sexta-feira, 1 de março de 2013

Up to Date






















E o Grid de 2013 da Fórmula 1 agora é oficial!

Olhando o post feito no início de dezembro ( só clicar aqui ) vale fazer algumas
considerações.

Na análise do final do ano passado colocamos os nomes de Max Chilton, Gierdo 
Van der Garde e Romain Grosjean de forma acertada.

Na época em que levantavam mais dúvidas do que certezas.

E os erros?

Jules Bianchi na Force India?

Timo Glock na Marussia?

Glock foi um corte brutal.

Tinha um contrato!

A bagunça financeira da Marussia o tirou desta temporada.

Glock recebia para correr.

A equipe precisava de um que pagasse.

O cara abriu mão do que tinha pra receber e foi defender a BMW na DTM.

Outro caso.

Realmente não acreditava que Adrian Sutil tomasse um lugar na Force India.

Vamos aos motivos.

Sutil sofreu um processo envolvendo agressão que complicou sua vida.

Como alguns países poderiam dificultar sua entrada, achei pouco provável
que alguma equipe arriscasse comprar a causa do piloto.

Mais.

A Force India precisava definir seu motor para 2014.

E a Mercedes se mostrava desanimada em abrir mão de valores.

O cenário dizia que Jules Bianchi com um motor Ferrari na mochila estava certo
no cockpit.

O que mudou?

Toto Wolff.

O comandante da Mercedes resolveu que não entregaria a Force India de bandeja.

É importante para evolução e desenvolvimento ter outras equipes fornecendo dados
sobre o desempenho dos motores.

Wolff que tem tentáculos na McLaren e Williams, resolveu comprar a briga de Sutil.

Uma virada no jogo.

Que derrubou a previsão.

Isso explica porque a Ferrari correu para colocar Bianchi na Marussia.

Com a Renault empurrando em 2014 a Red Bull, Toro Rosso, Caterham, Williams
e Lotus, ficar para trás pode ser arriscado demais.

Sem contar com as ameaças da Honda (McLaren) e Porsche (Sauber).

Vale ressaltar que em nenhum momento achei que outro brasileiro além de Felipe
Massa alinhasse em 2013.

Nunca achei fundamento nos boatos sobre Bruno Senna.

E o caso de Luiz Razia, por tudo que você leu acima, foi uma surpresa total.

Não apenas sua entrada.

Mais ainda sua saída...

Só para mostrar que os erros não foram por "chutes".

Havia uma base.

Fica no ar por enquanto o posto de terceiro piloto na Force India.

E para não passar batido chamo a atenção para a chegada de Alexander Rossi,
que junto com o chinês Ma Qing Hua, fará o papel de piloto reserva na Caterham.

Rossi está escalado para testar durante as sextas-feiras.

Tony Fernandes estaria preparando a entrada do piloto americano na categoria?

Depois a gente fala disso.

Já foi muita coisa pra um post só!

3 comentários:

Rodolfo Leyton disse...

Você e suas análises são demais, Corradi. Um grande abraço.

Anônimo disse...

Luiz Razia me dá AZIA. . .foi a piada do ano. . .e o pior é que ficaram se digladiando para guiar uma carroça. . .
Zé Maria

TW disse...

Foi justamente o que pensei quando o vi o anúncio de Rossi pela Caterham. Deve pintar por lá ano que vem sim, caso tenha bom patrocínio e seja mais vantajosos tê-lo no cockpit do que Pic ou van der Garde.