sexta-feira, 2 de setembro de 2011

5+























Emerson Fittipaldi em Monza, 1971. Um dos meus pilotos favoritos de todos os tempos na  
Fórmula 1. Junto com Jim Clark, Nelson Piquet, Ayrton Senna e Jackie Stewart, acho que são
o que de melhor a categoria produziu na sua história. Todos brilhantes, cada um na sua época.

Concorda?

13 comentários:

Paulo Abreu disse...

Concordo, mas falta o Fangio e Schumacher. E na minha lista acrescento Gilles Villeneuve.Concordo, mas falta o Fangio e Schumacher. E na minha lista acrescento Gilles Villeneuve.

Anônimo disse...

Na minha lista eu acrescentaria (depois do Corradi e do Paulo Abreu):

Jack Brabham, Niki Lauda, Dan Gurney (quem?), Stirling Moss, Alain Prost...

* Brabham era muito bom piloto e "engenheiro"...
* Lauda dispensaria comentários... voltou das cinzas e ganhou um título... depois de um hiato de 2 anos voltou de novo e venceu mais um... só isso!)
* Moss mesmo um "eterno vice", era muito bom piloto e pilotou tudo que era pilotável
* Prost, Le Professeur, basta dizer que rivalizou e venceu (perdeu também, é verdade) pilotos do quilate de Piquet, Lauda e Senna!
* Gurney... bom piloto, depois construtor/piloto (Eagle, lembram-se?)... mas o principal: Jim Clark afirmava ser ele o piloto/rival mais temido do grid naqueles anos 60... e isso por suas habilidades como piloto! Não por ser um desastre na pista (como De Cesaris, por exemplo!)...


um abraço,
Renato Breder

Márcio Montechese disse...

A lista é sua, você põe que quer. Na minha lista entrariam Fangio, Prost, Lauda, Shumacher.
Eu não levo a sério uma lista que não tenha Schumacher.

Anônimo disse...

Concordo, e mais Stirling Moss, Niki Lauda, Jack Brabham e Juan Manuel Fangio. OK, o décimo é M. Schumacher.
Mario

Anônimo disse...

Eu cresci vendo o Emerson e por isso ele é meu grande ídolo. Mas qualquer lista que se preze dos top 5 da F1 tem que ter (pela ordem):
Schummy, Fangio, Prost, Senna e Clark.

Os outros, Brabham, Hill, Fittipaldi, Piquet, Lauda e Stewart só podem aparecer depois desses 5, mas entre os 15 melhores.

E Villeneuve, minha mãe, só rivaliza com Brambilla, De Cesaris e Peterson.

Gerson

Anônimo disse...

Emerson é o verdadeiro e legítimo "professor", título que deram ao Prost. Só que o Prost não sabia andar na chuva, e foi professor em uma época em que o regulamento sempre era moldado para ele e o seu carro pelo seu amigo o nazista Balestre, por exemplo quando ficou constatado que o seuys Mclaren porsche tag era o mais econômico do grid Herr Balestre limitou a quantidade de combustível para beneficiar o motor mais economico é claro...
O Schumacher sempre foi um piloto mediano que foi alçado a condição de estrela máxima por um somatório de fatalidade, sorte e desonestidade.

Fatalidade por causa da morte do Senna, sorte porque não restou durante anos nenhum grande nome para lhe fazer frente e desonestidade porque além das falcatruas do início da sua carreira vitoriosa houve os trabalhos de bastidores que transformaram a FIA em departamento da Ferrari como é sabido por todos. Desde que voltou mostras quem é realmente tomando pau sistematicamente do "grande" Rosberguinho "Spears", ex campeão que volta com as regalias de primeiro piloto e toma pau de um piloto mediano como o Rosberguinho não têm desculpa, é fraco mesmo, inclusive com todos os seus pomposos números.
Façamos justiça a história e vamos dar um basta a esse romantismo todo: o Villeneuve era apenas um porra louca demolidor de carros e totalmente irresponsável, nunca esteve perto de ser campeão e provavelmente nunca seria. só sabia acertar carros no guard rail e nos muros. não sei de onde saiu esse endeusamento do Villeneuve, talvez da forma estúpida como morreu.

Em suma Corradi: sua lista está impecável, se fosse acrescentar alguém aí colocaria o Hill pai e o Jakie Brabham, o Fnagio e o Moss foram fenomenais, mas pertencem a era dos tratores - carros com motores dianteiros e comportamento totalmente diferente dos monopostos atuais que nasceram basicamente nos anos 60, outra diferença básica na sua lista é que todos alí foram feras em qualquer carro e qualquer categoria... Parabéns!!!!

Rubem Rodriguez Gonzalez

Anônimo disse...

Têm outros pra botar na lista...

Mas um que não pode faltar sem duvidas é o Niki Lauda esse antes do acidente era um verdadeiro monstro e mesmo depois ainda botou muita gente no chinelo mesmo voltando da aposentadoria e com os problemas pós-acidente... É o recordista de Nürburgring de 22km. Ganhou o campeonato dos campeões da BMW M1 Procar e etc...

Agora o Jim Clark é inigualável... Cada dia que leio e vejo sobre ele fico mais de boca aberta e fico certo que ele era o melhor.

Foi um piloto que venceu em todas as categorias do automobilismo. Foi o único piloto que já vi onde todos seus contemporâneos admitem que ele era imbatível e o melhor.

Arrepio-me ao ler sobre ele, um cara que não importava o setup do carro ele era mais rápido que todos... Quando se entregava um carro pra ele mesmo que muito ruim se falava: Jim vamos acertar o carro. E ele respondia: Não deixa como esta que ta bom.

Não estava entre os pontas quando o carro tinha problemas caso contrário...

Qual piloto pilotava qualquer tipo de carro e vencia como ele? Qual piloto era unânimidade entre os pilotos como ele?

Entre os Brasileiros o que mais admiro é o Emerson não só por ser um cara muito talentoso e gente boa, mas além de ser o primeiro Brasileiro, pegou um periodo muito complicado,perigoso onde lidar com a morte era diario fora o fato de ser uma decada onde sobrou piloto forte...

A BBC tem documentários bons o do Jim é maravilhoso e quem tem duvidas que ele era o cara é só ler sobre ele. Tenho como certo que mesmo com todo ufanismo e fanatismo pelo Senna sua opinião vai mudar...

Humberto Corradi disse...

Meu caro anônimo (precisa se identificar...)

Sem dúvidas que Clark era o cara. Aqui: http://f1corradi.blogspot.com/2011/04/o-cara.html

Valeu

Anônimo disse...

Caro amigo Corradi.

Estou me identificando... Meu nome é Raoni sou de Porto Alegre e apaixonado por automobilismo principalmente F1 dos anos 60 e 70.

Também gosto muito de Can-Am, Targa Florio, Mille Miglia, Le Mans e todo o campeonato de resistência que corriam os mesmos carros e pilotos. Grupo B de rally, DRM entre outras categorias.

Entro em seu blog diariamente para admirar as imagens e informações que são pura cultura automobilística.

No meio automobilístico Brasileiro admiro muito os irmãos Fittipaldi que fizeram muito pelo automobilismo Brasileiro e infelizmente são pouco lembrados pela mídia que é de um ídolo só, muito bom por sinal, mas não é o único e no meu ver o mais importante. A história da Copersucar é fantástica e no minimo merecia um filme. Fico realmente brabo quando vejo o pouco valor dado a essa aventura dos Fittipaldi pelo fato de não terem ganho um título mundial com o carro...

Uma geração que da valor pro Cacá Bueno, mas que nem sabe quem é o Bird Clemente, deveriam dar mais valor a sua história!

Um amigo meu assistia uma corrida atual ao lado do Bird Clemente quando esse se vira com expressão de tédio e pergunta: Esses caras não botam as baratas de lado não?

Eu acho complicado apontar o melhor de todos os tempo da F1, pois são carros, pistas, regras, pilotos e tempos muito diferentes, mas se tem que apontar alguém não me vem outro nome a cabeça que o Jim Clark e para ter a real dimensão do que foi esse piloto é só ver o que o grande mestre Jackie Stewart fala sobre ele... Sem falar nos resultados de Jim não só os 2 títulos mundias de F1 e as vitórias em outras categorias e até mesmo as 500 milhas, mas também analisar os 3 títulos dele na Tasman Series que nada mais era que uma "F1 de verão" digamos assim.

Jim Clark era admirável como piloto e como pessoa.
No Brasil o que eu mais admiro dos pilotos é o Emerson não só por um talento incrível, mas pela pessoa que ele é. E como fala o Piquet ele foi o maior, ele foi o primeiro ele foi o "Colombo".

Já comentei outras vezes aqui, mas geralmente como anônimo. Seu blog é realmente fantástico e fica meus parabéns e meu obrigado por telo feito.


Obs: Tenho uma pasta no meu Pc com todas as imagens do seu blog...

Abraço.

Abay disse...

Minha lista teria Gilles acima de todos. Sem critério, apenas gosto pessoal.

guto surian disse...

quando era criança e comecei a assistir corridas de f1 meu grande ídolo era o Emerson, um piloto cerebral, a lotus da foto é a lotus turbina, pintada de dourado...você não teria outras fotos dela para por no blog???? Está eu nunca vi na tv, só em fotos...

Humberto Corradi disse...

Surian

Olha aí:

http://f1corradi.blogspot.com/2011/05/turbinado.html

Valeu

Luis H. Lins disse...

Olha... Acho esse lance de Top 5 complicado!
Ao fazer listas com lendas do automobilismo sempre cometemos injustiças. Esta é minha opinião.
Se eu for citar minha lista de pilotos favoritos, muita gente vai ficar indignada, pois vou citar apenas os que vi correr (início dos anos 80 até hoje).