nesse caso parece ser nalgum momento da temporada de 78, uma em que a McLaren Racing sofria terrivelmente com falta de aderência em seus M26, e passaram o tempo todo experimentando soluções várias (asas diversas, recortes na carroceria para diminuir a pressão do ar embaixo do carro - vide 'aula do Breder' no post da Lotus 80 - variações de'saias' ao redor do chassi etc.) para ao final conseguirem um incremento de adrência quase infímo, que não permitiu å equipe competir de igual com Lotus, Brabham, Ligier e mesmo Ferrari.
Asa dupla na dianteira já havia sido usada por pelo menos a Brabham anteriormente, em 68 ou 69. . E por sobre a tomada de ar outros times usaram da mesma idéia. . .se o Data-Breder depois puder anexar algumas imagens de ambos os casos, ficaria agradecido. Zé Maria
também pensei ser em Buenos Aires esse pitlane, nesse solão, mas fui checar e pelo q vi a Brabham BT48 ao fundo não correu lá, lá usaram a BT 46C, modelo q só correu na south america no inicio do campeonato.
acho q pode ser o pitlane de Zeltweg.
a sugestão do harerton de banir os túneis de vento é excelente - realmente uma pena q seja sonho de ironia. abs
10 comentários:
Naquela época, era mais comum de ser esse tipo de coisa.
McLaren adora asas extras. Lembram aquela em cima da entrada de ar central no carro do Mansell em 95 ou 96?
nesse caso parece ser nalgum momento da temporada de 78, uma em que a McLaren Racing sofria terrivelmente com falta de aderência em seus M26, e passaram o tempo todo experimentando soluções várias (asas diversas, recortes na carroceria para diminuir a pressão do ar embaixo do carro - vide 'aula do Breder' no post da Lotus 80 - variações de'saias' ao redor do chassi etc.) para ao final conseguirem um incremento de adrência quase infímo, que não permitiu å equipe competir de igual com Lotus, Brabham, Ligier e mesmo Ferrari.
Asa dupla na dianteira já havia sido usada por pelo menos a Brabham anteriormente, em 68 ou 69. .
E por sobre a tomada de ar outros times usaram da mesma idéia. . .se o Data-Breder depois puder anexar algumas imagens de ambos os casos, ficaria agradecido.
Zé Maria
Não conhecia essa foto. Parece Buenos Aires. Eu achava que essa asa só fora testada em PaulRicard.
Tem mais histórias dessa foto?
Se essa asa se soltasse a cabeça do piloto já era.
Que horror esta mclaren
Essa asa até poderia gerar um downforce extra na dianteira, mas iria prejudicar muito o funcionamento da assa traseira devido à turbulência gerada!
Mas a diversidade de soluções era espetacular!
O túnel de vento deveria ser proibido na F1...!
Zé Maria,
anotei a sugestão... o tempo tá um pouquinho curto, por isso não dá pra fazer "a pesquisa" agora... assim que der, te aviso...
um abraço,
Renato Breder
também pensei ser em Buenos Aires esse pitlane, nesse solão, mas fui checar e pelo q vi a Brabham BT48 ao fundo não correu lá, lá usaram a BT 46C, modelo q só correu na south america no inicio do campeonato.
acho q pode ser o pitlane de Zeltweg.
a sugestão do harerton de banir os túneis de vento é excelente - realmente uma pena q seja sonho de ironia.
abs
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