quarta-feira, 3 de abril de 2013

Insaciável































Quando soube que Dietrich Mateschitz disse que Kimi Raikkonen seria um bom
nome para a Red Bull em 2014 não pude levar a sério.

O motivo?

Primeiro que Mateschitz, o poderoso dono da Red Bull, não revelaria assim uma
opção estratégica da equipe para o futuro.

Segundo o contexto.

A coisa mais parecia uma cortina de fumaça para desviar o foco dos acontecimentos
do GP da Malásia.

Terceiro que somente a saída de Sebastian Vettel poderia justificar a contratação do
piloto finlandês.

E isso não está nos planos do time austríaco.

Fiquei com a impressão de um puxão de orelhas.

Um recado atravessado para o atual campeão mundial.

Kimi não cabe mais no universo da equipe do energético.

"O quê??

Você quer dizer que Raikkonen não tem talento para a Red Bull???"

Não é isso.

Entendo que a escuderia com sede em Milton Keynes atingiu um degrau superior.

Um patamar vencedor.

A Red Bull agora é cobrada.

E Kimi não gosta de cobranças...

A fase de festas e ações promocionais ficou para trás.

E morreu com a saída de David Coulthard, aquele que sabe viver.

Três coisas fizeram a Red Bull ser o que é hoje.

Dinheiro.

Adrian Newey.

E Sebastian Vettel.

Quando o time buscou a maturidade, Vettel assumiu um papel pouco provável.

Quem imaginaria que aquele rapaz se tornaria o piloto ideal para conduzir a Red
Bull aos títulos?

Um garoto.

Preparado.

Mas quantas promessas já foram perdidas?

Quantos não deram em nada e ficaram pelo caminho?

A vida de um piloto na escola da Red Bull é dura.

Robin Frijns, hoje piloto de testes da Sauber, entregou.

"Eles tratam você como um cão!"

Só que Vettel é outro tipo de animal.

Um monstro.

Dominado pela vontade de vencer.

Insaciável.

Que incomoda todo o paddock ao quebrar a procissão imposta aos pilotos após
a última parada nos boxes.

Não pode passar.

Tragam os carros de volta.

Mas o monstro dentro dele diz outra coisa.

Somente o primeiro lugar interessa.

Impossível de ser parado nas pistas, os outros tentam desestabilizá-lo mentalmente.

Usam artimanhas.

Lewis Hamilton e Fernando Alonso trocam elogios entre si.

Não são gratuitos.

Hamilton fala que com o mesmo equipamento poderia vencer o campeão.

Sim.

Aquele mesmo que precisa das ordens de Ross Brawn para manter a posição.

Alonso é mais sofrido.

Luta como ninguém para gravar seu nome na história da Ferrari.

Talentoso, não suporta os resultados do adversário.

E tenta desmerecer.

Diz que luta contra a máquina de Adrian Newey e só.

Porém nada disso parece atingir Sebastian Vettel.

Que faz pouco caso das redes sociais.

E leva uma vida tranquila e sem glamour fora das pistas.

Estranho.

Até porque é normal o sucesso fazer esquecer coisas importantes do dia a dia.

Nem tem uma namorada estrela.

Se Alonso fosse Nelson Piquet já teria chamado Vettel de veado...

A determinação dele lembra mesmo a de Ayrton Senna.

Assim como suas inacreditáveis voltas de qualificação.

O tempo foi sábio em separar as duas figuras.

Se matariam na primeira temporada juntos.

Penso que Sebastian Vettel já derrotou sua excepcional geração.

Não tem mais nada a provar.

E agora?

Onde estaria sua motivação?

O que mais desejaria depois de três títulos na categoria máxima do automobilismo?

Seria muita pretensão minha querer dizer quais são seus sonhos.

Mas a julgar pelos seus atos e a forma como supera adversidades, seus planos
parecem altíssimos.

Sem adversários à altura, parece mirar os fantasmas.

As lendas.

Fangio, Senna, Clark e Schumacher.

Colocar seu nome entre eles.

Ou quem sabe um dia se tornar o maior de todos.

Ultrapassando suas marcas e seu prestígio.

Pretensioso.

Mas alguém duvida?


38 comentários:

Marques disse...

Corradi, gosto muito dos seus textos, mas quando fala do Vettel não tem como concordar.

Marco Memoria disse...


Mais uma vez Corradi subestima Kimi, e superestima Vettel, sinceramente não sei se faz isso só pra criar polemica ou acha que o alemãozinho é esse piloto todo mesmo.
O que me leva a acessar diariamente aqui(é o primeiro site que eu abro todos os dias), são fotos e comentários da F1 das decadas anteriores, matérias tipo o Up to date não me dizem nada pois como já disse a F1 atual não me emociona mais, então comparar o piloto de video-game com Fangio e Clark me da vontade de saber que droga ele ta usando, pois desta eu tambem to afim, e de quebra sobrou para o Piquet tambem.
Mas continue assim, pois com isso demostra um lado mais humano, não tenta se esconder atrás de uma atitude fria, como um jornalista ou reporter querendo parecer impessoal, pra mim o grande diferencial deste Blog é vc Corradi.
P.S. Puxei o saco no final pra voce não esquecer de me dizer o nome do remedinho...

David Félix disse...

Sou brasileiro e grande fa do Senna, na minha opiniao o maior de todos, porem desde o começo Vettel sempre me chamou a atenção...

Minto, desde a Toro Rosso ele me chamou atenção, e sei que ele começou precoce na Sauber BMW...

Hoje na F1 torço por ele... seu estilo lembra o de Senna em absolutamente tudo... e me desculpem os fãs do Alonso, ma spra mim o alemãozinho é melhor que ele...

Como voce falou Corradi, fazem joguinhos e armadilhas mentais pra desviar a atenção dele e o rapaz não dá a mínima bola, vai lá e faz o que um campeão tem gravado em seu dna... VENCE !!!

Falam que ele pilota o melhor carro e que o talento é o Newey, essas pessoas não sabem o que falam...

Newey é genial ? Sim, claro, mas ele estava na RBR desde 2006 e os caras so começaram a vencer em 2009 por uma incrível coincidencia, o mesmo ano em que o menino Vettel subiu de degrau da STR para a RBR...

Webber tem o mesmo equipamento que o menino a tres temporadas e nem vice o cara consegue ser então como pode ser que o carro dele seja tão superior assim como clamam dom Fernando e sir Hamilton ?

Tem gente que acha que todo o imbróglio da Malásia foi uma grande peça contracenada pela RBR para dar a primeira posição ao menino... honestamente, se nós reles humanos sme acesso a telemetrias e outros recursos podemos ver que ele não precisa disso, a equipe tem essa certeza... se houve jogo de cena foi do Webber se fazendo de coitadinho uma vez que o cara não fez nada de relevante nos últimos anos e só renovou contrato na bacia das almas como uma forma de gratidão da RBRm tipo, vai lá cara... pilota mais um ano aí, voce já ta com a gente a tanto tempo mesmo... ou vai dizer que não dava pra ele aumentar a rotação de novo se não havia problemas no motor ?

Torço pro Vettel por que simplesmente odiei a era Schumacher e a manipulação descontrolada da FIArrari e da Ferrari com todos esses números inflados e recordes alcançados de forma duvidosa... e espero que Vettel apague o nome Schumacher colocando em primeiro lugar seu nome nas estatísticas... um piloto de corridas como não se via a muito tempo...

Ron Groo disse...

Só uma coisa, não é pro lugar de Vettel, e sim do canguru que dirige.
O maluco dono da equipe não engole o cara desde que ele disse que não trabalha pela equipe e sim por sua carreira, mas a pedido de Horner que não quer atrito com o Vettel, mantém um piloto mediano apenas como segundo.
Só que agora isto azedou, e Kimi não é do tipo que faz intriga ou cirquinho, apenas dirige.
Tudo que o homem do marketing quer neste momento.
E ainda ter dois pilotos vencedores.

Gilmar disse...

Não compartilho da sua opinião. Vettel tem, sim, inúmeras qualidades. Mas tem muito a provar ainda. Como vencer em um carro ruim. Ah, mas ele fez uma ótima temporada pela Toro Rosso e até venceu, diriam uns. Aquele carro, no entanto, estava longe de ser ruim.
Não quero desqualificar o rapaz, longe disso, pois admiro-o. Mas não acho que ele não tenha adversários a altura, muito pelo contrário. Acho que ele se encontra no mesmo patamar que Alonso e Hamilton.

Avalio um piloto pelo que ele faz na pista. Bastidores do paddock, vida social, qualquer outra informação que não seja única e exclusivamente relacionada com a pilotagem, eu ignoro.
Não assisto um reality show da vida dos pilotos, somente as corridas. Então se um quer ser popstar, o outro vive envolvido em polêmicas e um terceiro vive sua vida no de forma calma e pacata, não faz diferença pra quem quer ver corrida.

Pode parecer clichê, mas concordo que Alonso é o mais completo, Hamilton tem mais velocidade pura e Vettel vence não porque tem o melhor carro (o que ele geralmente tem), mas porque tem o melhor pacote. Tem um projetista fantástico, uma equipe que trabalha em torno dele e é rápido.

Acho que se tivéssemos os três, Vettel, Alonso e Hamilton, na Red Bull, com o mesmo carro livres pra lutar, teríamos o melhor campeonato de todos os tempos. Nesta situação, não me atreveria a indicar um vencedor.

Pedro disse...

Me desculpe Corradi, mas não consigo concordar com você. Claro que Vettel é muito bom, senão não era campeão do mundo, mas não consigo ver ele no nível do top-3 da Fórmula 1 atual. Pra mim, Hamilton, Raikkonen e Alonso ainda estão um degrau a frente dele.

Anônimo disse...

Nota 10 pelo texto..

Lucas P. de Lucca.

Anônimo disse...

Clap clap clap, nao tiro e nem ponho uma virgula.
Texto pra se ler falando urra e com aplausos no final, sensacional!

Ainda não entendo o porque do Vettel estar "um degrau abaixo", qual é a condição pra subir um degrau gente? Mais 27 vitórias, mais 3 títulos?

Pedro Alves

Di. Gomes disse...

Só não consigo entender a clara implicância com o Raikkonem.
Sou fã do alonso, e concordo plenamente com o que foi dito sobre o mesmo e essa "briginha" psicológica (ridícula) que ele tenta fazer, mas Sebastian definitivamente está acima disso.
Sobre sebastian, coloca-lo muito acima dos pilotos do atual grid e dizer que ele já pode olhar para frente, pensar em alcançar lendas, é no mínimo uma ideia forçada. Vettel é um grande campeão, mas eu realmente não vejo ele, um milésimo que seja, a frente do Alonso, por exemplo. Lewis é outro que me agrada bastante, mas peca pela regularidade, ou melhor, a falta dela.

Di. Gomes disse...

David Félix
"Newey é genial ? Sim, claro, mas ele estava na RBR desde 2006 e os caras so começaram a vencer em 2009 por uma incrível coincidencia, o mesmo ano em que o menino Vettel subiu de degrau da STR para a RBR..."


Newey chegou em 2006 para "fazer o que dava", em 2009, coindidentimente SIM, quando o Sebastian chegou, a F1 passou por uma grande mudança em suas regras (lembra da Brawn GP surpreendendo todo mundo), O pulo do gato da RedBUll foi ai, deram total atenção ao carro de 2009, coisa que Ferrari e McLAren não fizeram pois disputaram o campeonato de 2012 até o fim.
SIM Newey é gênio e a RedBull só avançou a partir de 2009 porque todo mundo "começou do 0" e ai newey fez a dferença.
Dinheiro da RedBull + Newey + Vettel = Títulos.
Vettel é um grande piloto, mas sem os carros de Newey não teria ganhado UM campeonato sequer.

Di. Gomes disse...

Webber tem o mesmo equipamento que o menino a tres temporadas e nem vice o cara consegue ser então como pode ser que o carro dele seja tão superior assim como clamam dom Fernando e sir Hamilton ?

O carro dele é muito superior ele mesmo fala, meu amigo. É claro que Lewis e Fernando forçam a barram para desmerecer o Sebastian, o que eu acho ridículo, mas o carro dele é sim muito superior e JAMAIS eu disse JAMAIS use o Mark Webber como comparação para qualquer coisa, Webber NÃO É PILOTO MEDIANO, NO MÁXIMO.

Rafael disse...

Falta muito para Vettel se tornar um dia o maior de todos os tempos. Ultrapassar nomes como Graham Hill, Jack Stewart, Fangio, Jim Clark, Ayrton Senna, Alain Prost. Ele precisa mostrar muito mais, não tô falando em números... Nisso ele já tá muito bem, mas não acho que se possa medir um piloto somente pelo número de títulos mundiais (Alguém notou que eu não citei o Schumacher?). A falta de maturidade hoje é seu maior obstáculo, em se tratando dele Vettel como pessoa, como piloto. Obstáculos vindos da pista, esses nós conhecemos muito bem. e o maior obstáculo para Vettel, chama-se Fernando Alonso...
Um piloto que com uma Ferrari longe de ter um bom carro em 2012, chegou ao vice campeonato, com apenas 3 pontos atrás de Vettel guiando um carro muito melhor. No caso da Formula 1, não só os números absolutos devem ser levados em consideração. Acho que os números não mentem, mas mascaram um pouco. É necessário levar em conta o fator DIFICULDADE. Alonso mostrou isso em 2012, contra todas as adversidades, foi vice campeão, por muito pouco.O mesmo vale para seus 2 títulos mundiais... Dirigindo a Renault, derrotou por 2 temporadas seguidas, nomes como Schumacher dirigindo uma Ferrari e McLaren com Raikkonen e Montoya. Corradi, falta muito pro Vettel...

Ituano Voador disse...

É uma opinião de respeito, a do Corradi. Claro que é pura especulação, assim como são especulações também as opinições que dizem que Alonso é o "the best" da atual geração, que Raikkonen e Hamilton são melhores do que Vettel etc.
As únicas maneiras de se descobrir quem tem o melhor braço seriam arranjar 4 Red Bulls para Vettel, Alonso, Hamiltone Raikkonen (sem multi 21, claro) e ver quem chega na frente, ou trocar os lugares e por Vettel na Ferrari e Alonso na Red Bull, e ver o que cada um consegue tirar do carro.
Como essas hipóteses não vão acontecer, cada um vai continuar tendo seu preferido, respeitando o preferido dos demais.
Abs

André A. S. disse...

Li muitos comentários sobre a implicância com o Raikkonen. Concordo com o Corradi. Não consigo entender o que tanta gente vê nesse piloto descompromissado, que está aí pra o que acontecer, e não fazer acontecer. É ignorante com a própria equipe, muitas vezes desmotivado, não fez manobras geniais e ganhou um título no susto.
Pra mim, ainda acho que é "tipinho" esse negócio de Homen de Gelo.
Vettel está sim entre os maiores.

Pedro disse...

"Ainda não entendo o porque do Vettel estar "um degrau abaixo", qual é a condição pra subir um degrau gente? Mais 27 vitórias, mais 3 títulos?"

Na minha opinião, falta a ele vencer com um carro que não seja tão superior aos outros. Kimi, Hamilton e Alonso venceram contra carros com desempenho igual, ou até mesmo superior. Vettel não. A Red Bull sobra como conjunto desde a segunda metade de 2009. Naquele ano só não conseguiram o título pois Button e a Brawn foram muito superiores no início do ano. Mas a partir do GP da Inglaterra, a Red Bull já era melhor.

PS: Não considero Monza 2008 simplesmente porque a Toro Rosso sobrou nas condições de chuva nas quais a corrida foi realizada, tanto que o Bourdais, que era bastante criticado na época foi quarto no grid e só não conseguiu resultado melhor na corrida pois teve problemas na largada e de cara perdeu uma volta em relação aos líderes.

David Félix disse...

Di Gomes, vou exercer meu direito de resposta


Barrichello era de mediano pra baixo e foi vice duas vezes com o melhor carro... já o Webber...

Falar que aquele carro da Toro Rosso era bom é sacanagem, aquilo era uma Minardi, o Berger e o Vettel pegaram o Toro pelos chifres e venceram em tres anos, aliás antes do Vettel pilotar uma Toro Rosso, estavam Liuzzi e Speed e o melhor resultado da equipe tinha sido um 8o. lugar, não fizeram nada, aí, de repente no final de 2007 o Vettel senta na Toro Rosso e em 6 corridasjá consegue um 4o. lugar, melhor resultado da equipe até então, com o mesmo carro que Liuzzi e Speed passaram o ano todo sem pontuar, ora por favor né...

Aliás o que me lembra que Alonso também pilotou uma Minardi e eu não me lembro de ele ter marcado pontos com ela, já o Webber, que pra mim é um piloto de testes de meia tigela, ele sim chegou em 5o. em uma Minardi no GP da Australia...

E por mais que tenha havido o pulo do gato, o desenvolvimento de um carro de F1 não parte puramente da prancheta, mas das idéias compartilhadas e feedbacks entre pilotos e engenheiros, ou seja, o menino influencia sim... basta ver o Button um cara que não sabe desenvolver bons carros, olha a carroça que é a McLaren deste ano...

E ia ser excelente ter Vettel e Kimi na RBR, aí sim teríamos um domínio completo da marca de energéticos...

Alonso é excepcional, com certeza, mas Vettel também é, não se é campeão por tres anos seguidos por acaso... Hamilton também poderia ser, mas prefere ser um duble de rapper...

Carlos Del Valle / Podcast F1 Brasil disse...

Acho que o Dietrisch deve ter pensado em botar o Kimi no lugar do Webber, e não do Vettel. Seria a equipe mais bacana da F1, Vettel e Kimi.

Ainda bem que o nosso amigo Corradi tem a coragem de dizer que Vettel é um cara excelente, talhado para estar no panteão dos maiores da história. Todos os cinco grandes da história da F1 são questionados:
SENNA ("só com carro bom etc)
FANGIO ("calhambeques")
SCHUMACHER ("vigarista", "sacaneava o número 2")
CLARK ("só dois títulos?")
PROST ("tomava tempo do Senna")

Vettel também, sempre será questionado, mas ficará entre os maiores, principalmente porque Webber, mesmo com a tal Red Bull "de outro planeta", nunca consegui sequer ser vice.

Carlos Del Valle / Podcast F1 Brasil disse...

Acho a argumentação anti-Vettel muito fraca. "Não teria ganhado nenhum título sem Newey". E Clark teria ganhado sem Chapman? Schumacher sem Byrne? Senna sem suas McLarens prodigiosas? E o que o companheiro de equipe fez com essa máquina de outro planeta? Nem vice? Ah, mas o Webber é um canguru perneta... Tá bom.

Rubens disse...

Esse blog é ótimo, mas a babação de ovo do dono do blog ao Vettel e o desprezo dele com o Kimi é de doer os bagos....


O mesmo "prodigioso" piloto (de Playstation) quase perdeu o título ano passado, só o conseguiu pq para ele tem três carros a menos competindo, (as duas STR e o Webber), se não fosse isso...Bruno $enna teria virado herói para os Ferraristas!!! kkkk

Fala sério, criticar um piloto só pela personalidade (ou fama) que ele tem não é argumento, se o Kimi faz o estilo "Tô nem ai" o Vettel faz o estilo "asséptico", certinho... politicamente insonso.

A STR era um bom carro sim, a RBR é um Playstation, obrigação um dos pilotos ganhar o título.

Até o Button ganhou um título mundial....(pilotinho bem fraquinho também), pq tinha um Playstation na mão.

Eltontoptec disse...

Maior concisão e clareza num texto irretocável, que traduz os fatos com precisão atomica, é impossivel.

Obrigado Corradi, pela dedicação à nós todos.

Di. Gomes disse...

PS: IREI COLOCAR MINHAS PALAVRA EM "CAIXA ALTA (TAB) PARA DIFERENCIAR DAS SUAS.

"Barrichello era de mediano pra baixo e foi vice duas vezes com o melhor carro... já o Webber...

WEBBER NÃO CHEGA A SER, SE QUER, MEDIANO. ELE ESTÁ COM O MELHOR CARRO DO GRID A TRÊS ANOS E NEM VICE FOI.

Falar que aquele carro da Toro Rosso era bom é sacanagem, aquilo era uma Minardi, o Berger e o Vettel pegaram o Toro pelos chifres e venceram em tres anos, aliás antes do Vettel pilotar uma Toro Rosso, estavam Liuzzi e Speed e o melhor resultado da equipe tinha sido um 8o. lugar, não fizeram nada, aí, de repente no final de 2007 o Vettel senta na Toro Rosso e em 6 corridasjá consegue um 4o. lugar, melhor resultado da equipe até então, com o mesmo carro que Liuzzi e Speed passaram o ano todo sem pontuar, ora por favor né...

CONCORDO COM A HISTÓRIA DA TORO, MAS O VETTEL E O BERGER NÃO FIZERAM MÁGICA NÃO. SE FORMOS CONSIDERAR, POR EXEMPLO, A OCASIÃO DA VITÓRIA DE SEBASTIAN EM MONZA, ELE LARGOU NA POLE E SE COMPANHEIRO EM 4º, OU SEJA, ESSE CARRO NÃO ESTAVA RUIM NAQUELE FIM DE SEMANA. A TORO USAVA, I AINDA USA, MOTORES FERRARI, QUE NAQUELE ANO NÃO SEGUIU AS RECOMENDAÇÕES DA FIA DE "CONGELAR" OS MOTORES, SENDO ASSIM,A TORO SE SOBBRESSAIU POR USAR ESTE MOTOR. NAQUELE ANO, A TORO USAVA O MESMO CHASSI DA RED BULL, SÓ QUE O CHASSI DA RED BULL ERA ATUALIZADO E SÓ DEPOIS DE UM GRANDE TEMPO É QUE ESSAS ATUALIZAÇÕES CHEGAVAM AO CARRO DA TORO, OU SEJA, A RED BULL ERA SUPERIOR A TORO ROSSO, E PORQUE ELES FICARAM A FRENTE NO CAMPEONATO? MOTOR. A RED BULL USA-VA OS MOTORES RENAULT, QUE OBEDECERAM AO "CONGELAMENTO DOS MOTORES" IMPOSTA PELA FIA. COM CONGELAMENTO QUERO DIZER, NÃO SE PODE MAIS EVOLUIR ESTE MOTOR.

Aliás o que me lembra que Alonso também pilotou uma Minardi e eu não me lembro de ele ter marcado pontos com ela, já o Webber, que pra mim é um piloto de testes de meia tigela, ele sim chegou em 5o. em uma Minardi no GP da Australia...

NÃO EXISTE NEM 0.1% DE LOGICA NESSA COMPARAÇÃO, A MINARDI DE 2001 ERA INFINITAMENTE PIOR QUE A QUE FOI GUIADA PELO WEBBER. OU SEJA, SEGUINDO A SUA LINHA DE RACIOCINIO, O WEBBER MARCOU PONTO COM A MINARDI DE 2002, OU SEJA, É MELHOR QUE O ALONSO QUE NÃO MARCOU PONTO COM A MINARDI DE 2001? SCHUMACHER GANHOU TUDO COM A FERRARI, OU SEJA ALONSO TEM QUE GANHAR TUDO COM A FERRARI? MESMO QUE UM TENHA GUIADO NO INICIO DE 2000 E O OUTRO NOS TEMPOS ATUAIS? NÃO EXISTE SENTIDO NESSA COMPARAÇÃO, CADA ANO É UM ANO, CADA CARRO É UM CARRO. A MINARDI DE 2002, ERA MUITO, MUITO,MUITO SUPERIOR A DE 2011, TANTO É QUE EM 2001 A MINARDI SÓ MARCOU 1 PONTO EM TODO O CAMPEONATO.

E por mais que tenha havido o pulo do gato, o desenvolvimento de um carro de F1 não parte puramente da prancheta, mas das idéias compartilhadas e feedbacks entre pilotos e engenheiros, ou seja, o menino influencia sim... basta ver o Button um cara que não sabe desenvolver bons carros, olha a carroça que é a McLaren deste ano...

SEBASTIAN TEM MÉRITOS NA EVOLUÇÃO DA EQUIPE, ISSO É CLARO.
SÓ NÃO ENTENDI A PARTE DO BUTTON, OS CARAS FAZEM UMA CARROÇA E A CULPA É DELE, COMO ASSIM?

E ia ser excelente ter Vettel e Kimi na RBR, aí sim teríamos um domínio completo da marca de energéticos...

COM CERTEZA, SÃO DOIS CAMPEÕES E QUE SÃO MUITO REGULARES, A CHANCE DA RED BULL IR AINDA MAIS ALTO SERIA MAIOR DO QUE COM O WEBBER LÁ.

Alonso é excepcional, com certeza, mas Vettel também é, não se é campeão por tres anos seguidos por acaso... Hamilton também poderia ser, mas prefere ser um duble de rapper..."

VETTEL É UM GRANDE PILOTO, ASSIM COMO ALOSNO, KIMI, HAMILTON, POR EXEMPLO, E COMO VOCÊ FALOU, NINGUÉM É TRI-CAMPEÃO POR ACASO. O LEWIS NÃO É CAMPEÇAO PORQUE FALTA CARRO E PORQUE TÁ MAIS PREOCUPADO EM GANHAR DINHEIRO, ,PARECER UM RAPPER E FICAR BEM COM A NAMORADA.

Alexander disse...

Alonso tinha melhor carro em 2005 e em 2006...

Shumacher sempre teve melhor carro.

Senna venceu com melhor carro...

Tudo conversa fiada essa de piloto com carro ruim faz a diferença... Como até hoje não engulo o Alonso vendendo a Ferrari do ano passado como uma draga... ruim era a Mercedes do ano passado.

Raikkonen é isso, quando pode ganhar ele ganha... quando não, ele faz a corrida burocrática... igual a ultima. E assim ele vai levando... não me agrada, mas tem gente que gosta.

Corradi, depois dos fãs do Senna os do Raikkonen são os mais chatos... vou te contar viu.

Anônimo disse...

Eu acho o Vettel muito bom sim, assim como o Alonso, Hamilton, Kimi..., mas parece piada, todo mundo sabe que só vence quem tem o melhor carro..., se hj o Vettel não participasse mais dessa temporada será que o canguru não seria o campeão? ou seu carro ficaria ruim ainda?, se o Alonso não partcipasse, os resultados do Massa não seriam melhores?. Carro, carro e carro tudo depende do carro e de apenas UM carro, pois o outro é só para fazer marketing.

David Félix disse...

Di Gomes

Cara eu sei que forcei ao comparar o Alonso com o Webber... hahahahahahaha... foi sem querer querendo... não pude resistir...

E sorry que eu salientei o negócio do Webber não ser nem vice ainda... é que o ponto em que quero chegar é que o carro é bom, claro, óbvio, sem dúvida é bom, mas não é como o Alonso e o Hamilton e os seus fãs gostam de salientar, playstation, do outro mundo, etc... Sorry não acho isso, creio que o único carro que a RBR fez que realmente sobrou foi o de 2011, nas outras temporadas existiram outros carros e pilotos parelhos ou que pelo menos andavam bem próximos...

Do Button eu comentei por que acho ele um ótimo piloto, mas o forte dele não é desenvolver um carro, na minha modesta opinião falo isso embasado pelo passado dele, toda vez que foi exigido que ele liderasse a equipe sozinho ele teve muitas dificuldades... na Brawn ele dividiu essa responsa com o Rubinho, por mais que o Barrica nunca tenha sido lá essas coisas na disputa durante as temporadas, se observarmos o histórico dele como piloto de desenvolvimento ele se sobressai, na JOrdan foi assim, na Stewart, depois na Ferrari e por último na Brawn com certeza... vou confessar que achei estranha a performance dele na Indy, mas enfim, isso é outro papo...

Queria agradecer ao Corradi por nos fornecer esse espaço democrático pra que a gente possa compartilhar opiniões, valeu também Di Gomes pelo debate...

Felipe Maciel disse...

Um dia, o multicampeão Michael Schumacher conheceu um garotinho que ainda iniciava sua carreira no automobilismo, nas categorias de base.
Seu nome? Sebastian Vettel.

Schumacher apontou para ele e disse: esse piloto tem um talento extraordinário e conquistará muitos títulos na F1.

Hoje, esta profecia já se cumpriu.

Curiosamente, vemos que ~nobres especialistas~ apontam para este mesmo Vettel hoje e diz: ele é fraco, não é grande coisa, não provou nada ainda, blablabla...

Uhum... Então tá.

Anônimo disse...

Philipe speed

Aqui, bacana ver os debates mas alguns precisam entender os posicionamentos dos outros e acima de tudo respeitar pois cada campeão do mundo teve lá suas dificuldades e do jeito que muitos falam parecem que tiveram vida fácil.

Pô, falar do Schumacher tão de sacanagem...

O pai era mestre de obras e depois virou zelador de um kartodromo... Depois de tempos chegou a f1 e foi ser companheiro de Piquet. Em 1992 chegou a frente de Senna no campeonato e depois foi campeão de Benetton e foi parar na Ferrari e depois todo mundo sabe o que houve... Sempre falam que o carro era melhor e o motor era isso e tal o cara é gênio e pronto.

Vettel é gênio.
Alonso é gênio.
Kimmi é gênio.
Hamilton é gênio.
Button é mediano.
Weber é uma bosta.

Cada um brilha e brilhou em sua epoca; e se o carro é bom é méritos deles também.

Por exemplo; Alonso já era desesperado, o tempo passando e o título não vindo.

Hamilton, pai demora muito vai brilhar na Mercedes.

Raikkonen se sentar a bunda de cubo de gelo em um carro bom vai dar liga.

Button independente di que aconteça tá Ferrado

E vettel enquanto e redbull for boa pra ele fica por lá.

Os caras São bons sim, assim como senna, Prost, mansel, keke, lauda, gilles, clark, piquet, e outros tantos, cada um na sua época .

O que quero que compreendem é que cada um teve sua história e suas dificuldades agora colher os louros

juniorcaixote disse...

O Schumacher só conseguiu chegar na frente do Senna em 92, com aquela draga que era a McLaren, na última etapa do campeonato. Pense nisso.

Anônimo disse...

Philips speed

Então, tá vendo só... Se Senna ganha ele é o cara, se Senna perde o carro é uma draga... E se Schumacher fosse brasileiro, como seria?

O que quis dizer é que Schumacher em sua primeira temporada completa na f1 chegou a frente de Senna já tri campeão. Vc não acha isso um resultado expressivo?

Agora, e se eu te falar que quando Senna foi tri mundial ele andava de Mclaren Honda com 90 cavalos a mais que os outros, o que vc diria?

Outra, e se eu te falar que quando a Mclaren começou e ficar uma draga como vc mesmo disse ao invés de Senna desenvolver o carro encontrou um jeito mais fácil de resolver o problema e se ofereceu para correr de graça para a tão sonhada williams?

Agora, como Schumacher não é brasileiro e trocou a benneton que na época era bi mundial e foi para a carroça da Ferrari que não ganhava nada há 20 anos não teve reconhecimento e quando fez do carro o que foi na era 2000 o mérito é do engenheiro, dos mecânicos e do tio que vende pastel na esquina mas menos do Schumacher...

Resumindo, como disse, cada um tem seus méritos e devemos nos curva há isto. E de fato não é pelos acontecimentos que os pilotos devem ser desmentidos, e apesar de tudo Senna sempre será um ícone.

Obs ' se Schumacher fosse brasileiro não estaríamos fundo sobre isto...

Fábio disse...

Muito bom o texto.

Na minha opnião, os 5 campeões, Seb, Fernando, Kimi, Lewis e Jenson... são os grandes nomes dessa geração da F1... Seb é um matador, está no instinto dele vencer e vencer.... Fernando, tanto é matador como Seb, porém, nitidamente, ainda, a Ferrari, não entregou um carro regular durante o ano inteiro para ele, porque quando entregar ele vai fazer a diferença sem dúvidas, talvez, seja o piloto mais completo dessa geração.... Kimi, no jeito dele, rápido e competente sempre ele perdeu o título de 2003 por 1 ponto para o Schumacher e perdeu o título de 2005 porque a Mclaren dele naquele ano demorou 4 corridas para acertar e além disso o carro dele quebrou quando ele liderava outras 4 corridas, poderia ser ele bi ou até tricampeão, um cara muito talentoso e rápido, não é a toa que Fernando e Seb, o elogiam e olha que piloto de F1 para elogiar outro é difícil.... Lewis, o animal veloz, numa volta rápida de classificação com o carro bom ele complica muito e se sair na frente e deixarem ele a vontade, tchau ele ganha, infelizmente, nos últimos anos ele está se tornando mais pop star, mas ainda é competitivo e talentoso.... Jenson, o piloto mais cerebral do que rápido, talvez, só Kimi, seja tão cerebral quanto ele, mas Jenson, nitidamente, tornou-se especialista em analisar e entender as variáveis das corridas e não é a toa que ele ganho um campeonato de F1 e várias vitórias na Mclaren.... penso que esses caras merecem os créditos que tem.... agora atingir o nível de Fangio, Clark, Prost, Senna e Schumacher.... por bem ou por mal.... os anos irão nos mostrar se isso é possível ou não.

D. Vianna disse...

Uau! 1o. vez por aqui e já estou em casa. Concordo contigo. Se passa, é desleal - mesmo com a história das rotações - e, se não passa, é capacho... Achei a determinação do Vettel impressionante, comparável, sim, ao Senna. Até mais!!!

Anônimo disse...

Dá um carro pifando as marchas pro Vettel, como aconteceu com o Senna em Interlagos, e depois a gente conversa sobre o quanto ele é bom, ou não. Aliás, façamos um test drive do tipo com todos os que estão lá na F1. Melhor, coloca todos os pilotos da atualidade, inclusive o hepta Schumacher, nessa. Duvido que alguém vença sob essas condições.

Matheus disse...

O Sr anônimo, sinto muito em dizer, mas não tente comparar Schumacher com o Senna, isso é e sempre será ridículo, o dia que o Schumacher ultrapassar 5 carros em uma volta vc vem comparar!, o dia que o Schumacher andar com um carro só com 1 marcha e vencer a corrida com o mesmo carro vc vem comparar!, o dia em que o Schumacher for vice campeão do mundo com uma Mclaren ford caindo aos pedaços e ainda ganhando 5 corridas e humilhando várias vezes o Professor Prost e sua Willians que era sim de outro planeta ai vc vem comparar!!!, as suas justificativas não tem sentido, o Schumacher foi campeão pq sempre teve o melhor equipamento contigo, a prova de tudo isso foi dada a partir de 2010 quando ele voltou na categoria, me diga o que ele fez de bom?????? nada!!!!!!!!, será que o Senna ia fazer esse vexame? o alemão foi campeão em 94 com uma Benetton irregular e com componentes eletrônicos no carro, o que era proibido na época, sem contar que foi campeão sem méritos, pq era pra ser o Damon Hill, pq ele viu que ia ser ultrapassado e jogou o carro pra cima dele covardemente, em 2000 eu admito que foi um grande título, já em 2002 tinha uma Ferrari de outro planeta nas mãos, em 2004 a mesma coisa, e em 95 a Benetton era melhor do que a Willians, o Schumacher foi um grande piloto, mas não era tudo isso que os números mostram não, se fosse ele tinha ao menos vencido 1 corrida na sua volta a F1, e ele não fez nada!!!!!!!!!!!!!!, simplesmente nada!!!!!!!, não queira comparar ele com o Senna, isso é ridículo!!! agora sobre a geração atual, admiro pacas o Vettel , é um ótimo piloto, mas pra mim Raikkonen e Alonso tem mais talento, dá uma Red Bull na mão dos 2 e ai eu quero ver se o Vettel vai aguentar???? isso veremos!!!, Button e Hamilton tbm são ótimos pilotos, o Button é mais cerebral, mas pra mim os melhores dessa nova geração são Alonso e Raikkonen!!!!

Anônimo disse...

Sr mateus

De novo vamos bater nas teclas, se Schumacher fosse brasileiro você não falaria metade das coisas que vc disse. Mas vamos ao que interessa já que vc compara muito:

- o que vc me fala de 1992 quando Schumacher chegou em 3 no campeonato a frente de Senna que já era tri? Isto tem algum mérito? Ou é porque o carro do Senna era equipado com motor de máquina de costura?

- o que vc me fala de Senna ganhando só de Mclaren Honda simplesmente avassaladora que ele e Prost chegaram a vencer 15 das 16 provas no ano. Será que tudo foi braço mesmo? O carro era ruim?

- sobre Interlagos 91, Senna perdeu as marchas a poucas voltas do fim, nem um terço foi e que se tivessem mais duas voltas a Williams passava por cima. Mérito dele sem dúvida, mas o suficiente para chegar no fim. O que vc me diz?

- quando a Mclaren começou a decadência Senna quis pular fora, e se ofereceu para correr de graça para a poderosa Williams. O que vc me diz disto?

- qual eram as irregularidades da Benetton em 1994? O que vc me fala a respeito do Schumacher ter sido desclassificado de graça em 4 provas sendo 2 sem justificativa nenhuma e uma desclassificação na Bélgica até hoje comentada pelo Reginaldo leme ? Depois que vc pesquisar sobre isto volta aqui e me diz, certo?

- o que vc me diz sobre Espanha 1996 primeira Vitória de Schumacher na Ferrari onde ele andou com o motor com 2 cilindros quebrados e mesmo assim venceu, e diga-se de passagem, mais tempo que Senna sem as marchas em Interlagos. Pesquisa isto também e volta aqui e me diz novamente certo?

- o que vc me diz sobre Schumacher deixar a Benetton em 1995 e ir para a Ferrari que na época apelidado por Prost de carroça era uma vergonha e não vencia nada há 20 anos. 20 anos ok? Será que ele tem algum mérito nisto?

- o que vc diz sobre Bélgica 1995 onde Schumacher partindo de 16 lugar (décimo sexto lugar) deu um show na chuva com slicks e se eu não me engano..... deixa ver aqui... rapaz, e não é que ele venceu a corrida!!!

- sobre a Ferrari, Schumacher entrou em 1996 e já disputou o título em 1997... mas como? Se a Ferrari não ganhava nada há 20 anos como pode ter sido isto? Já sei, Schumacher deu sorte e o carro era bom... será que ele não tem nenhunzinho mérito nisto não? Aquele título que ele jogou o carro em cima do Villeneuve e se não me falha a memória, foi nesta corrida que a Ferrari descobriu um acordo acostumado entre Williams e Mclaren... pois é ...

- o que vc me diz sobre Interlagos 1994 onde Senna rodou atrás de Schumacher. ?.. vc vai dizer que a Benetton estava irregular e que a Williams de Senna estava equipada com motor de máquina de costura e só com a ré... se não for isto por favor me elucidar nesta questão.

- quanto a ele voltar e não ter feito nada, me diz qual o piloto com culhao teria coragem de voltar depois dos 40 e ainda dar caldo para os novos... pois é, realmente ele não tem méritos...

Resumindo, não se trata de comparar Schumacher com Senna, e sim de fanatismo aquilo que vc tem atualmente. Fanatismo é que exaltar seus ideais desmerecendo as opiniões e fatos contrários a suas ideologias, e com fanático não se discute aconselha a se tratar.

Cada um na sua época com seus devidos louros.

Meu nome não é que anônimo, e sim Philippe speed.


Anônimo disse...

Realmente vetell é muito bom!!! esta entre os grandes da história, mas se hemilton e alonso tivensem carros igual ao dele, ele chegaria sempre em terceiro!!!
mas a minha tercida é dele!!! tenho essa mania de torcer pro mais fraco!!! sou botafogo!!!!! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk... abraço

Anônimo disse...

Excelente texto Corradi... falou tudo o que eu também penso.

Ney disse...

Excelente texto!

Anônimo disse...

Gosto dos seus textos mas essa formação pulando linhas e com poucas palavras irrita demais pra ler.

Rodrigo Goulart disse...

"Se Alonso fosse Nelson Piquet já teria chamado Vettel de veado..." BRAVO!!! Chorei de rir lendo isso! Tu escreves muito bem. Muito bom seu blog.Parabéns.