quinta-feira, 13 de outubro de 2011
Margine
Muita gente sequer ouviu falar do espetacular autódromo de Enna-Pergusa.
Circuito italiano que já recebeu as mais diversas provas do automobilismo.
Até mesmo a Fórmula 1 nos anos 60 realizou por quatro vezes o chamado
Grande Prêmio do Mediterrâneo ali.
Uma corrida extra que não valia pontos para a temporada.
A partir de 1965 a fórmula 1 se retirou para dar lugar as provas da Fórmula 2
durante vinte anos.
Nesse período os brasileiros Wilson Fittipaldi e José Carlos Pace chegaram a
correr na pista que tem seu traçado contornando o único lago natural da Sicília.
Em 1985 passou a receber a F3000.
Época em que três brasileiros venceram.
Roberto P. Moreno (1987), Gil de Ferran (1994) e Ricardo Rosset (1995).
Muitos nomes conhecidos do automobilismo mundial contabilizam vitórias em
Pergusa.
Pra não deixar passar em branco.
Jackie Stewart, Jochen Rindt, Keke Rosberg, David Coulthard e Juan Pablo
Montoya, entre outros, possuem boas lembranças dessa joia italiana.
Postado por
Humberto Corradi
às
10:56
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest
Assinar:
Postar comentários (Atom)
5 comentários:
Não há circuito melhor do que Enna-Pergusa no planeta. E tenho dito.
Se me permite, Corradi, sugiro um texto que eu escrevi há um bom tempo: http://bandeiraverde.com.br/2010/05/11/calendario-do-verde-enna-pergusa-1975/
De cara reconheci que a foto era de uma Alfa Romeo T33. Fui dar uma pesquisada e achei duas possíveis situações:
1) 1975, 18 de maio, '1000 km Pergusa'
2) 1977, 19 de junho, 'Coppa Florio Pergusa'
Na década de 70, são as únicas ocasiões em que encontrei uma Alfa T33 correndo com o #2 por lá...
Em 1975, o carro era uma T33/TT/12 da dupla Derek Bell e Henri Pescarolo, da equipe alemã 'Willi Kauhsen Racing Team'.
Olhando fotos dos carros dessa equipe, eles sempre apresentavam, em letras bem grandes e brancas, o 'WKRT' na frente do carro. Não é o caso da foto do post.
Sobrou 1977.
Em 1977, a dupla de pilotos Giorgio Francia e Spartaco Dini, pilotou a Alfa Romeo T33/SC/12, #2, da equipe de fábrica, a 'Autodelta SpA'. Acabaram desclassificados por alguma irregularidade cometida na largada da prova (a 'Coppa Florio Pergusa').
Aliás, o piloto da foto é o Francia?
Achei esse forum com bastente informação e fotos sobre a Alfa Romeo:
http://www.alfistas.es/foro-alfistas/index.php?topic=17746.255
E, num "cantinho" do forum, numa foto, há uma referência ao patrocinador 'Fernet Tonic' que estampa seu logo na Alfa Romeo do post.
http://img17.imageshack.us/img17/4449/oofd1.jpg
E o texto do Verde é muito bom! Vale a pena dar uma lida....
um abraço,
Renato Breder
"apressado come cru..."
Alguma páginas adiante, no forum 'Alfistas', há mais fotos e resultados da Alfa Romeo T33/SC/12 da foto do post...
http://www.alfistas.es/foro-alfistas/index.php/topic,17746.315.html
outro abraço,
Renato Breder
Breder, a foto deve ser mesmo de 77.
como vc bem disse, em 75 a equipe era comandada por Willy Kauhsen, daí o WKRT enorme em letras brancas na frente.
mas esses belíssimos carros surgiram pela equipe oficial da Alfa Romeo ainda em 74, totalmente vermelhas sem nenhuma marca adicional - acho q eram preparadas e inscritas pela Autodelta.
a nomenclatura na época era 33TT12 - modelo da série 33, com motor 12 cilindros; TT designava 'telaio tubolare', chassi tubular.
abs
Fernando,
em 1977 a nomenclatura era T33/SC/12.
O 'SC' vinha de chassis “SCatolato”.
O T33/TT/12 era dos anos anteriores...
um abraço,
Renato Breder
Postar um comentário