sexta-feira, 15 de julho de 2011

Regulamento



















Grande Prêmio da França.

1981.

Infortúnio.

No circuito de Dijon-Prenois, Nelson Piquet vinha fazendo uma corrida espetacular.

Durante 58 voltas.

Quando parecia ter a vitória nas mãos, a prova foi interrompida devido a uma chuva
repentina.

E pior, a dois minutos do brasileiro completar 60 voltas ou 3/4 da corrida, o que lhe
daria o triunfo.

Após 45 minutos de interrupção, a prova foi reiniciada.

Mas toda vantagem da Brabham havia caído por terra.

Em poucas voltas o motor turbo e os pneus Michelin de Alain Prost fizeram a diferença
e levaram o francês a cruzar a linha de chegada em primeiro lugar.

De nada adiantou a reclamação de Bernnie Ecclestone, na época chefe de equipe do
futuro tricampeão.

Enquanto a Piquet restou apenas o lamento e o desabafo:

"Não adianta fazer protesto.

Corrida é corrida, e a ética não faz parte da Fórmula 1".

4 comentários:

Anônimo disse...

Acho que a Michelin, além dos pneus normais de corrida, tinha também macios que só eram usados em classificação. Como restavam poucas voltas, eles puderam ser usados. O segundo colocado também usou pneus macios.
Piquet, só podia usar pneus de corrida, por isso, em poucas voltas, ficou muito para trás, depois de dominar a corrida toda.

Enio Peixoto

Humberto Corradi disse...

Enio

Isso mesmo. Piquet usava Goodyear.

Valeu

fernando disse...

primeira vitória de Prost na F1, "a la maniére", ou seja, velocidade e eficiência no cockpit aliadas à manobras de bastidores, tirando máximo proveito da circunstância (chuva causando interrupção da prova).

também pudera: GP França + Renault + Michelin + Prost + Balestre, não podia resultar diferente.

Marcelonso disse...

Corradi,

Nélsão também teve seus dias de Barrichello...
Balestre foi um câncer na categoria!

abs