segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Inizio




























Bom dia a todos.

Foto de Monza, a próxima parada da Fórmula 1. Grid cheio na temporada de 1982.

15 comentários:

Rui Amaral Jr disse...

Bela foto, Arnoux parte para cima e o outro francês da Renault com as rodas na grama, bem fora de suas caracteristicas.

Luis H. Lins disse...

O que aquele maluco está fazendo com as rodas na grama?

Al Unser Jr. disse...

Como é que esse povo fazia para correr sem asa dianteira? Onde estava o segredo? Monza até é tranquilo, mas nos travados????

Anônimo disse...

efeito solo, havia carros em que este funcionava tão bem que era desnecessário a asa, noutros ela servia para canalizar o ar para zona lateral....

Anônimo disse...

Al Unser, os carros não tem asa dianteira porque elas são desnecessárias. Outros usavam uma asa muito pequena. Eles são os carros asa que usavam o efeito solo. A partir de 1983, isso foi proibido e os carros voltaram a ter asa dianteira normal.

A Ferrari tinha o melhor carro, mas não tinha piloto. Villeneuve morreu e Pironi, líder do campeonato quebrou as pernas nos treinos em Hockenheim.

Neste GP, Mario Andretti com mais de 40 anos e já que havia encerrado a carreira na Fórmula 1, foi chamado para o lugar de Pironi. Fez a pole e chegou em terceiro.

Piquet liderou no início, mas o Brabham BMW não durou muito. Como em várias corridas deste ano.

Enio Peixoto

Blog do Júlio disse...

Al Unser Jr (que honra, hein!), o efeito-solo era tão forte, que dispensava em muitos casos o uso da asa dianteira.

Até hoje eu também me impressiono quando vejo imagens de carros sem a asa dianteira.

Anônimo disse...

Al Unser, o segredo se chama "efeito asa", a exaustão aerodinãmica de todo o ar embaixo do carro é feito por um efeito solo provocado por um assoalho que é o exato desenho de uma asa de avião invertida, porém o efeito só existe se forem instaladas "mini saias" nas laterais. São traquitanas aerodinamicas oriundas dos saudosos carro-asa...

Rubem Rodriguez Gonzalez

Al Unser Jr. disse...

Valeu pessoal pelas respostas, gosto muito mais de escutar uma resposta de quem sabe do que ficar googleando a torto e a direto. Além do mais nessas temporadas dos "Inizios" dos 80, eu nem tinha largado o "bico" direito kkk.

Anônimo disse...

"... o outro francês da Renault..."

Esse piloto era um baixinho de nariz grande e torto... dali a 3 anos venceria seu primeiro título mundial...

Uma dica: começa com 'A' e termina com 'lain Prost' (hehehehe)

Esses carros de 1982 eram bem bonitos...
A mudança no regulamento de 1982 para 1983 acabou resultando em carros bem esquisitos... pelo menos no que diz respeito ao comprimento deles...

um abraço,
Renato Breder

Paulo Abreu disse...

Bela foto e ontem, por coincidência, colocoquei um vídeo dessa prova. E na íntegra: http://voltarpida.blogspot.com/2011/09/grande-premio-da-italia-1982-video.html

Abraços!

Marcos Antonio disse...

e eu achando que quem tava com as rodas na grama era o manetão do Arnoux...era no nareba francês...rs

Rui Amaral Jr disse...

Renato, tento ao máximo evitar o nome dele, sei que foi 4 vz campeão do mundo e conheço sua carreira desde o início. Alguém que para chegar a isso usa a mulher de um amigo e depois para ser campeão joga seu carro contra o outro deve para mim ficar no limbo da história. E acredite temos até conhecidos em comum, conhecidos sim pois duvido que ele tenha algum amigo.
Apenas escrevo seu nome qd inevitável e de seu assecla nunca.
Perdoe o desabafo Humberto,

Um abraço a todos

Marcelonso disse...

Corradi,


Bons tempos! Um grid repleto de talentos e colorido.


abs

Anônimo disse...

Diz aí, Ruizão.
Não era dia do outro francês da Renault, que teve problemas com a injeção de combustível e parou na volta 27. Pra nós brazucas, a coisa também não estava fácil. Piquet com problemas e Boesel não classificando, Chico Serra foi nosso melhor representante: 11º.
Caranguejo

Anônimo disse...

Rui,

sinta-se à vontade para citar ou não o nome de quem você definir... é uma questão de foro íntimo e eu respeito isso...

Só acho que:
1) Prost jogou o carro contra o de Senna em 1989;
2) Senna jogou o carro contra o de Prost em 1990;
3) Schumacher jogou o carro contra o de Hill, em 1994, e contra o de Villeneuve, em 1997 - mesmo que não tenha sido campeão em ambos os anos, ele disputava o título com esses pilotos...

Deve haver mais casos assim... isso pra ficar apenas no quesito 'jogar o carro contra o adversário'...
Se a gente for levantar a "devastação" que o Alonso promoveu na McLaren em 2007, por exemplo... putz! não deveríamos pronunciar o nome nem da quinta geração dele!!!

Quanto às questões fora do automobilismo, eu prefiro não entrar muito no mérito delas (não que eu as aprove...).

um abraço,
Renato Breder