domingo, 13 de janeiro de 2013

Avulsas




























Bom dia a todos.

Categorias de base.

3 comentários:

Rui Amaral Jr disse...

Alem de categoria de base a F2 trazia em algumas corridas grandes nomes para disputar com as estrelas em ascensão, assisti no Brasil grandes corridas, onde nos boxes podia se ver Graham Hil o campeão mundial pouco antes, Big John chefe de Mike The Bike e muitos outros. Saudades!

Anônimo disse...

Estou supondo que as 3 fotos sejam da Formula 2...
Fiz uma varredura nos campeonatos de F2 de 1970 a 1973...

Acontece que, em 1973, Wilson Fittipaldi estava de Brabham, na equipe oficial, a 'Motor Racing Developments', outro patrocinador...
Ronnie Peterson, era companheiro de equipe de Emerson Fittipaldi, na 'Texaco Team Lotus', pilotando os 'Texaco Star' (nada mais que uma Lotus 74)...
E a Surtees de Mike Hailwood levava também o patrocínio da FINA, além da Matchbox...

Sobrou 1970 a 1972... Achei o seguinte:


*** FOTO 1 ***
A única referência que encontrei com uma Surtees, com patrocínio da Matchbox e com o #57...

1972 - I John Player Formula 2 Championship Race
European Championship for Formula 2 Drivers, Round 1
John Player British F2 Championship, Round 1

Mallory Park Circuit, Kirkby Mallory, Leicester, Great Britain

Mike HAILWOOD - Matchbox Team Surtees - Surtees TS10 Ford BDA/R.E.S., #57
Hailwood terminou em 5o lugar.


*** FOTO 2 ***
Encontrei várias referências de Peterson numa March, com patrocínio da STP e com o #1, tanto em 1971 como 1972.

Em 1971 foram:
II Mantorp Trophy (em Mantorp Park), I Swedish Gold Cup (em Kinnekullering) e XXIII Gran Premio di Roma (em Vallelunga). Peterson venceu todas estas provas.
Em 1972 foram:
I John Player Formula 2 Championship Race (em Mallory Park) e VII Rhein-Pokalrennen (em Hockenheim).

Mas, pela aparência do carro, muito semelhante ao March de F1 da temporada de 1972, e pela "cara de circuito inglês" da foto, fico com Mallory Park... ou seja, a mesma prova da FOTO 1...

1972 - I John Player Formula 2 Championship Race
European Championship for Formula 2 Drivers, Round 1
John Player British F2 Championship, Round 1

Mallory Park Circuit, Kirkby Mallory, Leicester, Great Britain

Ronnie PETERSON - STP March Engineering - March 722 Ford BDA/R.E.S. (1a bateria) e March 722 Ford BDF/Cosworth (2a bateria), sempre com o #1.
Na 1a bateria, ele abandonou por problemas de pressão do combustível e na segunda bateria, acabou se acidentando.


*** FOTO 3 ***
Essa foi a única referência que encontrei com Wilson Fittipaldi, patrocínio da Bardahl e com o #19...

1971 - XXXIV ADAC-Eifelrennen
European Trophy for Formula 2 Drivers, Round 3
Nürburgring Nord-Schleife, Adenau, Germany

Wilson FITTIPALDI - Team Bardahl (Fittipaldi) - Lotus 69C Ford Cosworth FVA, #19
Wilson terminou em 7o.



Alguém com mais conhecimento, por favor, corrija/confirme o que eu achei...

um abraço,
Renato Breder

Anônimo disse...

Se me permitem os colegas e o Corradi, sendo a F2 o ultimo degrau antes da F1, poderia ela ser considerada categoria de base?
Ou esse titulo seria mais apropriado à FFord e F3?
Quanto aos carros das fotos, o TS10 foi campeão em 72 com o próprio Mike "The Bike" Hailwood, o 722 foi a maior bomba da história da March na F2, principalmente após o sucesso estrondoso do 712M no ano anterior e a 69 foi um carro honesto, com várias vitórias mesmo após já ser considerada ultrapassada, como por exemplo na temporada brasileira de 71 com Emerson Fittipaldi. . .curiosa a foto do Tigrão pilotando uma, só me recordava dele na 712M. . .provavelmente houve alguma pane no carro titular e o reserva era justamente essa 69 que o Emerson havia utilizado em 1970.
Abraços e boa semana a todos.

Zé Maria