sábado, 3 de maio de 2014

Avulsas























Lembranças de 1971.

6 comentários:

Ron Groo disse...

Mas que belo angulo da Loews...

Anônimo disse...

Curioso é que a foto de baixo é da largada em Monza, naquela célebre prova vencida pelo Gethin por "um pentelhésimo". . .nunca havia me atentado que o Ickx havia utilizado a Ferrari do ano anterior, percebe-se claramente isso ao compararmos seu carro com o de Regazzoni.
Abraço.
Zé Maria

Anônimo disse...

De fato, belíssima a foto do hairpin, àquela época creio ainda sob o nome de Station Hairpin - embora a estação já tendo sido demolida, não sei se o hotel já havia sido erguido.
À frente da fileira vai Stewart (que vencerá a prova), seguido por Siffert, Ickx, Ronnie Peterson(será o segundo na chegada), uma McLaren (não reconhecia mas fui checar, é Denny Hulme), Matra (Simca, é Beltoise), a bela BT34 de Graham Hill ainda na identidade visual estabelecida por Jack na temporada anterior, e o sueco Reine Wisell numa Lotus 72.
Deve ser a primeira volta, dado que o escocês abriria a segunda já com 2 segundos sobre Siffert - o que é fantástico, considerando a pouca distância percorrida numa volta desse circuito; Stewart quase conseguiu emular seu 'ídolo' e grande amigo Jim Clark, que realizou a proeza de abrir TRÊS segundos sobre o segundo, na primeira volta, no GP de 64.

Uma das mais bonitas que já vi por aqui.
Fernando

Educação: disse...

Boa noite pessoal, espero que alguém seja contemporâneo deste cinquentão e possa confirmar "um causo" que tenho a certeza de ter lido algum (muito) tempo atrás na Placar ou 4 rodas. É sobre a Brabham - vermelha de Carlos Pace, eles usaram nas laterais algo parecido com um gel para refrigeração? Comentei isso e fui alvo de brincadeiras que não convém contar aqui rsrs. Grande abraço a todos.

Anônimo disse...

Educação: o carro no caso, foi o original modelo BT46, que deveria ter sucedido o BT45B para a temporada de 1978 - disse deveria pois foi tamanho fracasso técnico logo nos primeiros testes que o conceito inovador do sistema de refrigeração foi prontamente abandonado.

as 'placas' refrigeradoras colocadas sobre as superfícies laterais eram feitas de alumínio, placas elaboradas num processo chamado , em inglês, " dip-brazed ", que não consegui entender e traduzir (dip significa "mergulhado", brazed "soldado", do procedimento de soldar metais); talvez algum blogueiro com conhecimento técnico o saiba.
a principal vantagem do sistema seria o alívio de peso, aspecto em que o motor boxer 12 cilindros italiano tratava de arruinar nos carros daquela equipe.

bem, o fato é que foram testar o BT46 em Donington e em Silverstone, e nas duas oxasiões o sistema simplesmente não funcionou nada, levando à fervura da água de refrigeração em poucas voltas - e isto em pleno inverno do hemisfério norte.
obviamente deduziram que esse carro não conseguiria sobreviver a volta alguma nas corridas sulafricanos que abririam o campeonato de 78, pleno verão do hemisfério Sul.
Murray então teve de dar uma atualizada nos BT45B, (tornados 45C) - para decepção de Niki Lauda, que havia abandonado a Ferrari e se deixado seduzir pelo protótipo vanguardista do BT46, que Ecclestone tratou de mostrar ao austríaco no meio de uma reunião entre os dois na fálbrica da equipe, reunião cujo objetivo era convencer Lauda a integrar a Brabham para as temporadas seguintes.
a visão daquele carro muito influenciou na decisão de ir paralá, segundo o próprio piloto, então bicampeão mundial.
e a partir desse fracasso Murray partiu para um novo brainstorm a fim de criar um novo carro q fosse capaz de concorrer com a Lotus 79, que havia se mostrado anos-luz à frente dos outros desde o inicio de sua aparição inicial, Murray tendo percebido a vantagem desde o primeiro momento em q viu o carro adversàrio.
pois esse brainstorm do brilhante projetista desembocou na solução do carro com o grande ventilador na traseira, denominado BT46B e apelidado "fan car", o qual, notoriamente, venceu sua corrida de estréia no GP sueco e foi banido logo após, causando tremenda polêmica.
tempos 'agitados' aqueles - até nas polêmicas a F1 atual parece menor que naquela época...

(com um abraço cinqüentenário de Fernando Amaral)

Anônimo disse...

(errata: "corridas sulamericanas" ao invés de "sulafricanas", eu me referia, claro, às etapas iniciais do campeonato mundial de então, na Argentina e no Brasil - que, aliás, naquela temporada foi no Rio de Janeiro pela primeira vez, e no alto verão, imaginem o que aconteceria com o BT46 e seu sistema que não refrigerava nada...

Fernando