quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Bruce

























As legendas só diziam isso: McLaren.

Qualquer informação a mais será bem vinda!

8 comentários:

Anônimo disse...

bólido numeral 47: M1A com o mítico piloto-construtor ao volante; muito provavelmente na entrada do pitlane durante o GP de Monterey 1964, circuito de Laguna Seca, California Dreamin'.
(ainda não havia o campeonato CanAm, as provas nos EUA faziam parte do campeonato norteamericano de carros esporte, eu acho)

bólidos numerais 4 e 5: M1Bs de Bruce(4) e Chris Amon(5) - disputaram a temporada CAnAm ‘66, a de inauguração desse campeonato, com esses carros nesses numerais, mas não consegui determinar a ocasião da foto, incrível mas no livro que tenho, fotos dos dois juntos sempre há alguma pequena diferença em detalhes do spoiler diamteiro e nas cornetas de admissão que diferem dos detalhes nessa foto.
foram 6 provas nessa primeira temporada , disputadas somente a partir de setembro de 66 - pode ser Mosport, Bridgehampton ou St. Jovite ou ainda outra prova.

(caros Corradi e Breder, o local da segunda foto tá foda...)

fernando amaral

Marco Memoria disse...

As primeiras gerações de Mclaren, na primeira foto o McLaren-Elva
M1A, motor Odsmobile V8 4.5L, ainda pintado com as cores da Nova Zelandia (preto, faixa prata) a foto provavelmente em Toronto e o piloto o pai da criança Bruce Mclaren, o ano 1964.
Na segunda foto o M1B agora com motor Chevrolet V8 6.0L, novamente Bruce e atras o tb neozolandes Chris Amon e seu indefectivel capacete, bons tempos em que podiamos identificar o piloto pelo casco !!, o ano é de 1966 e como durante toda a temporada eles correram com os mesmos numeros e ainda com a foto fechada a pista fica dificil de ser identificada, até a cor bem escura do asfalto era a mais comum nas pistas Norte-Americanas.

Anônimo disse...

pode crer Marco, achei um detalhe diferente na foto que vi de Laguna Seca, tem duas pequenas entradas de ar (talvez para os freios) adicionais ao lado das de radiador. e também acho que o pitlane em Laguna é (era?) do outro lado da pista.
abs
fernando

Marco Memoria disse...

Valeu Fernando, mas tb não tenho certeza se é mesmo Toronto, mas Laguna Seca não é, pois o pit ficaria a direita da foto, da pra notar que tem gurd-rails ali, a posição das pessoas (olhando pra o lado que seria a pista) tb indicam que era pelo lado direito que passavam os carros.
Agora só o Breder para decifrar as pistas..rs !!

Ricardo Reno disse...

Na primeira foto a McLaren está com estepe exigido pelo regulamento. O por que de tal exigência? Desconheço.

Anônimo disse...

Corradi, Fernando, Marco, e demais,

Achei isso aqui:

** FOTO 1:
McLaren Elva Mark I, com motor Oldsmobile/Traco 3.9 litros, V8.
Com essas cores e número 47, achei apenas duas referências, ambas de 1964:

1) '4th Canadian Grand Prix for The Pepsi-Cola Trophy', em Mosport Park, em setembro;
Prova válida pelo Campeonato Canadense de Carros Esporte.
http://www.racingsportscars.com/covers/_Mosport-1964-09-26.jpg

Aqui a foto do carro, que é o mesmo da foto do post.
http://www.racingsportscars.com/photo/1964/Mosport-1964-09-26-047.jpg

2) 'Monterey Grand Prix' ou '200 Milhas de Laguna Seca', em outubro de 1964, uma prova não válida para campeonato.
http://www.racingsportscars.com/covers/_Laguna_Seca-1964-10-18.jpg

Achei a terra do "acostamento" muito escura para ser Laguna Seca... mas é só "achismo" meu...
E a posição do pitlane difere do de Laguna Seca. Lá, como o sentido de giro é anti-horário, as garagens ficam à esquerda e a pista à direita do pitlane (como em Interlagos).
Então, seria em Mosport Park a foto, certo?

E 'Mosport Park' está localizado em Bowmanville, em Ontario no Canadá... ou em Toronto?


** FOTO 2:

McLaren Elva Mark II, com motor Chevrolet 5.5 V8

Na ordem, as provas da Can-Am em 1966 foram:
St. Jovite, Bridgehampton, Mosport, Laguna Seca, Riverside e Las Vegas.
Apenas nessa última prova, o motor Chevrolet tinha 5.9 litros.

A foto está me parecendo ser de Laguna Seca. Comparem com as fotos do link abaixo.
Cor do asfalto, ângulo da foto, posição dos carros, iluminação... dá quase para afirmar:
http://www.racingsportscars.com/photo/Laguna_Seca-1966-10-16.html


um abraço,
Renato Breder

Anônimo disse...

Ricardo, procurei info no livro que tenho sobre os carros esporte da McLaren, há fotos mostrando claramente o estepe na frente do cockpit mas não menciona nada no texto sobre o carro.
mas há uma explicação dum aspecto do carro anterior a esse modelo, que era um Cooper de F1 adaptado para correr na categoria esporte na north america, e, sendo originalmente um monoposto com assento de piloto no centro, teve que ter instalado um minúsculo assento de passageiro num recorte feito no sidepod esquerdo - era obrigatoriedade de regulamento, e foi aceito assim pelos organizadores norteamericanos da SCCA (algo como sports car america).
então a roda estepe devia ser tambem regra desse regulamento para carros esporte, que tiveram sua origem em pistas de estrada.
vale lembrar Le Mans tambem tem essa origem, e o regulamento do ACO obrigava o estepe até creio o início dos anos 70, assim como um pequeno bagageiro onde se colocava algumas ferramentas - de novo, lembrando que antigamente, nessas corridas ia um mecanico junto aopiloto nos carros, talvez daé a origem do assento de passageiro, que terminou sendo uma maneira de impedir que monopostos ‘disfarçados‘ tomassem parte nas corridas de endurance.
essa regra permanece até hoje em dia, os carros tem que ser bipostos pra correr em Le Mans..

Humberto Corradi disse...

Só vou falar que a turma que vem aqui é a melhor do mundo!

Valeu