sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Avulsas


























Bom dia a todos.

Verdes.

6 comentários:

fernando disse...

foto 1: um Ford (qual? Capri?) 'anabolizado' pela Zakspeed, tradicional preparadora (alemã?) de carros para competição - meu palpite é que é em pista européia, talvez uma prova do DRM (deutsche sei lá o quê etc - eu faria uma pesquisa no minimo decente se fosse servido com uma conexão indecente como esta q pago e utilizo).

foto2: so pode ser em Angola, Luanda provavelmente, onde nossos fraternos primos organizaram corridas nos anos 60 e 70 (ate 75, ano da Revoluçao dos Cravos); uma brava 250GTO, nao é não? a se reparar no garoto da extrema direita que galhardamente não se intimidou com nada e já está de contato intímo com a fera.

foto 3: uau, para mim a epítome de um fim de semana numa arquibancada para assistir "corrida de automóveis" - como dizem que o Emerson diz - be-emes a rodo se confrontando com 900 e onzes.
e ainda o detalhe de um pace-car (era esse o termo usado na época, não safety car) também belíssimo, provavelmente uma CSL 3.0, com o emblema da marca na coluna lateral.
ô automóveis bonitos, sô!

Anônimo disse...

Fernando,

por enquanto só uma observação:
O Pace Car e os BMW na pista são do mesmo modelo...

um abraço,
Renato Breder

Anônimo disse...

Fernando (e demais),

DRM = Deutsche Rennsport Meisterschaft

Acabei achando a 'FOTO 3' e com ela as pouquíssimas informações dos 3 belos carros nela.
Está tudo aqui:
==>> http://www.racingsportscars.com/photo/Zolder-1973-10-21.html

Int. II. ADAC/SFG-Saisonabschluß-Rennen Zolder, 1973
#10 e #1 são mesmo BMW 3.0 CSL e o #8 é um Porsche 911 Carrera RSR.
E não há mais informações!!

Aqui também tem mais 'uns gatos pingados de informação':
==>> http://wsrp.ic.cz/nonchamp1973.html#68
Procurando por 'Zolder [GT/T] de 21.10.1973', a segunda tabela apresenta mais informações a respeito.


O carro #10 é esse; aqui pilotado por Ernst Kraus e Werner Schommers:
==>> http://www.racingsportscars.com/etcc/1974/Monza-1974-03-24-011.jpg

o #1 é esse; aqui pilotado por Harald Ertl e Henri Pescarolo:
==>> http://www.racingsportscars.com/etcc/1973/Zandvoort-1973-08-12-010.jpg

Ambos do 'European Touring Car Championship'

......

Quanto à 'FOTO 1', foi mais fácil achar informações...

É mesmo um 'Ford Capri Turbo' com um motor Ford de 1,5 litros e 4 cilindros em linha, preparado pela Zakspeed.
Mas a equipe era a 'Jürgen Hamelmann-Team' cujo piloto era - ninguém mais, ninguém menos - o próprio Jürgen Hamelmann...
Com esse carro, Hamelmann disputou a temporada de 1981 da DRM...

Mais fotos do 'bicho':
==>> http://www.racingsportscars.com/photo/1981/Zolder-1981-03-22-004a.jpg
==>> http://www.racingsportscars.com/photo/1981/Zolder-1981-03-22-004b.jpg
==>> http://www.racingsportscars.com/photo/1981/Zolder-1981-03-22-004.jpg


E deixo a 'FOTO 2' para nossos amigos d'além mar...

E o Fernando, 100%...


um abraço,
Renato Breder

fernando disse...

é isso aí, Breder, sendo Zolder é foto da arquibancada mesmo! domingão feliz sem TV, ao vivo in loco.
me atinei com a CSL como pace car porque está standard, como saía da linha de montagem, sem os spoilers e acho provável sem motor preparado.
vi uma CSL uma vez aqui em SP, numa rua sossegada de Pinheiros - mas tão sossegada a cena que estava parada com o capô aberto, infelizmente teve algum problema; belíssima, azul metálico.
e pela info q vc trouxe vemos também um clássico no 911 RSR, um dos primeiros numa linhagem - os 911 de competição - que perdura até hoje (a foto em questão já vai para 40 anos de idade…).
abraço

Carlos Gil disse...

Foto 2 -

Ferrari 250 GTO
Chassis 3767GT
Matrícula: MO 79460

V Grande Prémio de Angola
1/2 de Dezembro
David Piper (nº8)
Segundo sei terá terminado essa corrida no 3º lugar.

Este GTO foi vendido a David Piper em 28 de Julho de 1962, tinha cor verde, posto de condução à direita, e estava equipado com grelhas no capôt motor. Tinha duas saídas de ar laterais (uma terceira saída foi acrescentada em meados de 1962, depois de um acidente sofrido por Piper em Crystal Palace, e foi assim que correu no Grande Prémio de Angola de 1962), o bocal de enchimento de combustível estava colocado do lado esquerdo, o Spoiler estava rivetado à carroçaria e tinha um peso total de 1059 Kg.
Foi usado por David Piper até finais de 1963, altura em que foi vendido a E. Cantrell em Sebring (Março de 1964).

Fontes: Ferrari em Portugal
http://ferrariemportugal250gto.blogspot.pt/2011/04/ate-aos-finais-de-1961-foram.html

Boas Festas para todos.
CG

Anônimo disse...

Informações 200% do Carlos Gil...

Como gosto bastante dessas informações, agradeço bastante a atenção dispensada...

Boas festas a você também!


um abraço desde o lado de cá do Atlântico,
Renato Breder