domingo, 10 de agosto de 2014

Vic Elford



























Qual você prefere?

Com Shadow na Can-Am.

Atropelando fardos de feno em Norisring.

Na desértica Road Atlanta.

Ou em Zeltweg?

Vic Elford era assim.

Qualquer coisa em qualquer lugar!

O primeiro a tentar domar o poderoso 917.

Clique aqui .

14 comentários:

Rui Amaral Jr disse...

Imagina a seguinte cena, eu com 1.90m e quase dois de envergadura, tentando pilotar aquele Shadow?rsrsrrs
Não sabia que Vic tinha pilotado um.
Belas fotos, um grande piloto!

Anônimo disse...

Esse Shadow espetacular, parece aqueles carrinhos de autorama!

Super baixo!!!

Abraço!

Mauro Santana
Curitiba-PR

Ituano Voador disse...

Como esse Shadow era esquisito, parece com aqueles superkarts que o Emerson pilotou em 83.

Anônimo disse...

Vic Elford também foi um grande piloto em provas de Rallye.

Renato Pastro

Anônimo disse...

Uau!! Quanta belezura....

** FOTO 1 **
1970, Can-Am em Mid-Ohio.

Vic Elford em uma 'Shadow Mk.1' com o motorzão 'Chevrolet 427 7.0 V8', mais motorzão ainda por estar num carro com dimensões quase 'kartquianas'... (não reconheci seu 'perseguidor'...)


** FOTO 2 **
1968, 200 Milhas de Norisring

Vic Elford num Porsche 910, #25 (motor Porsche Typ 901/21 2.0 F6), dividindo a curva... quer dizer, a zebra com Frank Gardner numa Lola T70 Mk.3 GT, #1 (motor Chevrolet 5.5 V8). Ambos estão sendo seguidos de perto por Rico Steinemann noutro Porsche 910, #29.
No final da prova, Vic Elford terminou em 17o, Frank Gardner em 16o e Rico Steinemann em 8o.


** FOTO 3 **
1970, Can-Am em Road Atlanta

Parece ser a prova da inauguração do Circuito, é isso?
Ou foi depois de alguma reforma na pista?

Não aparecem nas fotos, as 'McLarens M8D' de Denny Hulme e Peter Gethin... sumiram na frente...
==>> http://www.racingsportscars.com/photo/1970/Road_Atlanta-1970-09-13-jh1.jpg
==>> http://www.racingsportscars.com/photo/1970/Road_Atlanta-1970-09-13-jh4.jpg

O carro vermelho à frente de todos, é a Lola de Peter Revson:
==>> http://www.racingsportscars.com/photo/1970/Road_Atlanta-1970-09-13-026.jpg
Seguindo Revson de pertíssimo, aparece o Chaparral de Vic Elford (que tinha marcado a pole):
==>> http://www.racingsportscars.com/photo/1970/Road_Atlanta-1970-09-13-066.jpg
Em seguida, aparecem na ordem George Eaton, numa BRM (carro branco), Chuck Parson, numa Lola (azul-escuro), Bob Bondurant também numa Lola (azul-claro), Lothar Motschenbacher, numa McLaren (vermelha), etc.
==>> http://www.racingsportscars.com/photo/1970/Road_Atlanta-1970-09-13-098.jpg
==>> http://www.racingsportscars.com/photo/1970/Road_Atlanta-1970-09-13-010.jpg
==>> http://www.racingsportscars.com/photo/1970/Road_Atlanta-1970-09-13-021.jpg
==>> http://www.racingsportscars.com/photo/1970/Road_Atlanta-1970-09-13-011a.jpg


** FOTO 4 **
1972, 1000 km de Zeltweg

Gérard Larrousse conduzindo a Lola T280, #9 (com o clássico motor 'Ford Cosworth DFV 3.0 V8'), da 'Ecurie Bonnier Switzerland'.
Larrousse dividiu a pilotagem desse carro com Vic Elford.

Atrás parece ser uma Ferrari - haviam 4 nessa prova - com um piloto de capacete vermelho.. talvez Helmut Marko (dupla com José Carlos Pace) ou Sandro Munari (dupla com Arturo Merzario).
Os demais pilotos da Ferrari não teriam capacete vermelho: Jacky Ickx, Brian Redman, Tim Schenken e Ronnie Peterson.

Quanto à Kombi vermelha, acho que ela parou por problema na parte traseira do compartimento de carga... está até com a porta traseira levantada...
E o carrinho amarelo próximo dela foi por problema no alto-falante... tentaram consertar e acabaram largando sobre o capo...



um abraço,
Renato Breder

Mauricio Beniacar disse...

O Shadow parece um kart "anabolizado", e essa sequencia de curvas em Road Atlanta me deixa sem palavras...

fernando disse...

curti especialmente 'atropelando os fardos de feno no Norisring'.

conheço uma foto de Elford num 911 numa prova de autocross na GB (ou rallycross? não sei a diferença, se é que há) parecida com a situação dessa aí, em que duelou contra dois Ford Galaxies!
ele venceu a prova apesar da explícita tentativa dos Fords de massacrar o Porsche.

fernando disse...

Breder, na foto em Zeltweg:

o capacete do Marko era majoritariamente branco, com um circulo vermelho na testa, talvez umas faixas laterais nessa cor tambeem, agora nao lembro bem.

de inicio pensei o carro poder ser um Chevron ou uma Alfa 33, mas enfiando a cara na tela concordo com vc, parece uma 312 PB.
então reparei num pouco de cor amarela na frente do carro, lembrei que havia uma cor secundária específica pra cada uma das PB, para diferenciá-las å distância, além da numeração.
(toda equipe de fábrica dessa época fazia isso em seus vários inscritos, Alpine, Matra, AlfaRomeo).

tentei no racingsportscars mas a página nao funcionou aqui comigo, então deixo essa sugestão para a tentativa de identificar qual dupla (layout do capacete do Munari não faço idéia).
abraço
Fernando

Carlos Del Valle / Podcast F1 Brasil disse...

Esse deserto está com cara de barro mesmo...

Anônimo disse...

Fernando,

fiz uma busca no 'RacingSportsCars' pelas fotos (em cores) das Ferraris 312PB em 1972, ano da prova em Zeltweg, para observar as cores secundárias...
Não há muitas fotos de 1972, mas as que estão lá, mostram sempre uma estreita faixa longitudinal, com as tais cores, do lado direito do carro.

Buscando pela web, achei essas fotos no site 'www.jacky-ickx-fan.net'...
E pelo que dá para ver, o tal carro vermelho atrás da Lola de Larrousse/Elford, não deve ser uma Ferrari...

Aqui a Ferrari de Ickx/Redman:
==>> http://www.jacky-ickx-fan.net/galerie/sport_proto/1972/10_zeltweg/1972_10_zeltweg_015.jpg
Aqui uma foto em que aparecem as 4 Ferraris na prova:
#1 Ickx/Redman - #3 Marko/Pace - #2 Schenken/Peterson - #4 Merzario/Munari
==>> http://www.jacky-ickx-fan.net/galerie/sport_proto/1972/10_zeltweg/1972_10_zeltweg_005.jpg

Mas...

Depois de analisar o grid da prova e essas 2 fotos aqui (a primeira é a mesma citada acima e a segunda dando um bom zoom!)...
==>> http://www.jacky-ickx-fan.net/galerie/sport_proto/1972/10_zeltweg/1972_10_zeltweg_005.jpg
==>> http://images.forum-auto.com/mesimages/547835/austria3.jpg

...acho que o tal carro vermelho pode ser: Lola T290 (motor: Abarth 2.0 L4), da equipe 'Jolly Club Switzerland', pilotada pela dupla Silvio Moser e Antonio Nicodemi.
Talvez seja Moser ao volante.

Grid:
1o: Mirage M6, #7
2o: Lola T280, #9 - a do post!
3o: Ferrari 312PB, #1
4o: Ferrari 312PB, #2
5o: Ferrari 312PB, #3
6o: Ferrari 312PB, #4
7o: Porsche 906, #12 - 'Hollywood Team', pilotada por Luís Pereira Bueno e José Renato Catapani
8o: Lola T290, #25 - de Moser e Nocodemi
9o: Chevron B19, #20
etc


outro abraço,
Renato Breder

fernando disse...

boa Breder

só pode ser isso mesmo.
depois de escrever meu comment , notei que o amarelo que vi na imagem desfocada da Lola estava embaixo, ao redor da entrada de ar do radiador.
daí lembrei que nas Ferrari as faixas de cor eram longitudinais, não poderiam ser elas - voltei então a cogitar das Alfas 33, cujas faixas eram horizontais mas por toda a extensão, no mais embaixo da frente do carro.

e o carro na imagem desfocada tem a ver mesmo com aquele modelo Lola mais 'magrinho', a Alfa 33 era mais bojuda.
daí também nossa confusão com a 312 PB, de linhas muito refinadas - um carro dos mais belos já feitos.

na minha lembrança das fotos dessa época, as Alfa Romeo eram 3, e tinham as cores branca, amarelo-laranja e vermelha, nas faixas diferenciais.
as Ferrari usavam as cores verde (Merzario), azul (Schenken), branca (faixa dupla, na 'sua' foto com Marko ao volante) e amarela (Ickx).
e essas cores nas 312PB também eram estampadas por sobre toda a asa traseira.

devia ser belíssimo de se ver os 4 carros correndo juntos.
aliás, que grid bonito, hein?

PS: fui checar o capacete do Marko no statsF1, mas justo foto desse equipamento está faltando lá.
mas há uma foto de uma BRM-Marlboro (P153B) com ele ao volante, e o capacete é branco com uma grande calota na cor vermelha no topo, não na testa como eu disse - acho q daí vc pensar no capacete como vermelho.

de todo modo, está esclarecido; adoro as minúcias…

grande abraço
Fernando

Anônimo disse...

Fernando,

somos 2 que 'adoram as minúcias'... hehehehe...

Por isso, ...

Ferraris 312PB, com o bico do carro 'colorido' (em lugar das faixas longitudinais), achei, por exemplo, essas fotos das 24 Horas de Le Mans, em 1973:

* azul: Tim Schenken e Carlos Reutemann
==>> http://www.racingsportscars.com/photo/1973/Le_Mans-1973-06-10-017.jpg
* verde: Arturo Merzario e José Carlos Pace
==>> http://www.racingsportscars.com/photo/1973/Le_Mans-1973-06-10-016a.jpg
* amarelo: Jacky Ickx e Brian Redman
==>> http://www.racingsportscars.com/photo/1973/Le_Mans-1973-06-10-015.jpg


E, nos 1000 km de Zeltweg de 1972, até haviam três Alfas T33/TT/3 inscritas, mas não participaram das atividades daquela prova:

#5 para Andrea de Adamich e Nanni Galli,
#6 para Rolf Stommelen e Peter Revson e
#45 para Helmut Marko e Vic Elford (veja só!)

Todas três do time de fábrica a 'Autodelta SpA'.

um abraço,
Renato Breder

fernando disse...

boa Breder, nunca tinha notado isso - e, não sei ao certo, mas talvez a '24 Heures du Mans' tenha sido a única prova em que a Scuderia participou no mundial de endurance aquele ano, não? estavam na maior crise, greves, péssimos resultados na F1 etc.
ås vezes fico imaginando se Pace tivesse tentado se mudar pra Ferrari na F1 para 74, ao invés de teimar na Surtees…

tenho uma predileção particular pelos modelos de toda a série 33 da Alfa Romeo, desde o primeiro de 1968 (novamente, se não me engano!).
predileção estilísitica, do desenho mesmo.

o forfait da marca em Zeltweg significou então a participação de Marko numa 312PB, e de Elford (que åquela época era piloto oficial da AlfaRomeo) com a Lola amarela, esta da escuderia do falecido Bonnier, de quem, tristemente, justo o Elford viu o acidente acontecer bem å sua frente, em LeMans-72.
valeu brother.

JONAS disse...

E formou famosa dupla com Gerard Larousse para as 24h. Elford/Larousse e Porsche.