreto disse...

Breder, o simbolo a que me referia é o segundo da página, o que vigorou de 1972 até 1994, todos nós achavamos que o PT iria ressucitar o logo pois a primeira medida do FHC foi institucionalizar o logo da BR Distribuidora para a empresa inteira, talvez no afã de passa-la nos cobres.

Depois criou a famosa PETROBRAX que já era com esse objetivo explícito e para a apagar o assalto que a turma do Rennó em conluio com a Marítima tinha praticado nos cofres da empresa.
Isso não foi para a frente porque a crise energética de 2001 e a impopularidade cada vez maior do governo tucano não deu subsídios para a doação da empresa.

Aí entra o PT e ao invés de uma devassa e entupir camburões com os assaltantes da empresa eis que os novos dirigentes se "enamoraram" dos tunganos que habitavam aqui dentro e tudo ficou como dantes no quartel de abrante.

Permaneceu o logo, permaneceu a injustiça na distribuição da PLR, permaneceu os mandos e desmandos de gerentes déspotas e carreiristas e o enterro definitivo em cova rasa do que foi a empresa algum dia, não sou a favor da ditadura militar mas a profissionalização e a retidão que haviam lá dentro era herança dessa disciplina.

Hoje virou um puteiro com gerentinhos e supervisores que só conhecem o computadeor de suas mesas, não conhecem porra nenhuma da empresa e são divididos entre idiotas operacionais e os mal intencionados.

Caro amigo Belair, a claque amestrada do program do JÔ para mim não significa nada. e mesmo assim o Jô ainda alfinetou a presidente quanto a humildade e otras cositas más... quem viu a entrevista deve ter reparado....
Ela é autoritária, arrogante e sádica mesmo. tratou sempre seus comandados na base do terror, esse trêlêlê de 33 anos de empresa e ter passado por todos os estágios pode encher os ouvidos de leigos, para mim não diz absolutamente nada.

Cursos e mestrados bancados pela empresa sempre foram divididos democraticamente pelos ocupantes do andar de cima.
Só para te mostrar um exemplo, em 1996 o cara mais especializado em montagem e comissionamento do sistema de TURRET de navios era eu, Rubem Rodriguez GOnzalez, mat. 136709-0. Quando surgiu uma chance para ir para a Coréia para supervisão da montagem do sistema do antigo petroleiro José Bonifácio ( acho que é a P-35, nao me recordo bem) portanto o mais indicado tecnicamente era este que vos escreve, mas na hora "h" foi enviado um engenheiro do projeto no lugar pois o mesmo ocupava um lugar de chefia e eu era apenas um supervisor tecnico.... Quando foi ministrado o curso operacional para a equipe que iria trabalhar a bordo eu ministrei o curso para a equipe, mas na hora de apresentar o projeto para a gerencia geral foi escalado um engenheiro com cargo de gerencia para fazer a apresentação, mas primeiro o cara - que era amigo meu - veio pegar as transparências e o programa comigo, pois fui eu que tinha elaborado o mesmo....tudo foi para o curriculum deles, par amim sobrou o que sempre sobrou para os verdadeiros e honestos petroleiros, o trabalho.

O que nunca faltou na empresa foram padrastos para assumirem os os filhos que botamos no mundo, qualquer inovação ou melhoria é logo abraçado e "curriculado" para o chefe do setor, é assim que funciona... vou parar de vez por aqui, pois o tema principal do buteco é carro de corrida.... brigado ao dono do pedaço..


Rubem Rodriguez GOnzalez

Breder, eis o link com o logo mais bonito e criativo que a empresa já teve, deveria der o nosso "coca cola" , mas o PT deixou a mediocridade vencer...fazer o que?

http://www.petrobras.com.br/pt/quem-somos/perfil/a-marca-petrobras/historia-da-marca/

Anônimo disse...

Simplesmente ESTARRECEDORAS as revelações do amigo Rubem!!

E como já disseram, muito estranho que a imprensa "pegue leve" e omita do grande público a real situação da BR, que nos é vendida como "A Rainha da Cocada Preta"!

VERGONHA GERAL, TOTAL E ABSOLUTA!!

Fico com pena de abnegados como você, amigo Rubem, que "deram o sangue" pela empresa e agora assistem portão afora as afrontas perpetradas pelos "novinhos"!

Zé Maria

PS; políticos foram, são e sempre serão farinha do mesmo saco, essa coisa de direita - centro - esquerda é só para inglês ver, na hora que apaga a luz cada um quer saber é de garantir o seu quinhão no butim. . .

Eduardo Miler disse...

Sem tirar nem acrescentar uma virgula....CONCORDO totalmente com os comentarios do Rubem...Tô na Petrobras a 25 anos e está acontecendo exatamente o que o Rubem descreveu...E a Presidente Graça Foster vai no JÔ (gordo) dizer que a diretoria e gerentes da Petrobras são todos de carreira...São uns incompetentes, com cargos politicos que mandam e desmandam, fazendo um monte de mer..a, e daqui 2 ou 3 anos estão em outra Estatal fazendo as mesmas mer..as...Tá dificil ver a Empresa que ajudamos a construir se transformando num lixão...Abs

Rodrigo Keke disse...

Quem diria que um post sobre a Willians iria me esclarecer sobre a real situação da Petrobrás...

Eduardo Miler disse...

O poder de um Logo de 70mm x 70 mm....

politicamente_incorreto disse...

Obrigado pelo endosso Eduardo, ele é muito importante porque sem ele poderia parecer mágoa ou recalque contra a empresa coisa que não tenho em hipótese alguma e valeu pelo crédito também Zé Maria.
Essa é a verdadeira história do que acontece hoje na maior empresa do Brasil, tem um grupo privado que faz o que quer e o que não quer lá dentro. É o verdadeiro dono da empresa, não vou colocar aqui o seu nome por motivos óbvios, estou com uma ação contra o INSS e impetrei de pois de muita relutância uma ação trabalhista contra a Petrobrás,quero tudo que me é devido até o último centavo.
Graças a o bom deus e a formação profissional que a verdeira Petrobrás me deu hoje tenho uma vida mais independente e financeiramente bem melhor que quando na ativa, pois lá dentro jamais aceitei propinas ou vantagens apesar das ofertas se sucederem. sempre vivi do meu salário e do dinheiro das minhas iniciativas privadas, nenhuma delas no âmbito da empresa.

Rubem Rodriguez Gonzalez

Anônimo disse...

Por motivos obvios, vai o coment "anonimo"...

UMA ESTÓRIA DE EXTREMA INCOMPETÊNCIA,
APOIADA POR SINDICATOS IGNORANTES E
CONVALIDADAS POR UMA JUSTIÇA LENTA E POUCO AFETA A CÁLCULOS ATUARIAIS.
Já abordei este assunto inúmeras vezes, imagino que poucos entenderam o que escrevi. Resolvi falar simples e claro para que todos entendam. A poderosa Petrobrás decidiu criar uma fundação de seguridade social que iniciou suas operações em 1º de julho de 1970.
Como a empresa ainda era pequena e para ser possível a criação de uma fundação seria necessário obter mínimo de 30 por cento de adesões, estava evidente que todos que nela trabalhavam não aceitariam perder o tempo de serviço que já tinham. Então a organização se comprometeu legalmente com os empregados, a pagar a fundação um capital inicial destinado a cobrir as contribuições passadas dos que já nela trabalhavam. Hoje conhecidos como os “pré-setenta”.
E agora é que vem o pior. A organização não cumpriu sua obrigação, pois como ainda não havia volumes representativos de aposentáveis, preferiu usar os recursos em investimentos rentáveis e pagar com seus próprios recursos as pequenas despesas da fundação. Possivelmente não perceberam que cálculos atuariais previam que esses recursos deveriam ser aplicados e seriam indispensáveis para pagar aposentados, no futuro.
Estas atitudes irresponsáveis levaram a fundação a ter um prejuízo de mais de onze bilhões de reais sem punição para ninguém. A FUP de antes de Lula iniciou a ação e a FUP de depois de Lula fez um acordo altamente lesivo aos participantes da Fundação. Se o PT disser que banana é cavalo, todos petistas tentarão montar em bananas. Por isso tenho insistido nas prioridades de saúde e educação.
O tremendo rombo foi descoberto no governo FHC, na gestão de Henri Philippe Reichstul na Petrobrás. Lamentavelmente, este senhor apresentou novos planos de aposentadoria para escamotear o pagamento devido. O primeiro plano recusado pelos empregados e o segundo foi comprado a quinze mil reais por cabeça e fortes ameaças aos que não aderissem ao plano. Todavia um número expressivo de aposentados não aderiu.
Mas a coisa não terminou por aí. Lula e seus petistas vira-casacas resolveram punir os aposentados retirando direitos legítimos dos mesmos. A reação foi imediata, milhares de aposentados entraram na justiça obtendo enorme sucesso na justiça do trabalho. Agora os processos evoluem em câmera lenta suspeitando-se haver interferências externas, apesar das prioridade concedidas aos idosos.
Agora já prepara um novo golpe, a retirada de patrocínio da fundação. Estes irresponsáveis ainda tem a coragem de informar que cada um receberá a indenização pertinente e caso não aceite o valor estabelecido, este será depositado judicialmente, ou seja, os idosos terão que entrar na justiça para fazer valer seus direitos e provavelmente morrerão antes disso.
Em resumo, os aposentados pagaram sua parte, a Petrobrás não cumpriu a sua lesando a Fundação e continua querendo prejudicar seus pioneiros que deveriam ser homenageados – quanta baixaria!
Que país é esse?

politicamente_incorreto disse...

Caro Anônimo, que por motivos óbvios não colocou o nome. Nesse caso eu respeito os anônimos.

Só abordei 1% da sacanagem da nave mãe, se for entrar no capítulo PETROS aí vou mexer em um OCEANO DE LAMA.....
A esperança para os empregados desapadrinhados e sem amparo político era a ascenção do PT ao governo e o sonho de que todas as promessas de campanha seriam cumpridas.
Respeito e dignidade para os trabalhadores e averiguação dos desmandos e enquadramento dos corruptos era o que a massa petroleira pedia, o que viu foi o aumento da mesa e os novos comensais petistas que se juntaram a quadrilha tungana que lá estava.
Todos estão felizes com o dinheiro que brota literalmente do chão na empresa, estão surpresos como uma simples canetada coloca milhões na conta de alguns sem perigo nenhum, como se compra um grupo petrolífero com dinheiro exclusivamente da empresa e se colocam dois sócios que não entraram com um centavo e ainda ficaram com a melhor parte....
De cara para dar um ar democrático na empresa inventaram uma ouvidoria comandada por uma mulher sádica, pedante e pervesa, a tal de Maria Augusta. Guta para os íntimos.

Eis um link interessante, para quem tem saco e para quem quer se informar melhor sobre debate em torno de sacanagens petroleiras, está no fórum de debates do amigo E GENTE BOA PANDINI:

http://pandinigp.blogspot.com.br/2009/05/maria-augusta-carneiro-ribeiro-1947.html

Enquanto isso , tudo corria solto nos corredores da empresa e os ratos e larápios novos e antigos se reagrupando para continuar roendo o cofre, na PETROS o FHC encheu a empresa de ratos amigos que entraram prestes a se aposentar sem pagar "joia" , alguns se aposentaram depois de contribuir apenas um ano para a PETROS.... COMO É DOCE A VIDA PARA QUEM MORA NO ANDAR DE CIMA.....

Rubem Rodriguez Gonzalez

Fábio Mota disse...

Só para corrigir algo que foi dito, em 1998 a Petrobrás firmou parceria com a Williams e não 99.

Esse carro representa uma fase estranha da Williams. Primeiro por ser vermelho como seu antecessor.

Segundo pelos motores. Se em 98 a equipe usou os Supertecs(Renaults recauchutados), em 99 eram Mecatrones( Bmws em teste).

Além do carro ter saido ruim. O primeiro sem nenhum ingerência de Adrian Newey.