Foto da Fórmula 2 dos anos 70. Bem legal, pois está cheio de história e informações na
imagem. Mas, uma pergunta: alguém consegue identificar qual é o circuito?
a foto é da temporada de 1976. à frente, com march 762, está o grande alex dias ribeiro perseguido por rene arnoux. alex só não ganhou o campeonato pois a renault investiu pesado nesse ano com duas equipes de fábrica. a azul, com tambay e arnoux e a amarela com jabouille e leclere. foi um grande ano para a extinta formula 2.
Em 1976 a Renault envolvida com o projeto da volta do motor turbo e da sua equipe própria para a F-1 se juntou com a ELF e massacraram a F-2 com a equipe oficial (amarela) e a equipe Martini que era a azul, por fora e como azarões o Alex Ribeiro e o Maurizio Flamini pela March BMW. A temporada do Alex foiexcelente, mas não conseguiu nenhuma vitória, da March BMW apenas o Maurizio ganhou duas corridas. O Ingo Hofmann naufragou com um March Hart. Lembrei tudo isso de supetão agora ao vêr a fotografia e me recordar dessas informações que catava na AUTO ESPORTE que era a única que cobria tudo no automobilismo e o programa GRAND PRIX que era apresentado pelo Fernando Calmon na extinta TV TUPI nos sábados ao meio dia, e algumas linhas na revista PLACAR, fora isso não existia nada.....ahhh se houvesse internet na minha época.....e essa molecada vive apenas enfurnada em facebooks e orkuts da vida... quanto desperdício
Em 1974 e 1975, tinha uma revista que eu andei comprando que era muito boa. Acho que se chamava Grand Prix. Você lembra dela?
Acho que nesse campeonato de F2 em 76, houve um tremendo jogo de equipe da Renault para fazer o Jabouille vencer o campeonato. O seu companheiro, Michel Leclere não tinha mais chances no campeonato e foi usado para atrapalhar a corrida do Rene Arnoux.
O Jabouille além de piloto era engenheiro da equipe de competições da Renault e é claro que era o queridinho da casa. tanto assim que foi o piloto da equipe quando estrearam no mundial de F-1 de 1977, se não me engano no GP da Inglaterra aonde chegaram em décimo na corrida, resultado modesto mas era o início da virada de página na categoria.
Fonte de consulta: TICO & TECO meus dois neurônios de estimação e o fato de ter acompanhado essas temporadas traçando as poucas informações que tinha acesso, se fosse hoje virava engenheiro aeroespacial sem pisar na faculdade, como disse os jovens de hoje têm a maior e mais potente arma de conhecimento e desenvolvimento nas mãos e praticamente de graça e não dão um pingo de valor a isso tudo. Preferem ficar postando parvalhices nos twitter ou fotos ridículas nas redes "sociais". Lembro da Grand Prix só que foi efêmera demais, a AUTO ESPORTE mesmo sendo precária era feita por gente do ramo, a EFECÊ que era dona da mesma dava conta do recado mesmo com parcos recursos, enquanto isso a 4Rodas se encaminhava para ser a m**** que é hoje se especializando em jabás e testes patrocinados, enquanto uma via o automobilismo como um todo e movido entre outras coisas pela paixão, os poderosos do grupo dominante viam o setor como uma fonte inesgotável de recursos, bastava o direcionamento das matérias. Alí a reputação de carros e lançamentos foram falsamente enaltecidos e outrso injustamente enterrados, o Tipo por exemplo foi masacrado por cometer a heresia de enterrar o voyage, pois era importado da europa e mesmo assim custava 20% a menos que a carroça tupiniquim. Resultado: dinheiro correu solto para que enterrassem o modelo italiano e ao memso tempo o recado para que a FIAT se "alinhasse" e praticasse os preços condizentes com o mercado nacional. Desde esse dia a FIATA aprendeu a lição e as suas carroças tupiniquins mantém preços pornográficos.
Hoje vemos a mesma campanha contra os chineses, os sites "especializados" ligados principlamente as principais publicações só exaltam a falta de qualidade dos automoveis da terra do frango xadrêz, alguém aqui já entrou dentro de uma UNO, GOL, PALIO, CELTA e viu o acabamento dessas carroças medievais que são vendidos por preços mais caros que esses chineses completos? Já comprei pelo menos uma meia dúzia de GOLs 0KM , carroças mal acabadas e na maioria das vezes tiveram que retornar a autorizada para trocar lampadas e colar forros soltos. vedadeiro lixo sobre rodas. E antes que culpem os impostos brasileiros, favor pesquisar e constatar que a lucratividade das montadoras brasileiras é em média 4X maior que as suas congêneres latino americanas... EM SUMA, LADROAGEM EXPLÍCITA!!!
Apenas para dizer que o Rubem foi perfeito em seus comentarios. . .sei que estou "chovendo no molhado", mas é preciso reconhecer a capacidade e competencia dele, em TUDO o que posta por aqui . . .
9 comentários:
Rouen-Les Essarts. Aquela chicane foi feita depois das mortes do Jo Schlesser, Daniel Dayan e do Gerry Birrell.
CAramba, ia chutar que ao fundo era parte da Floresta Negra...
a foto é da temporada de 1976. à frente, com march 762, está o grande alex dias ribeiro perseguido por rene arnoux. alex só não ganhou o campeonato pois a renault investiu pesado nesse ano com duas equipes de fábrica. a azul, com tambay e arnoux e a amarela com jabouille e leclere. foi um grande ano para a extinta formula 2.
Grande Alex Dias Ribeiro... teria acertado se perguntsse o piloto. Como tem gente boa visitando isso aqui cara! Acertam tudo!!
Lancei um desafio (o primeiro) parecido lá no blog Corradi, depois dá uma passada por lá!
Abs
Jaime
Em 1976 a Renault envolvida com o projeto da volta do motor turbo e da sua equipe própria para a F-1 se juntou com a ELF e massacraram a F-2 com a equipe oficial (amarela) e a equipe Martini que era a azul, por fora e como azarões o Alex Ribeiro e o Maurizio Flamini pela March BMW. A temporada do Alex foiexcelente, mas não conseguiu nenhuma vitória, da March BMW apenas o Maurizio ganhou duas corridas. O Ingo Hofmann naufragou com um March Hart.
Lembrei tudo isso de supetão agora ao vêr a fotografia e me recordar dessas informações que catava na AUTO ESPORTE que era a única que cobria tudo no automobilismo e o programa GRAND PRIX que era apresentado pelo Fernando Calmon na extinta TV TUPI nos sábados ao meio dia, e algumas linhas na revista PLACAR, fora isso não existia nada.....ahhh se houvesse internet na minha época.....e essa molecada vive apenas enfurnada em facebooks e orkuts da vida... quanto desperdício
Rubem Rodriguez Gonzalez
Rubem
Alguns não sabem o tesouro (cheio de facilidades e informações) que tem nas mãos.
Valeu
Rubem,
Em 1974 e 1975, tinha uma revista que eu andei comprando que era muito boa. Acho que se chamava Grand Prix. Você lembra dela?
Acho que nesse campeonato de F2 em 76, houve um tremendo jogo de equipe da Renault para fazer o Jabouille vencer o campeonato. O seu companheiro, Michel Leclere não tinha mais chances no campeonato e foi usado para atrapalhar a corrida do Rene Arnoux.
O Jabouille além de piloto era engenheiro da equipe de competições da Renault e é claro que era o queridinho da casa. tanto assim que foi o piloto da equipe quando estrearam no mundial de F-1 de 1977, se não me engano no GP da Inglaterra aonde chegaram em décimo na corrida, resultado modesto mas era o início da virada de página na categoria.
Fonte de consulta: TICO & TECO meus dois neurônios de estimação e o fato de ter acompanhado essas temporadas traçando as poucas informações que tinha acesso, se fosse hoje virava engenheiro aeroespacial sem pisar na faculdade, como disse os jovens de hoje têm a maior e mais potente arma de conhecimento e desenvolvimento nas mãos e praticamente de graça e não dão um pingo de valor a isso tudo. Preferem ficar postando parvalhices nos twitter ou fotos ridículas nas redes "sociais".
Lembro da Grand Prix só que foi efêmera demais, a AUTO ESPORTE mesmo sendo precária era feita por gente do ramo, a EFECÊ que era dona da mesma dava conta do recado mesmo com parcos recursos, enquanto isso a 4Rodas se encaminhava para ser a m**** que é hoje se especializando em jabás e testes patrocinados, enquanto uma via o automobilismo como um todo e movido entre outras coisas pela paixão, os poderosos do grupo dominante viam o setor como uma fonte inesgotável de recursos, bastava o direcionamento das matérias. Alí a reputação de carros e lançamentos foram falsamente enaltecidos e outrso injustamente enterrados, o Tipo por exemplo foi masacrado por cometer a heresia de enterrar o voyage, pois era importado da europa e mesmo assim custava 20% a menos que a carroça tupiniquim. Resultado: dinheiro correu solto para que enterrassem o modelo italiano e ao memso tempo o recado para que a FIAT se "alinhasse" e praticasse os preços condizentes com o mercado nacional. Desde esse dia a FIATA aprendeu a lição e as suas carroças tupiniquins mantém preços pornográficos.
Hoje vemos a mesma campanha contra os chineses, os sites "especializados" ligados principlamente as principais publicações só exaltam a falta de qualidade dos automoveis da terra do frango xadrêz, alguém aqui já entrou dentro de uma UNO, GOL, PALIO, CELTA e viu o acabamento dessas carroças medievais que são vendidos por preços mais caros que esses chineses completos? Já comprei pelo menos uma meia dúzia de GOLs 0KM , carroças mal acabadas e na maioria das vezes tiveram que retornar a autorizada para trocar lampadas e colar forros soltos. vedadeiro lixo sobre rodas. E antes que culpem os impostos brasileiros, favor pesquisar e constatar que a lucratividade das montadoras brasileiras é em média 4X maior que as suas congêneres latino americanas... EM SUMA, LADROAGEM EXPLÍCITA!!!
Rubem Rodriguez Gonzalez
Apenas para dizer que o Rubem foi perfeito em seus comentarios. . .sei que estou "chovendo no molhado", mas é preciso reconhecer a capacidade e competencia dele, em TUDO o que posta por aqui . . .
Zé Maria
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