segunda-feira, 18 de março de 2013

Era Romântica
































Temporada de 1955.

Ensaio.

Aliás toda a década de 50 é especial.

Recheada de histórias e imagens maravilhosas.

Clique aqui .

9 comentários:

Ron Groo disse...

Qualquer imagem das inclinadas de Monza é maravilhosa.

Anônimo disse...

Bela previsão do Corradi que se confirmou logo na abertura do mundial de F1! Colin Chapman estaria jogando sua boina pra cima na bandeirada.
Coisa Linda! A Abertura da F1 não poderia ter sido melhor! E que muitos outros triunfos do carro negro venham pela frente!

Anônimo disse...

O que eram aqueles apêndices na lateral da Ferrari???

Ricardo Soares disse...

Apêndices...Ferrari D50; na verdade a Lancia D50, que abandonou a categoria e vendeu seus carros a "Scuderia"; que os aproveitou no resto da temporada (tem história, mas... deixa para outros!)

fernando disse...

eram os tanques de combustível, nesse modelo, originalmente um Lancia (D50).
reparem, há a tampa para abastecimento do tanque no 'final' deste, na mesma 'linha' do capacete de Hawthorn; na traseira do carro creio ficava só o tanque de óleo, não tô certo, talvez tivesse ainda um terceiro de combustivel.

Anônimo disse...

Na FOTO 2, Mike Hawthorn está a bordo de uma Ferrari... ou melhor, uma Lancia D50...

Com a morte de Alberto Ascari, a Scuderia Lancia desistiu da F1 e vendeu seu espólio à Ferrari, com carros, projetos, propriedades intelectuais, etc.

Já no GP da Itália de 1955, a Scuderia Ferrari inscreveu 3 D50 para Giuseppe Farina (#2), Mike Hawthorn (#8) e Luigi Villoresi (#10). Farina e Villoresi marcaram tempos na qualificação (respectivamente o 5o e o 8o) enquanto Hawthorn não usou seu carro naquele fim de semana.

Mas tanto Farina quanto Villoresi acabaram não largando para a corrida em si. Problemas com is pneus. A Lancia D50 foi projetada para os pneus Pirelli e a Scuderia Ferrari tinha contrato com a Englebert. Provavelmente, a diferença nos pneus não deixou o pessoal da Ferrari muito confiante no desempenho e/ou segurança do carro...

No ano seguinte, 1956, com pequenas modificações (quase nenhuma!) Juan Manuel Fangio foi campeão com uma Lancia-Ferrari D50... mais para Lancia que para Ferrari...

Foi um carro com algumas inovações e idéias bem interessantes de projeto.; Entre elas, os tanques de combustível na lateral do carro, em elementos que "inauguravam" os sidepods nos carros de F1. A Ferrari acabou eliminando o uso desses tanques.

Curioso é que na foto, o carro de Hawthorn parece estar com o número zero... é isso mesmo?

Bom, já escrevi demais... deixo as Fotos 1 e 3 para outro "viciado" comentar...


um abraço,
Renato Breder

Anônimo disse...

Completando:

Segundo o link abaixo, a "Ferrari" #0 que Hawthorn está pilotando, seria, na verdade, a #10 de Villoresi:

==>> http://www.car-poster-gallery.com/luigi_villoresi_in_his_lancia_d50,_italian_grand_prix_1955,_monz_poster_12915.html


outro abraço,
Renato Breder

Anônimo disse...

Obrigado pelas respostas, eu até imaginei que poderiam ser tanques de combustivel, mas achei uma idéia um tanto arriscada, mas F1 sempre foi arriscada!

Ituano Voador disse...

O detalhe curioso é que o próprio governo italiano interveio para incentivar a venda do espólio da Lancia F1 para a Ferrari. Tempos interessantes e especiais, mesmo...