O pessoal daqui gosta muito dos Up to date, mas é por fotos assim e dos maravilhosos textos descrevendo as épocas de ouro do automobilismo, que eu visito todo dia o Blog!
putz que foto boa - tá com jeito de ter sido tirada com camera de filme médio formato, 6 X 6, que tamb´m parece ser o tipo de camera que tem o fotógrafo lá å frente do carro.
Daniel , acho que aí o motor é o H16 da BRM - repare as quatro ponteiras de escapamentos, cada uma composta de quatro saídas da combustão. também essa trambolhuda caixa de transmissão creio foi utilizada somente com aquele motor. mas bem lembrado, ambos motores foram decepcionantes para Clark e a equipe naquela temporada. abs Fernando
Em Monza/66 a Lotus de Jim Clark usou o motor H16 da BRM mas correu com o número 22. O número 20 que está na foto foi usado em Monza/67 e o motor era Coswort. Como o motor da foto é o BRM, prefiro acreditar que é em 1966 mesmo. Pode ser que tenha usado o nº 20 em treinos Isso só o Breder desvenda.
Clark em Monza/66 com o Numero 22: http://www.grandprix.com/gpe/rr148.html
É.... dessa vez acho que vou ficar no campo das especulações, não encontrei ainda nenhuma resposta conclusiva.
Começando do começo: Jim Clark usou no GP da Itália de 1966 uma Lotus 43, com o motorzão trambolhudo BRM P75 3.0 H16, com o #22 estampado nela. E Giacomo Russo, o 'GEKI', por sua vez usou/alugou uma Lotus 33, com um motor Climax FWMV 2.0 V8, com o #20 estampado na carroceria. Um terceiro carro 'verde-amarelo oficial' era a Lotus 33 de Peter Arundell, com um motor BRM P60 1.9 V8, com o número 24.
Aqui "o Trambolho H16": ==>> http://rafaelschelb.files.wordpress.com/2011/11/h16-brm.jpg
E aqui fotos de Clark com - visivelmente - uma Lotus 43 BRM H16, com os números 20 e 22:
#20 - Clark http://2.bp.blogspot.com/--CAWQ_eqzyY/TdVVKFhabZI/AAAAAAAAI_w/DLB9Wt0w8_U/s1600/untitled.jpg
#22 - Clark http://www.grandprix.com/jpeg/bc/Clark_66_italy_01_bc.jpg
Esta aqui até parece ser uma foto tomada do mesmo ângulo daquele fotógrafo de calça branca e em pé, que aparece na foto do post: http://lh4.ggpht.com/_g3aFnsscmes/TPgz2egWwZI/AAAAAAAAEHI/D2wE54a6zbE/lotus_13%5B4%5D.jpg
Cheguei a pensar que pudesse ser alguma foto das filmagens de 'GRAND PRIX' de John Frankenheimer... mas, por questões contratuais, MGM e Lotus não se acertaram e, por isso, nem Lotus verde-amarela, nem Colin Chapman, nem Jim Clark aparecem no filme... uma pena!! http://atlasf1.autosport.com/99/mon/okeefe.html
OPS!!! Atualizando (hehehehehe)....
Enquanto escrevia o começo do comentário e ainda buscava informações, encontrei alguém com a mesma dúvida que tivemos: A DÚVIDA http://blog.axisofoversteer.com/2008/04/it-was-forty-years-ago-today.html
E aqui a resposta para a dúvida que ele (e nós!) teve... A RESPOSTA http://blog.axisofoversteer.com/2008/09/from-monza-to-goodwood-small-world.html
nunca soube nada disso, nem desse motor nem do V16 que também a BRM construiu e correu nos anos 50 - o carro mais ruidoso que Fangio pilotou, segundo o próprio. na wikipedia apenas menciona motores H16 serem, por príncipio, derivados da superposição de dois motores boxer 8 cilindros - tendo sido criado para aeroplanos inicialmente.
18 comentários:
Acho que nunca existiu ninguém que amasse mais estar atrás de um volante do que Clark!
Belíssima imagem!
ele dizia que a velocidade
não o excitava, mas sim,
a arte de dirigir.
certamente o maior dos anos 60.
eu o acho o maior de todos os tempos.
Bela imagem, esses carros eram incríveis.
Foto maravilhosa!
O pessoal daqui gosta muito dos Up to date, mas é por fotos assim e dos maravilhosos textos descrevendo as épocas de ouro do automobilismo, que eu visito todo dia o Blog!
Clark imortal!
Filipe Catarino
Pena esse motor Climax não ter ajudado aquele ano...
putz que foto boa - tá com jeito de ter sido tirada com camera de filme médio formato, 6 X 6, que tamb´m parece ser o tipo de camera que tem o fotógrafo lá å frente do carro.
Daniel , acho que aí o motor é o H16 da BRM - repare as quatro ponteiras de escapamentos, cada uma composta de quatro saídas da combustão.
também essa trambolhuda caixa de transmissão creio foi utilizada somente com aquele motor.
mas bem lembrado, ambos motores foram decepcionantes para Clark e a equipe naquela temporada.
abs
Fernando
Bela foto. E sempre rola certa ansiedade quando vejo os "up to date"!
Bela foto. E sempre rola certa ansiedade quando vejo os "up to date"!
Em Monza/66 a Lotus de Jim Clark usou o motor H16 da BRM mas correu com o número 22.
O número 20 que está na foto foi usado em Monza/67 e o motor era Coswort.
Como o motor da foto é o BRM, prefiro acreditar que é em 1966 mesmo. Pode ser que tenha usado o nº 20 em treinos
Isso só o Breder desvenda.
Clark em Monza/66 com o Numero 22:
http://www.grandprix.com/gpe/rr148.html
Abraço,
Emerson Fernando
Ainda pesquisando sobre Monza/66.
A lotus #20 foi pilotada por Geki, mas era o modelo 33 com motor Climax, que não é o da foto.
Sendo assim, o Mr. Chapman misturou tudo e eu fico aqui quebrando a cabeça.... rs
Abç,
Emerson Fernando
Corradi,
O piloto não é o Giacomo “Geki” Russo?
Abç,
Emerson Fernando
É.... dessa vez acho que vou ficar no campo das especulações, não encontrei ainda nenhuma resposta conclusiva.
Começando do começo:
Jim Clark usou no GP da Itália de 1966 uma Lotus 43, com o motorzão trambolhudo BRM P75 3.0 H16, com o #22 estampado nela.
E Giacomo Russo, o 'GEKI', por sua vez usou/alugou uma Lotus 33, com um motor Climax FWMV 2.0 V8, com o #20 estampado na carroceria.
Um terceiro carro 'verde-amarelo oficial' era a Lotus 33 de Peter Arundell, com um motor BRM P60 1.9 V8, com o número 24.
Aqui "o Trambolho H16":
==>> http://rafaelschelb.files.wordpress.com/2011/11/h16-brm.jpg
E aqui fotos de Clark com - visivelmente - uma Lotus 43 BRM H16, com os números 20 e 22:
#20 - Clark
http://2.bp.blogspot.com/--CAWQ_eqzyY/TdVVKFhabZI/AAAAAAAAI_w/DLB9Wt0w8_U/s1600/untitled.jpg
#22 - Clark
http://www.grandprix.com/jpeg/bc/Clark_66_italy_01_bc.jpg
Esta aqui até parece ser uma foto tomada do mesmo ângulo daquele fotógrafo de calça branca e em pé, que aparece na foto do post:
http://lh4.ggpht.com/_g3aFnsscmes/TPgz2egWwZI/AAAAAAAAEHI/D2wE54a6zbE/lotus_13%5B4%5D.jpg
Cheguei a pensar que pudesse ser alguma foto das filmagens de 'GRAND PRIX' de John Frankenheimer... mas, por questões contratuais, MGM e Lotus não se acertaram e, por isso, nem Lotus verde-amarela, nem Colin Chapman, nem Jim Clark aparecem no filme... uma pena!!
http://atlasf1.autosport.com/99/mon/okeefe.html
OPS!!! Atualizando (hehehehehe)....
Enquanto escrevia o começo do comentário e ainda buscava informações, encontrei alguém com a mesma dúvida que tivemos:
A DÚVIDA
http://blog.axisofoversteer.com/2008/04/it-was-forty-years-ago-today.html
E aqui a resposta para a dúvida que ele (e nós!) teve...
A RESPOSTA
http://blog.axisofoversteer.com/2008/09/from-monza-to-goodwood-small-world.html
um abraço,
Renato Breder
Corradi,
o Clark era escoces né? ou "na pior" das hipoteses, britanico.
um abraço
Felipe Casas
Felipe Casas
corrigido!
Grato pela lembrança...
Valeu
não me canso de falar.
é um privilégio o blog contar com gente como a 'enciclopédia breder' por aqui.
abraços a todos.
Boa Breder,
Quem respondeu foi o próprio dono do carro!
Abç,
Emerson Fernando
Qual a ordem de ignição de um motor de 16 cilindros?
boa pergunta Marcio Gil.
nunca soube nada disso, nem desse motor nem do V16 que também a BRM construiu e correu nos anos 50 - o carro mais ruidoso que Fangio pilotou, segundo o próprio.
na wikipedia apenas menciona motores H16 serem, por príncipio, derivados da superposição de dois motores boxer 8 cilindros - tendo sido criado para aeroplanos inicialmente.
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