Coitado do Ingo......teve sua carreira na F-1 "queimada" no açúcar da equipe.... o grande problema do FD 04 é que provavelmente ele nasceu bom, mas para a temporada anterior. Explico: a partir de Jarama, quarta prova do campeonato o regulamento da F-1 recebeu uma reviravolta terrível principalmente no que tange a limitação de altura e eliminação das imensas tomadas de ar superiores. nessa configuração o FD-04 até andava bem, só faltava potência pois a cosworth entregava para a equipe um motor com pelo menos 10% a menos de potência, garanto que era só chamar o Ruben Berta que ele resolvia o problema, mas a arrogância que sobrava na equipe jamais deixaria isso acontecer... Até hoje não entra na minha cabeça como a equipe de jiricos projetou um carro para receber o único bi campeão da época para disputar o campeonato seguinte com um carro configurado para o regulamento que duraria só três corridas.....e muita burrice!!!! quando limitaram as entradas de ar o carro que já não era nenhuma brastemp empacou de vez e o resto é história... e das mais tristes..... Emerson Fittipaldi, campeão que teve a carreira jogada no lixo por um capricho familiar. o único campeão que enterrou a própria carreira no auge, poderia tranquilamente ter mais dois campeonatos do mundo e pelo menos mais umas 20 vitórias, isso por baixo. suas estatísticas na categoria antes de entrar nessa barca furada o Emerson era detentor de uma carreira avassaladora: 70 gp's disputados com 14 vitórias, 02 campeonatos e 02 vices. isso em apenas 05 temporadas completas!!! de lambuja era o campeão mais jovem, o bi campeão mais jovem, ganhou sua primeira corrida no quarto gp disputado - foi segundo mais jovem a ganhar uma corrida - que de quebra ainda deu o único campeonato pós mortem da categoria ao Rindt. Tudo isso foi soterrado e esquecido pela maioria e o primeiro prego no caixão da carreira do Emerson na F-1 foi pregado por esse FD-04, por mais que eu tente não consigo lembrar com simpatia dessa equipe. Sou pacheco mas não sou burro ou masoquista.
O argentino, também conhecido como "O Mago de Alta Gracia", era o Oreste Berta, Rubem Berta era o da VARIG, apenas para complementar seu post, que foi na veia!! Só acho que a quipe até que fez bonito, principalmente em 78 com o F5A, pena que depois o dindin acabou e daí a vaca foi pro brejo. . . Inclusive o 1º emprego do Adrian Newey na F1 foi na Copersucar!! E o Ricardo Divila era e ainda é um cara muito bem conceituado!!
Rubem, creio que o nome que você sugere é o de Oreste Berta, o preparador argentino (especializado em Ford). Nessa época talvez os carros ainda fossem construídos aqui no bananão, o que certamente não ajudava na consolidação de um bom resultado final, nos carros. Junto a isso estava o nível menos elevado de exigência profissional a que os brasileiros eram habituados, digo comparando-se diretamente com os ingleses, já maioria dentre os profissionais no "circo". Jo Ramirez, que foi pra equipe junto com Emerson, levantou essa lebre em entrevista recente. Como se a habilidade de emerson bastasse para fazer crescer equipe e carro. Sou da opinião que emersonperdeu a chance de um novo título somente nesse ano de 76 - após o M23 a McLaren não fez mais bons carros por alguns anos, e quando o conceito do efeito-solo passou a dominar Emerson perdeu o gosto pela coisa, pois sua pilotagem refinadíssima se tornou inútil e mesmo ineficiente, a partir de 78 a F1 na pista já não era mais para pilotos como ele.
Sorry macacada!!!! coloquei o aviador no lugar do preparador. Mas o Oreste Berta era fera não apenas em Ford, mas em qualquer coisa que tivesse um virabrequim e alguns "canecos", alguns sabem o que ele fez com o motor de uma Ferrari do Carlos Reutemann, apesar do segredo que encobriu a operação. ele tirava pelo menos mais 5% de potência em qualquer motor que qualquer pereparador, oficial ou não. o cara era um verdadeiro mago, alguns achavam que era bruxo...... Acho que naquela época o ideal era um carro austro brasileiro, mas a idiotice militar não iria permitir. Fernando , respeito sua opinião mas não concordo com ela não. Se o Emerson fosse tri campeão em 1976 com apenas seis temporadas completas e com 30 anos de idade - naquela época essa idade era tenra para um piloto - o mapa se modificaria totalmente. A Mclaren perdeu parte do seu potencial pois o Hunt só sabia desenvolver a sua sede por bebidas e toda a sorte de drogas, lícitas ou não. E quem garantiria que ele continuaria na equipe em 77? Enzo Ferrari sempre sonhou com ele pilotando seus carros, fora Frankie Williams que queria contrata-lo a qualquer preço em 1979... essa sua previsão é furadíssima. Quanto ao Emerson não ter um estilo de pilotagem que sobressaísse em carros asas só te lembro que os Indy car eram todos efeito asa....... o que o Emerson não tinha mais era paz e tranquilidade para pilotar, estava devendo até os cabelos do fiofó. quero ver alguém centrado e concentrado sob a avalanche que caiu sobre o Emerson e o Wilson - nesse caso poupo o primeiro irmão, desgraça é diferente do que desavença e opiniões conflitantes - praticamente fugiram na surdina da Inglaterra e só puderam botar os pés lá de novo quando um certo "SIR" FRANKIE WILLIAMS pagou as dívidas da equipe. o resto é história... Gosto muito quando um papo gera uma certa polêmica, sempre aprendemos alguma coisa. pelo menos a escrever o nome do personagem certo.... um abraço a todos.
8 comentários:
Sid Mosca convenceu Wilson a trocar a cor cinza pelo amarelo.
Dizia que o cinza "sumia" na pista.
Coitado do Ingo......teve sua carreira na F-1 "queimada" no açúcar da equipe.... o grande problema do FD 04 é que provavelmente ele nasceu bom, mas para a temporada anterior.
Explico: a partir de Jarama, quarta prova do campeonato o regulamento da F-1 recebeu uma reviravolta terrível principalmente no que tange a limitação de altura e eliminação das imensas tomadas de ar superiores. nessa configuração o FD-04 até andava bem, só faltava potência pois a cosworth entregava para a equipe um motor com pelo menos 10% a menos de potência, garanto que era só chamar o Ruben Berta que ele resolvia o problema, mas a arrogância que sobrava na equipe jamais deixaria isso acontecer... Até hoje não entra na minha cabeça como a equipe de jiricos projetou um carro para receber o único bi campeão da época para disputar o campeonato seguinte com um carro configurado para o regulamento que duraria só três corridas.....e muita burrice!!!! quando limitaram as entradas de ar o carro que já não era nenhuma brastemp empacou de vez e o resto é história... e das mais tristes.....
Emerson Fittipaldi, campeão que teve a carreira jogada no lixo por um capricho familiar. o único campeão que enterrou a própria carreira no auge, poderia tranquilamente ter mais dois campeonatos do mundo e pelo menos mais umas 20 vitórias, isso por baixo. suas estatísticas na categoria antes de entrar nessa barca furada o Emerson era detentor de uma carreira avassaladora:
70 gp's disputados com 14 vitórias, 02 campeonatos e 02 vices. isso em apenas 05 temporadas completas!!! de lambuja era o campeão mais jovem, o bi campeão mais jovem, ganhou sua primeira corrida no quarto gp disputado - foi segundo mais jovem a ganhar uma corrida - que de quebra ainda deu o único campeonato pós mortem da categoria ao Rindt.
Tudo isso foi soterrado e esquecido pela maioria e o primeiro prego no caixão da carreira do Emerson na F-1 foi pregado por esse FD-04, por mais que eu tente não consigo lembrar com simpatia dessa equipe. Sou pacheco mas não sou burro ou masoquista.
Rubem Rodriguez Gonzalez
Rubem Rodriguez Gonzalez
Ingo pra mim é gênio em carros de turismo, se tivesse se aventurado nisso pelo mundo ia ser o maior de todos os tempos.
Marcos
também acho que ele iria muito bem na Europa assim como foi por aqui.
Valeu
Hermoso el FD04.
Brasil tiene que estar orgulloso de los Fittipaldi.
Abrazos!
Rubem, mais uma vez no ponto, mas vamos lá:
O argentino, também conhecido como "O Mago de Alta Gracia", era o Oreste Berta, Rubem Berta era o da VARIG, apenas para complementar seu post, que foi na veia!!
Só acho que a quipe até que fez bonito, principalmente em 78 com o F5A, pena que depois o dindin acabou e daí a vaca foi pro brejo. . .
Inclusive o 1º emprego do Adrian Newey na F1 foi na Copersucar!!
E o Ricardo Divila era e ainda é um cara muito bem conceituado!!
Zé Maria
Rubem, creio que o nome que você sugere é o de Oreste Berta, o preparador argentino (especializado em Ford).
Nessa época talvez os carros ainda fossem construídos aqui no bananão, o que certamente não ajudava na consolidação de um bom resultado final, nos carros.
Junto a isso estava o nível menos elevado de exigência profissional a que os brasileiros eram habituados, digo comparando-se diretamente com os ingleses, já maioria dentre os profissionais no "circo".
Jo Ramirez, que foi pra equipe junto com Emerson, levantou essa lebre em entrevista recente. Como se a habilidade de emerson bastasse para fazer crescer equipe e carro.
Sou da opinião que emersonperdeu a chance de um novo título somente nesse ano de 76 - após o M23 a McLaren não fez mais bons carros por alguns anos, e quando o conceito do efeito-solo passou a dominar Emerson perdeu o gosto pela coisa, pois sua pilotagem refinadíssima se tornou inútil e mesmo ineficiente, a partir de 78 a F1 na pista já não era mais para pilotos como ele.
Sorry macacada!!!! coloquei o aviador no lugar do preparador.
Mas o Oreste Berta era fera não apenas em Ford, mas em qualquer coisa que tivesse um virabrequim e alguns "canecos", alguns sabem o que ele fez com o motor de uma Ferrari do Carlos Reutemann, apesar do segredo que encobriu a operação. ele tirava pelo menos mais 5% de potência em qualquer motor que qualquer pereparador, oficial ou não. o cara era um verdadeiro mago, alguns achavam que era bruxo...... Acho que naquela época o ideal era um carro austro brasileiro, mas a idiotice militar não iria permitir.
Fernando , respeito sua opinião mas não concordo com ela não. Se o Emerson fosse tri campeão em 1976 com apenas seis temporadas completas e com 30 anos de idade - naquela época essa idade era tenra para um piloto - o mapa se modificaria totalmente. A Mclaren perdeu parte do seu potencial pois o Hunt só sabia desenvolver a sua sede por bebidas e toda a sorte de drogas, lícitas ou não. E quem garantiria que ele continuaria na equipe em 77? Enzo Ferrari sempre sonhou com ele pilotando seus carros, fora Frankie Williams que queria contrata-lo a qualquer preço em 1979... essa sua previsão é furadíssima.
Quanto ao Emerson não ter um estilo de pilotagem que sobressaísse em carros asas só te lembro que os Indy car eram todos efeito asa....... o que o Emerson não tinha mais era paz e tranquilidade para pilotar, estava devendo até os cabelos do fiofó. quero ver alguém centrado e concentrado sob a avalanche que caiu sobre o Emerson e o Wilson - nesse caso poupo o primeiro irmão, desgraça é diferente do que desavença e opiniões conflitantes - praticamente fugiram na surdina da Inglaterra e só puderam botar os pés lá de novo quando um certo "SIR" FRANKIE WILLIAMS pagou as dívidas da equipe. o resto é história...
Gosto muito quando um papo gera uma certa polêmica, sempre aprendemos alguma coisa. pelo menos a escrever o nome do personagem certo.... um abraço a todos.
Rubem Rodriguez Gonzalez
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