terça-feira, 30 de agosto de 2011

Reação



















Chega a ser contagiante a apatia de Felipe Massa nesta temporada da Fórmula 1.

Penso onde estará aquele piloto que abriu espaço dentro da Ferrari com uma postura
invocada e cheio de ousadia?

Aquele que acreditava em si mesmo, a ponto de vestir um macacão verde amarelo em
Interlagos, tamanha era a certeza da vitória.

Sumiu?

Acho que a alteração não se deu por acaso e desconfio de três razões para a mudança de
atitude do brasileiro.

Primeiro: a perda do título mundial por um ponto em 2008 para o inglês Lewis Hamilton.

Segundo: o assustador acidente na Hungria em 2009.

E terceiro: a chegada do talentoso bicampeão Fernando Alonso na Scuderia Italiana, para
ser seu companheiro de equipe, o colocando praticamente na condição de segundo piloto.

Três pancadas que o teriam levado à lona.

A cada corrida a contagem vai aumentando e Massa precisa se levantar.

Seria um desperdício ver seu talento ser nocauteado dessa maneira na Fórmula 1.

10 comentários:

TW disse...

Realmente, está apático desde que sofreu o acidente. A junção dos três parece ser o motivo pela queda de rendimento do brasileiro e não somente um desses fatores separado.

Sou daqueles que creem que Felipe só voltará a vencer quando sair da Ferrari, não creio que sua carreira esteja terminada. algo bom vêem pela frente.

abs

Anônimo disse...

Não vou poetizar nem fazer viagens elocubráticas, mas é mais do que fato que o cerébro do ser humano é o que possuímos de mais complexo e acho honestamenteque a porrada que o Massa tomou na cabeça foi minimizada demais por todos, tenho as fotos dele sendo retirado do carro com os olhos abertos e totalmente apagado.
O Massa sempre foi ousado e valente, a perda do título não o afetou porque até aquele treino na Hungria ele reinava absoluto na equipe. a pancada dele foi muitíssimo mais grave que a do Lauda, apesar deste ter corrido mais risco de vida do que ele, as sequelas do Lauda foram principalmente físicas, as do Massa foram mais profundas porque o safety car que cada um de nós possui dentro de sí não deixa ele ser o mesmo, por mais que ele tente. Uma pena pois sempre achei que o Massa foi o piloto que mais evoluiu na categoria, começou claudicante e foi crescendo e crescendo até o acidente. Lembrem-se os críticos ácidos e invejosos de todos os brasileiros que fazem sucesso que até aquele momento ele jamais colocou a viola no saco para ninguém, disputou o título em aberto em 2007 até que o quadro se reverteu para o Hakkinen e eles trabalhando como devem trabalhar as equipes o titulo ficou com o finlandês. No ano seguinte disputou a tapa o título e só perdeu por detalhes e azar, detalhes foram os seus erros e os da equipe, azar o fato de uma equipe de ratos com o filho de um conhecido tri campeão armar um trambique e por ter quebrado na Hungria na melhor corrida da sua vida. Em 2009 a equipe desandou mas mesmo assim era combativo e dominava as ações até a fatídica molada.

O Barrichello em um ano só passou a perna no Bruno Senna e meteu uma mola na cabeça do Massa, f..eu com o nosso automobilismo em apenas um ano!! parece até a reencarnação do Wilsinho Fittipaldi que enterrou a carreira do irmão e queimou o Ingo para sempre....

Rubem Rodriguez Gonzalez

Jaime Boueri disse...

Na atual situação, não vejo Felipe em outra equipe (pelo menos agora todas as "grandes" parecem com suas duplas bem sólidas).

Talvez recomeçar em uma "inferior" como fez Barrichello?! Nunca achei Felipe este pilotaço todo, mas reconheço que tem talento e está onde está por merecimento...

Mas desde que Alonso chegou que está meio perdido no time. Ficar por lá só está denegrindo sua imagem...

Anônimo disse...

Em respeito aos 3 que postaram primeiro (TW, Rubem (tava sumido!) e Jaime), gostaria de dizer o seguinte:

TW: melhor esperar deitado!!
Rubem: o Massa nunca foi essa Brastemp não!
Jaime: alguns reparos, ok! Nunca esteve por merecimento na Ferrari, tem o dedo do Nicolas Todt somado aos interesses comerciais da Fiat no Brasil.

Queria só poder entender é porque ainda perdemos tempo discutindo esse assunto, dessa toca não sai mais coelho nenhum!!

Sutilezas da lingua portuguesa, para finalizar. . .

Alonso: talento!

Massa: tá lento!

Quase iguais, mas muito diferentes! Concordam?

Zé Maria

Anônimo disse...

Zé Maria, respeito a sua opinião. Mas o Massa apesar de não ser um talento natural - acho que o Bruno Senna tem mais do que ele - é um piloto que evoluiu demais na categoria, e não parou de evoluir até o acidente mais surreal que assisti. Acho que hoje as sequelas encerraram de vez as pretensões de um piloto que realmente precisava estar sempre a 110% para poder fazer o que os top drvers fazem a 90%, não discuto portanto que o Massa não seja um desses tops- e realmente não é - mas defendo que em condições normais ele se superava e conseguia rivalizar com os melhores, 2007, 2008 e 2009 são provas vivas do que eu falo. abraços.

Rubem Rodriguez Gonzalez

Anônimo disse...

Concordo com que o Zé Maria escreveu.
Massa pode ter evoluído como piloto até tomar a molada na cabeça. Mas nunca foi um fora de série em nenhum momento. Era "só um piloto de Fórmula 1" que estava num bom momento e pilotando o melhor carro.
Deu sorte de estar no lugar certo na hora certa. Foi inteligente em saber o seu lugar na equipe quando corria junto com Schumacher. Ao contrário do Barrichello. Só acho que por alguma sorte, seu real desempenho sempre foi mascarado por vários fatores.
Em 2006, na vitória em Interlagos, teve a sorte do Schumacher ter problemas nos treinos e largar lá atrás. Se não fosse isso, Schumacher faria a pole e venceria sem nenhuma dificuldade.
No início de 2007, Raikkonen, que foi contratado como primeiro piloto, mas demorou para se adaptar ao carro e era sempre mais lento que o brasileiro. Acho que Raikkonen foi um mau profissional. Não queria nada com a dureza. Essa foi a sorte grande do Felipe e ele não conseguiu aproveitar. Como o carro era o melhor do grid, Massa era o mais rápido de todos, mas não conseguiu abrir uma liderança no campeonato. Depois,com ascensão de Raikkonen e das Mclarens, ele acabou ficando com o pior desempenho entre os 4 pilotos que disputaram o título. Só voltou a ser o melhor na última corrida, quando já não podia mais ser campeão.
Em 2008, a Ferrari voltou a ter o melhor carro com folga, mas ele não foi bem no início. Depois melhorou e venceu 2 corridas.
Continuou contando com a sorte de ter um companheiro de equipe talentoso, mas que não era um profissional muito dedicado.
E se faltou sorte para Felipe na Hungria e Cingapura, sobrou no Canadá, quando Hamilton bateu na traseira do Raikkonen quando este estava parado no sinal, acabando com a corrida dos dois.
Teve sorte na França, quando o escapamento de Raikkonen que iria vencer a corrida quebrou. Massa acabou ganhando de presente a vitória.
Também teve sorte na Bélgica, ganhando outro presente depois da batida de Raikkonen e a desclassificação de Hamilton.
Perdeu 2 corridas por azar, mas ganhou 2 de presente.
Por isso, tenho a impressão que ele realmente não era tudo aquilo.
A perda da vitória em Cingapura foi azar mesmo. Ou incompetência da equipe. Nelsinho Piquet, Briatore e Alonso podem ter armado a tramóia, mas se a equipe não errasse feio, Massa venceria com ou sem batida de Piquet. Se não tivesse a batida, a equipe poderia ter errado o pit-stop e acabar com a corrida da mesma forma. Não foi isso que o fez perder o campeonato.
Na primeira corrida se envolveu num acidente besta com Coulthard. O escocês profetizou e disse que quem deveria tomar cuidado era Massa, pois ele é que disputava título. Aquela micharia de pontos na Austrália lhe daria o título. Como também, o segundo lugar jogado fora da Malaisia. Ou a vergonhosa corrida na Inglaterra.
Penso que perderia para Alonso de qualquer forma. Mas acho que o acidente na Hungria é a principal causa de seu fraco desempenho atual. Se não fosse isso, acho que andaria um pouco mais próximo do Alonso.

Enio Peixoto

Rafael Dias Santos disse...

Estás fazendo posts cada vez melhores/escrevendo mais tbem.
Legal mesmo!
Qto ao Massa, aqui no sul se fala três ditos que são divertidos e querem dizer a mesma coisa:

1) A vaca foi pro brejo
2) Foi-se o boi com a corda
3) Mercedinho desceu lomba abaixo

Anônimo disse...

Enio, seu comentário é muito bom e respeito o seu ponto de vista, mas a Ferrari não era o melhor carro do grid nem em 2007 ou 2008, tinha pistas favoráveis e desfavoráveis, revezava com a Mclaren. Tinha momentos no campeonato de supremacia de uma sobre a outra.
É engraçado que quando o carro está na ponta dos cascos nunca é mérito do Massa, mas quando a equipe desanda cai nas costas dele.
Acho que estão confundindo o momento dele na atualidade com o Massa da época, tenho certeza que aquele Massa não entregaria a rapadura de forma tão bizonha quanto esse aí....mola+casamento+filho = piloto acabado e fim.

P.S. Enio, a maracutaia do trio briatore-nelson-alonso foi tão bem engendrado que nenhum piloto poderia alcançar o Alonso em Cingapura, foi trabalho de laboratório. Até o improvável local - uma reta - foi escolhido cientificamente. os carros estavam para entrar em pane seca pelo ridículo boxes fechados e como o Alonso já tinha feito a sua parada estava com a vitória no papo, tanto ele como Schumacher foram vasos assados no forno do Briatore aonde os fins SEMPRE justificam os meios, não é à toa que o Alonso é conhecido lá fora com TEFLONSO, O PILOTO QUE NÃO PEGA NADA.

Rubem Rodriguez Gonzalez

Anônimo disse...

Já disse em outra oportunidade e repito: o Massa perdeu o bonde da história em 2008. Nunca será campeão e não terá sequer o direito ao desprezo que a maioria dos brasileiros dedica ao Barrichello.

Carlos Henrique

Ricardo Reno disse...

No fim e ao cabo, o cara para ser campeão tem que andar o tempo inteiro 110%. Não dá para ficar com altos e baixos, pois isto é mortal. Como já li Massa é bom piloto mas nunca foi um fora de série, concordo. Assim como é inútil ficar elocubrando "ses". Alonso é mau carater? É. Schumacher também, teve seus rompantes. Mas parece que a F-1 não dá bola para isso. Se o cara é excepcional, pouco importa o resto.

Não acredito na recuperação de Massa. Fez boa carreira na F-1, o que não é pouco. Alterando momentos de sorte e outros de competência. Mesmo assim devemos analisar, se for o caso, sua carreira até o GP da Hungria. Exigir algo depois daquele fatídico final de semana, é desumano.