Tá parecendo a Tosa, em San Marino. Mas aquela chicane sem uso no meio da reta tira minha certeza, embora o rio ao lado da pista a traga de volta (??). Parece Ímola, mas não lembro daquela chicane ali não. Em todo caso, linda imagem.
É o circuito Dino e Enzo Ferrari (ou Enzo e Dino?), em Ímola, na Itália. Estreou na F1 em 1980 com a disputa do GP da Itália e permaneceu no calendário entre 1981 e 2006 como palco do GP de San Marino.
A foto mostra o trecho do circuito que vai desde a curva 'Tamburello' (no alto à esquerda), passando pela 'Villeneuve' (um pouco antes do outdoor da Marlboro), pela 'Tosa' (a curva em primeiro plano) até a subida rumo à 'Piratella', à direita na foto.
A foto é de 1994. Entrando na 'Tosa' estão: Williams (Senna), Benetton (Schumacher), Ferrari (Berger), Williams (Hill), Sauber (Frentzen), Ferrari (Larini), McLaren (Häkkinen), Sauber (Wendlinger) e, a uns 3 carros de distância, o restante...
Detalhe: o rio que ladeia a pista nessa trecho, impossibilitou que a 'Tamburello' tivesse sua área de escape estendida.
Algum tempo antes do fatídico 1o de maio em Ímola (acho que em 1991 depois do acidente de Alboreto), Gerhard Berger e Ayrton Senna estiveram no local e constataram essa impossibilidade.
Segundo o próprio Berger, eles nem sequer cogitaram sugerir a alteração do desenho da curva, o que foi feito depois de 1994.
Nelson Piquet, Michele Alboreto e o próprio Berger já tinham sofrido acidentes fortes naquela curva. Mas, como era impossível estender a área de escape, esqueceram o problema... 3 anos depois, Ratzenberger morre logo após a 'Tamburello' e Senna exatamente nessa curva...
Imola, curva tosa Aquele espacinho ali dava p fazer uma chicane, ao inves de terem matado a pista com a chicane villeneuve Mas tudo bem, a pista de hj ta pior ainda...
Circuito de Ímola, antes das alterações criminosas feitas para 1995.
A Tamburello e a Villeneuve eram perigosas por falta de áreas de escape? Concordo. Mas que encontrassem outras soluções diferentes daquelas chicanes estúpidas.
50 comentários:
eu acho que é Ímola.
A vista é linda, mas sua história é de terror!
Imola, San Marino (e parece que antes de 94)!
Imola.
Autódromo Enzo e Dino Ferrari, Imola
San Marino Imola
Cumps,
MotorO2.blogspot.pt
Ímola - Itália
Abs
Maurício Stork
Imola
Tá parecendo a Tosa, em San Marino. Mas aquela chicane sem uso no meio da reta tira minha certeza, embora o rio ao lado da pista a traga de volta (??). Parece Ímola, mas não lembro daquela chicane ali não. Em todo caso, linda imagem.
Imola no fatidico 1º de maio de 1994 !
Nelson Julio - SP
Imola
imola 1994
Corradi,
é o circuito de Ímola...
abs...
San Marino
É Imola, NAQUELE dia.
Ímola.
não é ímola? 94? aff
pierrex
Imola 1994
Imola, San Marino.
Imola 1994
Ímola, antes das chicanes criadas para diminuir a velocidade.
Fantástica! Essa pra mim é nova. Imola/94.
Imola, 94?
Não tinha visto essa aérea.
Circuito de Imola, Curva Tosa
Imola
curva tosa em enzo e dino ferrari
Imola, saindo da Villeneuve e indo para a Tosa, uma curva que eu quase sempre rodava no F1 Challenge...
Imola, San Marino....
Ímola, Villeneuve/Tosa.
Chutando, Ímola.
Imola.
Imola.
Morei lá...
Imola !!!!!!!
Ímola.
Curva Tosa, Autódromo Enzo e Dino Ferrari, Imola, Itália.
Imola?
Mario
Imola, circuito tão belo quanto trágico.
Imola, sem dúvidas!
Imola.
Chegada da Tosa, aquela da discórdia entre Senna e Prost e Arnoux e Villeneuve. . .
Zé Maria
Dia Sombrio, esse da foto!!!
É o circuito Dino e Enzo Ferrari (ou Enzo e Dino?), em Ímola, na Itália.
Estreou na F1 em 1980 com a disputa do GP da Itália e permaneceu no calendário entre 1981 e 2006 como palco do GP de San Marino.
A foto mostra o trecho do circuito que vai desde a curva 'Tamburello' (no alto à esquerda), passando pela 'Villeneuve' (um pouco antes do outdoor da Marlboro), pela 'Tosa' (a curva em primeiro plano) até a subida rumo à 'Piratella', à direita na foto.
A foto é de 1994. Entrando na 'Tosa' estão: Williams (Senna), Benetton (Schumacher), Ferrari (Berger), Williams (Hill), Sauber (Frentzen), Ferrari (Larini), McLaren (Häkkinen), Sauber (Wendlinger) e, a uns 3 carros de distância, o restante...
Detalhe: o rio que ladeia a pista nessa trecho, impossibilitou que a 'Tamburello' tivesse sua área de escape estendida.
Algum tempo antes do fatídico 1o de maio em Ímola (acho que em 1991 depois do acidente de Alboreto), Gerhard Berger e Ayrton Senna estiveram no local e constataram essa impossibilidade.
Segundo o próprio Berger, eles nem sequer cogitaram sugerir a alteração do desenho da curva, o que foi feito depois de 1994.
Nelson Piquet, Michele Alboreto e o próprio Berger já tinham sofrido acidentes fortes naquela curva. Mas, como era impossível estender a área de escape, esqueceram o problema... 3 anos depois, Ratzenberger morre logo após a 'Tamburello' e Senna exatamente nessa curva...
um abraço,
Renato Breder
A última vez que um certo piloto brasileiro liderou uma corrida.
Circuito Enzo e Dino Ferrari, Imola. Nunca tinha visto Tosa deste ângulo.
circuito enzo e dino ferrari, imola, sede do gp de san marino...
San Marino
Imola - Itália
Imola. O ano, o nome dos pilotos, das equipes, dos espectadores e do resto da humanidade deixo para o sr. Breder.
O que vitimou roland ratzenberger e Senna...... Imola!
Imola, 1994!
Interessante que aquele "desvio" antes da curva Villeneuve nunca tenha sido utilizado na F1 para reduzir as altíssimas velocidades.
Mauro Santana
Curitiba-PR
Renato Breder
Em 1992 Ricardo Patrese também deu um pancadão na Tamburello.
Os avisos estavam lá, só que infelizmente, ninguém quis enxerga-los.
Abraço!
Mauro Santana
Curitiba-PR
Ímola, 1.° de Maio de 1994
Imola, curva tosa
Aquele espacinho ali dava p fazer uma chicane, ao inves de terem matado a pista com a chicane villeneuve
Mas tudo bem, a pista de hj ta pior ainda...
Circuito de Ímola, antes das alterações criminosas feitas para 1995.
A Tamburello e a Villeneuve eram perigosas por falta de áreas de escape? Concordo. Mas que encontrassem outras soluções diferentes daquelas chicanes estúpidas.
Acabaram com o circuito.
Valeu.
Rodrigo Medeiros
Postar um comentário