domingo, 2 de dezembro de 2012

Jarama





















Bom dia a todos.

A Fórmula 1 na Espanha. 1976

4 comentários:

Rui Amaral Jr disse...

Linda foto!
Vittorionne na ponta com Gunnar já atravessado!!!

Anônimo disse...

Bons dias!

Vittorio Brambilla (March), Jacques Laffite (Ligier), Gunnar Nilsson (Lotus), Mario Andretti (Lotus), Jody Scheckter (Tyrrell) e Clay Regazzoni (Ferrari).
Nesta ordem apenas nas voltas 3 e 4... E o Brambilla - que lidera o pelotão como disse o Rui - está em 5o lugar, atrás de Jochen Mass (McLaren em 4o), Patrick Depailler (Tyrrell, 3o), James Hunt (McLaren, 2o) e Niki Lauda (Ferrari, 1o).
Todos os 30 pilotos que participaram da prova (24 na corrida mais 6 que não se qualificaram), a partir desse GP, com os 'topetes' devidamente aparados...

Sem o topete, a Ligier JS5 ficou até mais bonita...


um abraço,
Renato Breder

Daniel Machado disse...

Belo achado Corradi. Se não me engano, o Hunt venceu essa corrida, mas parece que a Ferrari entrou com recurso contra a Mc devido a alguma coisa ilegal no carro deles. Chegaram a desclassificar o britânico na primeira vez, mas depois devolveram a sua vitória.
Isso se eu não estiver errado.

fernando disse...

Isso mesmo Daniel.
o que está contado num livro sobre a McLaren, do jornalista inglês Doug Nye, é:
nesse GP da Espanha estreavam novas regras da CSI (algo como comissão esportiva internacional da FISA, que veio a se tornar a FIA) - uma das regras determinava nova medida restritiva da largura dos carros - a McLaren utilizou novas rodas que, no eixo traseiro, os respectivos aros excediam em 1.8 cms a largura limite, e ninguém na equipe percebeu, ou não se preocupou, isso - foram os comissários da prova espanhola mesmo que notaram e decidiram desclassificar o carro, não há menção de ação da Ferrari, e provavelmente esta não notaria tal diferença, foi mesmo no escrutinio dos fiscais no parc fermé.
os pontos e também o premio de corrida pela viteoria foram retornados a McLaren no meio do ano, na época do GP francês.
notando q TeddyMayer, team manager da McLaren desde sempre, era advogado de formação, e notório 'encardido'… ele recorreu da desclassificação, solicitou reversão para multa e acabou conseguindo os pontos de volta e pagando 3 mil dólares de multa, pelo erro que foi da equipe e não do piloto.
------------------------
re comment do Breder: a Ligier realmente ficou bem melhor sem o 'topete' mas na épo ca eu detestei essa nova regra, eu achava que descaracterizava os carros a falta das entradas de ar acima das cabecas dos pilotos - algumas equipes não conseguiam resolver bem essa questão e as vezes corriam sem coisa alguma, com as cornetas a descoberto, visualmente ficava mais pobre.