Na certa, grande parte das imagens são da lavra de Leni Riefenstahl, a cineasta preferida do "Führer", inclusive escolhida (pelo próprio!) para os filmes de propaganda nazista.
Se a nossa atenção é colocada APENAS nas máquinas, na beleza mecânica e nas corridas e competições que elas disputaram, trata-se de um período fantástico do automobilismo mundial! Incrível, mesmo!
Mas, é impossível não pesar na balança as atrocidades cometidas por Adolf Hitler e seus capangas, primeiro em solo nacional e depois no restante do mundo, já nessa época pré Segunda Guerra.
O "boom" das Flechas de Prata (Silberpfeil = Mercedes-Benz) a dos Peixes de Prata (Silberfische = Auto Union) se deu após o incentivo e patrocínio do Estado nazista de Hitler (que assumiu o poder pleno em 1933).
Ao colocar dois fabricantes de carros alemães disputando palmo a palmo as competições automobilísticas de então, criou-se uma rivalidade saudável entre os dois (e apenas para eles!) e insustentável para os demais fabricantes.
A intenção era essa mesma: esmagar a concorrência "mostrando assim" a superioridade ariana...
A cena do jumentinho descendo a rampa do navio em Tripoli, logo após os Mercedes W125 (ou seriam os W154?) terem sido mostrados desembarcando, é exatamente para realçar o contraste entre os "inferiores" e os "superiores"... de novo, bem ao estilo Leni Riefenstahl...
É lamentável, mas sempre haverá um "asterisco" indelével na história dos carros alemães de Grand Prix dos anos 30... um asterisco em forma de suástica...
3 comentários:
Imagens cinematográficas (sendo redundante!)...
Na certa, grande parte das imagens são da lavra de Leni Riefenstahl, a cineasta preferida do "Führer", inclusive escolhida (pelo próprio!) para os filmes de propaganda nazista.
Se a nossa atenção é colocada APENAS nas máquinas, na beleza mecânica e nas corridas e competições que elas disputaram, trata-se de um período fantástico do automobilismo mundial! Incrível, mesmo!
Mas, é impossível não pesar na balança as atrocidades cometidas por Adolf Hitler e seus capangas, primeiro em solo nacional e depois no restante do mundo, já nessa época pré Segunda Guerra.
O "boom" das Flechas de Prata (Silberpfeil = Mercedes-Benz) a dos Peixes de Prata (Silberfische = Auto Union) se deu após o incentivo e patrocínio do Estado nazista de Hitler (que assumiu o poder pleno em 1933).
Ao colocar dois fabricantes de carros alemães disputando palmo a palmo as competições automobilísticas de então, criou-se uma rivalidade saudável entre os dois (e apenas para eles!) e insustentável para os demais fabricantes.
A intenção era essa mesma: esmagar a concorrência "mostrando assim" a superioridade ariana...
A cena do jumentinho descendo a rampa do navio em Tripoli, logo após os Mercedes W125 (ou seriam os W154?) terem sido mostrados desembarcando, é exatamente para realçar o contraste entre os "inferiores" e os "superiores"... de novo, bem ao estilo Leni Riefenstahl...
É lamentável, mas sempre haverá um "asterisco" indelével na história dos carros alemães de Grand Prix dos anos 30... um asterisco em forma de suástica...
um abraço,
Renato Breder
Sensacional Corradi. Sempre trazendo fatos que não são do conhecimento da maioria.
Tirando o chapéu para o texto do Breder. . .
Zé Maria
Postar um comentário