segunda-feira, 18 de junho de 2012

Riscando























Bom dia a todos.

A Fórmula 1 nos Estados Unidos. 1983.

11 comentários:

Marco Memoria disse...

O diferencial nesta corrida está no fundo do pelotão com Piquet e Lauda em 20° e 23° respectivamente, lá de tras tambem em 22° largou John Watson que se aproveitando de varios abandonos, da batida entre Tambay e Rosberg quando disputavam a primeira posição, escalou o grid e ganhou a prova incluindo ai uma ultapassagem sobre o seu team-mate Nick Lauda que chegou em segundo, Piquet nunca esteve bem e abandounou quando estava na 9° colocação.

Alessandro disse...

Keke Rosberg e a sua largada "suicida". Coitado do Arnoux...

Por Dentro dos Boxes disse...

Corradi,

eram tempos de um grid de carros colorido e diferentes entre si...

muito bacana...

abs...

Anônimo disse...

Olha a tracionada do Keijo!

Cada Fera!!

Mauro Santana
Curitiba-PR

Anônimo disse...

O Marco Memória justificou o sobrenome!!!

Não sobrou nada nem para o Breder (será?)!!!!

É isso aí, historinha contada nos mínimos detalhes, como aquele famoso personagem da "Praça"!!

Zé Maria

Belair disse...

A foto é muito legal,mostrando o Keke ainda buscando a traseira( no contraesterço) e as rodas dele e do Arnoux(?) já se tocando.

Rodrigo Keke disse...

Esse é o Keke que eu tanto admiro!! Estilingando na largada :)

Ron Groo disse...

Os riscos da trajetória do Williams numero um é impressionante.

politicamente_incorreto disse...

Será que algum piloto do grid hoje em dia sabe o que é dosar uma embreagem para não queimar a mesma? elevar o giro na hora certa e solta ro curtissimo curso para despejar a potencia no conjunto motriz só na maciota....sem deixar o motor apagar e ao mesmo tempo não patinar nem a embreagem nem as rodas, tinha que ter talento para isso. já começava a diferenciar a corrida pela largada.
Hoje o cara se aboleta dentro do espaço que sobrou para ele entre os computadores e componentes hidraulicos e vai fazendo uma corrida com alta complexidade de disciplina de gerenciar várias funções com a ajuda de um pequeno exercito de engenheiros e tecnicos nos boxes. Um verdadeiro piloto de super nintendo só que on board.
Bem diferente dessa época aonde o cara tinha que domar um motor turbo que queria sair do carro, freios deficientes que deveriam ser dosados para aguentar a corrida inteira, embreagem idem e uma bela embreagem e um não menos belo trambulador para ser manipulados algumas milhares de vezes na corrida.
Como se gerenciava isso tudo nessa época? Simples..... o cara dentro do cockipt tal e qual um tenista ou um boxeador dentro do ring decidia tudo sozinho: desgaste de pneus, consumo, cambio, giro do motor, e tudo ao seu redor. tinha corrida que largavam 32 e chegavam 08 carros.
Hoje os carros são praticamente a prova de quebras, tirando um bico ou acertar um muro as quebras mecanicas estão se minimixzando. mas isso não é fruto de equipamentos muito superiores, advém do monitoramento on line e a eliminação de 90% das causas de quebras,a varias e acidentes em geral que é o erro humano. Ao inserir a minimização do erro artificialmente - várias mentes dedicadas a essa analise e vários equipamentos eletronicos trabalhando em conjunto em apoio on line ao piloto - diminui-se drasticamente a distância entre os bons , os ruins e os medianos. Despreza-se por exemplo o talento de um Emerson, um Stewart ou um Senna que entre outros que não citei sabiam intuitivamente cuidar dessas multitarefas de forma mais eficiente que seus pares. Hoje em dia não tenho duvidas que o Andrea de Cesaris seria genial e na sua época era apenas um filhinho de papai destruindo carros.....

Rubem Rodriguez GOnzlaez

fernando disse...

essa largada em long beach também está bem registrada em video, deve ter no youtube.
e houve outras largadas 'arrepiantes' de rosberg nessa temporada; parece que o número 1 no bico de sua williams o deixou à vontade para arriscar, de modo exuberante, quando e onde achasse necessário.
talvez a convivência com gilles villeneuve, na pista, tenha influenciado essas performances do finlandês.
no video dessa temporada de 1983 há uma tomada espetacular de rosberg na curva do casino em mônaco, corrida realizada em asfalto úmido no início e seco ao final, que ele dominou, sendo o único a ter largado já com slicks. sua habilidade em ser veloz no piso escorregadio garantiu a vitória - mas convém não esquecer a parada foi nas ruas de monte carlo e ele nunca nem sequer tocou uma guia de calçada naquela tarde. show.

Juanh disse...

ESpectacular largada de Keke; le pegó a las Ferrari y se fue adelante.
Un piloto increíble.
Abrazos!