quarta-feira, 2 de dezembro de 2015

Rascunho Autossuficiente
























Teste.

Verstappen (pai) numa Ligier sendo empurrada por um Honda.

Experimentando a borracha da japonesa Bridgestone.

Quase 20 anos atrás.

Em Abu Dhabi também há testes.

Da Pirelli.

Destaque para os novatos.

Stoffel Vandoorne na McLaren, Alfonso Celis na Force India, Jolyon Palmer
na Lotus, Adderly Fong na Sauber e a dupla Rio Haryanto / Jordan King na
Manor.

Falando em Manor, duas notinhas.

A primeira, uma lógica.

Stephen Fitzpatrick (que salvou a escuderia da falência) pediu formalmente
permissão da FIA para que haja uma troca de nome para 2016.

O time hoje recebe a alcunha de Manor F1 Team (Marussia).

Manor por conta de John Booth e Graeme Lowdon, que não estão mais na
equipe.

E Marussia que era a antiga patrocinadora.

Fitzpatrick deverá rebatizar a escuderia com um nome completamente novo.

Que não seja OVO.

Nome da milionária empresa de energia que o empresário britânico comanda
fora das pistas.

A segunda notinha é sobre dinheiro.

A Mercedes não quer bancar a pedida de 10 milhões de dólares para que Pascal
Wehrlein se torne titular da Manor.

Toto Wolff acha o valor alto demais.

Aproveitando, uma frase do comandante da Mercedes.

"A relação difícil entre nossos pilotos é uma das nossas fraquezas."

Existem boatos dizendo que o jovem piloto Charles Leclerc pode assumir o papel
de piloto de testes na Haas.
























Com apensa 18 anos e apoiado pelo empresário Nicolas Todt (Massa e Maldonado),
o rapaz que acaba de entrar para o programa Ferrari Drive Academy deverá competir
na GP3 na próxima temporada.

Toro Rosso entregando um cheque de mais de vinte milhões de euros para ter o direito
de usar a unidade de força da Ferrari no próximo ano.

Pelo menos o time de Faenza economizou bastante nesta temporada.

Veja só.

Por cada ponto conquistado por Max Verstappen, a Toro Rosso desembolsou
cerca de cinco mil euros.

Uma pechincha!

Pense na McLaren que pagou algo em torno de três milhões de euros por ponto
alcançado por Fernando Alonso!

A declaração de Christian Horner, chefe da Red Bull pareceu enigmática.

“Espere para ver qual será o nome do motor da Red Bull em 2016...

Creio que Ron Dennis não ficará nada feliz..."

Existem indícios que Mansour Ojjeh, proprietário da TAG e um dos donos da
McLaren, possa estra movendo seus recursos para o time dos energéticos.

Seu relacionamento com Ron Dennis não tem sido fácil.

Por isso Mansour estaria se desfazendo das ações que possui da escuderia de
Woking.

A recente saída da marca de relógios TAG Reuer da McLaren seria mais uma
pista.

Ainda mais que ela desembarcou justamente na Red Bull.

Com as complicações do acordo com a Renault, a Red Bull poderia usar um
motor com nome TAG em 2016.

A equipe receberia o ICE (motor de combustão interna) da Renault e desenvolveria
as outras partes em Milton Keynes sob o comando de Mario Illien (Ilmor).

Interessante saber que a Red Bull vem se preparando desde o ano passado para se
tornar independente dos fabricantes de motor.

Para isso precisaria fazer alterações em sua planta de fábrica para poder realizar testes.

Como qualquer mudança de uma edificação na Inglaterra precisa ser aprovada pelas
autoridades locais, fica fácil achar documentos sobre o assunto.

O prédio que teve seu pedido de alteração de planta (ainda no ano passado) está
destacado na imagem abaixo.
























As mudanças incluem novas seções e andares como podemos ver no desenho
a seguir.

























Após a aprovação, houve muitas reformas que incluíram dois pavimentos subterrâneos
para executar todo o tipo de testes a fim de encontrar soluções para o comportamento
de unidades de força nas mais diferentes condições.

Até autorizações referentes ao barulho provocado pelos novos experimentos tiveram
que ser adquiridas.






























Com um motor próprio e as novas especificações aerodinâmicas que entrarão
em vigor em 2017, parece que estamos testemunhando o renascimento do
monstro que dominou a categoria entre 2010 e 2013.

A Red Bull quer iniciar uma nova era na categoria máxima do automobilismo.

Autossuficiente e sem necessidade de prestar contas a ninguém!

11 comentários:

Fidel Miño disse...

Esse nao é o capacete do Aguri Suzuki?

Rafael Vieira disse...

Pra quem duvida dos Anglo-Austricos da RBR, vamos ver como será a solução dos Motores. Se der certo, pode acreditar que mais gente vai seguir nesse caminho, pois como comentado em um post passado, ninguém vai bater as equipes de fabrica sendo cliente, mas retrabalhando o motor, tudo pode ser possível.

Marcos José disse...

Por falar em Mansour Ojjeh...será que ele também não está comprando algumas ações da equipe taurina e por isto a idéia de "batizar" este motor Renault de "TAG"?? A Mercedes não ter 10 milhões de dólares para "bancar" o Pascal Werhlein na Manor mas "liberar" o acordo da Aston Martin com a Force India tudo bem (sem contar a Diageo como "sócia" no negócio também)!! Será que com está mudança do nome da Manor talvez isto indicaria também que Fitzpatrick teria aceitado como "sócios" os investidores americanos comandados por Tavo Hellmund na equipe?? "TWR"(Tom Walkinshaw Racing) na Ligier (Tom Walkinshaw ainda era dono da equipe francesa antes da venda pra Alain Prost ao final de 1996 antes dele assumir a Arrows nesta mesma época, é isto mesmo?)!!

Clube do Fusca de Áurea disse...

Corradi,
Existe a possibilidade, mesmo que mínima, de a RBR assumir o desenvolvimento do motor da Cosworth?
Me parece que a Williams nao tem a ambição de ter um motor próprio (deve estar sendo lucrativo assim como está), aliás, para quem quase faliu e em menos de 10 anos andou com o fraco Cosworth, depois Renault, agora estar andando com Mercedes é o auge.
Obrigado

Arthur disse...

Sim, é o Aguri Suzuki na foto...caraca...viu bem!

fabehr disse...

Sobre a modificação na planta de Milton Keynes, Sherlock Corradi desvendou + 1 segredo ;)

nome do motor da Red Bull? TAG Infiniti !

PH Miniaturas disse...

Aguardando a solução do mistério, porém as pistas concatenadas pelo Sherlock Corradi são contundentes

Humberto Corradi disse...

Clube do Fusca de Áurea

Acho que não deve rolar uma parceria Cosworth / Red Bull.

A marca de motores inclusive parece ter descartado a Fórmula 1 por enquanto por conta dos prejuízos passados na categoria.

Valeu

Társio disse...

Caramba,

O Corradi foi fundo agora nos planos da Red Bull para os proximos 5 anos.

Bravo!

Abç
Tarsio

Anônimo disse...

Corradi,

uma pequena observação... minúscula diante das informações do post...

Não é Jos Verstappen e sim Aguri Suzuki na foto do post.
A não ser que o holandês tenha usado o capacete de outro piloto... não aconteceu!

O carro que Verstappen testou, pela Bridgestone, era diferente desse da foto.
Aqui o pessoal da Arrows, em Ímola, com Verstappen e uma Footwork [Arrows] FA17, utilizada no teste:
http://orig14.deviantart.net/3fef/f/2012/352/a/6/jos_verstappen__bridgestone_test_1996__by_f1_history-d5oe31l.jpg

Compare com a Footwork [Arrows] de Verstappen da temporada 1996.
O carro da foto do post era uma Ligier JS41...

Para comparar, Damon Hill e Aguri Suzuki em Suzuka 1996, testando pela Bridgestone - Ligier JS41:
https://bandverde.files.wordpress.com/2010/11/damonhillbridgestone.jpg
https://pbs.twimg.com/media/CS1gq28WIAEQ1Pk.jpg:large


um abraço,
Renato Breder

Felipe disse...

Poderia jurar que aquele capacete na primeira foto é de Aguri Suzuki...